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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19879
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As margens no centro: podcast Trajetórias Periféricas, Memórias Contra-Hegemônicas |
Autor: | Afonso, Pablo Andrade ![]() |
Primeiro orientador: | Amoroso, Mauro Henrique de Barros |
Primeiro membro da banca: | Araújo, Helena Maria Marques |
Segundo membro da banca: | Brum, Mario Sergio Ignácio |
Terceiro membro da banca: | Santos, Christiano Britto Monteiro dos |
Resumo: | Este é um trabalho dedicado ao ensino de história, às trajetórias periféricas e às memórias contra-hegemônicas de indivíduos pertencentes a grupos sociais historicamente marginalizados e invisibilizados, como negros, mulheres, homossexuais e indígenas. Com a utilização de ferramentas como a memória, a história oral, a biografia, o pensamento decolonial e os estudos sobre periferias urbanas, utilizando-as para pensar o ensino de história, este projeto elaborou um podcast que ouviu narrativas de sete indivíduos pertencentes aos grupos sociais mencionados acima. Um primeiro objetivo foi difundir essas histórias nas mídias sociais através das plataformas de áudio e um segundo objetivo foi levar essas vozes para a sala de aula através da aplicação de um projeto que trabalhou com estudantes do ensino básico essas trajetórias de vida entrevistadas no podcast. Sendo assim, acreditamos que o leitor e/ou ouvinte do podcast poderá refletir acerca das trajetórias de vidas periféricas e dos pensamentos contra-hegemônicos suscitados pelos diálogos estabelecidos ao longo das entrevistas e presentes neste texto. Contribuir para colocar as margens no centro, esse é o principal objetivo deste projeto, valorizando as periferias e os pensamentos que de lá ecoam, em toda sua potência e significado, mostrando que esses indivíduos não só resistem, mas reexistem e ressignificam existências e espaços. Além de levar para as escolas suas histórias, uma história outra, para contrapor a história moderna/colonial eurocentrada. Por fim, buscamos contribuir para a reflexão sobre um ensino de história que trate com a dimensão de protagonistas esses grupos e indivíduos que durante séculos foram invisibilizados e marginalizados pela sociedade e pela história. Dessa forma, esta dissertação é um convite à reflexão sobre a potência de um ensino de história com o protagonismo das classes populares periféricas e do pensamento contra-hegemônico progressista para que possamos cada vez mais levar as margens para o centro do debate político-pedagógico. |
Abstract: | This is a work dedicated to the teaching of History, to the peripheral trajectories and to the counter-hegemonic memories of individuals belonging to social groups historically marginalized and made invisible such as, black people, women, the LGBTQ+ community and indigenous people. Utilizing tools such as memory, oral history, biography, decolonial thinking and the studies about urban peripheries to think about the teaching of History, this project elaborated a podcast that heard the narrative of seven individuals belonging to the social groups mentioned. In the way, we believe that reader and/or listener of the podcast will be able to reflect about the trajectories of peripheral lives and the counter-hegemonic thoughts evoked by the dialogue established throughout the interviews present in this text. Contributing to place the margins at the center is the main objective of this project, valuing the peripheries and the thoughts that echo from there, in all its power and meaning, showing that these individuals not only resist, but reexist and resignify existences and spaces, taking to schools theirs stories, a different history, that oppose the modern/colonial euro centered history. At last, we seek to contribute to the reflection about a study of history that deals with the dimension of protagonists these groups and individuals that for centuries were made invisible and marginalized by society and history. In this way, this dissertation is an invitation to the reflection about the power of a History teaching with protagonism of the popular peripheral classes and the counter-hegemonic progressist thinking, so that we can increasingly lead the margins to the center of the politic-pedagogical debate. |
Palavras-chave: | Ensino de História Produção e difusão de narrativas históricas Cultura visual, mídias e linguagens Relações étnico-raciais Trajetórias periféricas Memórias contra-hegemônicas Teaching of History Production and diffusion of historical narratives Visual culture, media and languages Ethnic-racial relations Peripheral Trajectories Counter-hegemonic memories |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Citação: | AFONSO, Pablo Andrade. As margens no centro: podcast Trajetórias Periféricas, Memórias Contra-Hegemônicas. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19879 |
Data de defesa: | 17-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação Pablo Andrade Afonso - 2022 - Completa.pdf | Documento principal | 1,32 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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