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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19890
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O espelho é o outro: trajeto didático para afirmação de identidades negras em aulas de história |
Título(s) alternativo(s): | The mirror is the other: didactic path for affirming black identities in history classes |
Autor: | Aguiar Junior, Paulo Freitas de ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Daniel Pinha |
Primeiro membro da banca: | Viana, Iamara da Silva |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Janaina Pereira de |
Terceiro membro da banca: | Sousa, Francisco Gouvea de |
Resumo: | O presente projeto tem como objetivos gerais promover a discussão acerca da questão identitária entre alunos e alunas da Educação Básica, a partir da construção de um Trajeto Didático a ser utilizado por professores nas aulas de história. Incialmente desenvolvido com alunos e alunas do segundo ano do Ensino Médio de turmas de formação de professores, do Instituto de Educação Sarah Kubitschek, que após a conclusão do Curso Normal estão aptos a trabalhar com crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Anos Iniciais). O trabalho propõe o esclarecimento de várias temáticas ligadas tanto ao ensino de História quanto à História da população negra, tendo como discurso primordial a relação entre memória, narrativa, história e as transformações que se podem operar no tocante à representatividade, à autoafirmação e à identidade negra nas aulas de história. O referido trabalho visa também discutir à efetivação em sala de aula da Lei 10.639/2003, que versa sobre a obrigatoriedade do ensino de História da África e dos africanos no Brasil nos estabelecimentos de ensino públicos e privados no nosso país, pois, como se sabe, em várias instituições de ensino tal lei, com efeito, precisa ainda ser de fato discutida e aplicada. Dividido em duas etapas, o Trajeto busca primeiramente diagnosticar a relação dos estudantes com as temáticas referentes às questões étnico-raciais e, em seguida, estabelece uma ação prática dos professores com seus alunos. Finalmente, pretende realizar uma real transformação naquilo que tange à incorporação de temas ligados à valorização da História do negro no Brasil, bem como a gigantesca contribuição de nossos ancestrais para a construção de nossa realidade e discutir a dívida histórica a ser paga a seus descendentes. |
Abstract: | The present project has as general objectives, to promote the discussion about the identity issue among students of Basic Education, from the construction of a Didactic Path to be used by teachers in history classes. Initially developed with students of the second year of high school in teacher training classes, from the Sarah Kubitschek Institute of Education, who, after completing the Normal Course, are able to work with children in kindergarten and elementary school (early years) . The work proposes the clarification of several themes linked to both the teaching of History and the History of the black population, having as primary discourse the relationship between memory, narrative, history and the transformations that can operate with respect to representativeness, self-affirmation and identity in history classes. This work also aims to discuss the implementation in the classroom of Law 10.639 / 2003, which deals with the mandatory teaching of History of Africa and Africans in Brazil in public and private educational establishments in our country, as, as we know , in several educational institutions such a law, in fact, still needs to be discussed and applied. Divided into two stages, the Trajeto seeks first to diagnose the students' relationship with the themes related to ethnic-racial issues and then establishes a practical action by the teachers with their students. Finally, it intends to make a real transformation in what concerns the incorporation of themes related to the valorization of the History of blacks in Brazil, as well as the gigantic contribution of our ancestors to the construction of our reality and to discuss the historical debt to be paid to their descendants. |
Palavras-chave: | Teaching History Law 10639 Narrative Blackness Representativeness Ensino de História Lei 10639 Narrativa Negritude Representatividade |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Citação: | AGUIAR JUNIOR, Paulo Freitas. O espelho é o outro: trajeto didático para afirmação de identidades negras em aulas de história. 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19890 |
Data de defesa: | 26-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
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Dissertação Paulo Freitas de Aguiar Junior - 2021 - Completa.pdf | Documento principal | 670,47 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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