Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19894
Tipo do documento: Dissertação
Título: Hortas e Educação Ambiental: unidades agroecológicas no município de Maricá, RJ
Autor: Ceará, Paula Senna 
Primeiro orientador: Santos, Maria Cristina Ferreira dos
Primeiro membro da banca: Pimentel, Douglas de Souza
Segundo membro da banca: Lima, Maria Jacqueline Girão Soares de
Terceiro membro da banca: Santos, Marcelo Guerra
Quarto membro da banca: Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Resumo: As hortas agroecológicas podem ser desenvolvidas em perspectiva de Educação Ambiental crítica, abordando os diferentes modos de vida e saberes de grupos socioculturais, questionando as relações construídas no decorrer dos anos entre os seres humanos e o ambiente, assim como discutindo as injustiças socioambientais decorrentes do sistema capitalista. Considerando que a Educação Ambiental desenvolve a autonomia dos sujeitos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, esse estudo tem como objetivo compreender como as ações nas unidades agroecológicas são utilizadas para desenvolver a Educação Ambiental Crítica no município de Maricá, no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa apresentou abordagem metodológica qualitativa e foram realizadas a análise documental e entrevistas com os participantes. Os sujeitos da pesquisa foram profissionais envolvidos na elaboração, implantação e docentes visitantes das unidades agroecológicas do município. A construção dos dados apresentou como fontes o Plano Pedagógico do curso de hortas agroecológicas, os relatórios técnicos das unidades agroecológicas e os depoimentos dos(as) entrevistados(as). Os dados obtidos foram analisados segundo a técnica da Análise Textual Discursiva. A análise documental apontou para a construção de um diálogo contra hegemônico com a utilização dos conceitos agroecológicos e a análise dos depoimentos indicou aspectos voltados para o desenvolvimento de uma Educação Ambiental crítica, promovendo a construção de sujeitos ecopolíticos. Esse estudo contribui para a problematização de projetos de Educação Ambiental com hortas no município de Maricá, visando à construção de uma educação crítica, contra hegemônica, emancipatória e libertadora.
Abstract: Los huertos agroecológicos se pueden desarrollar desde la perspectiva de la educación ambiental crítica, abordando las diferentes formas de vida y conocimientos de los grupos socioculturales, cuestionando las relaciones construidas a lo largo de los años entre el ser humano y el medio ambiente, así como discutiendo las injusticias ambientales derivadas del sistema. capitalista. Considerando que la educación ambiental desarrolla la autonomía de los sujetos para construir una sociedad más justa e igualitaria, este estudio tiene como objetivo comprender cómo se utilizan las acciones en las unidades agroecológicas para desarrollar la Educación Ambiental en el municipio de Maricá, en el estado de Río de enero. La investigación tuvo un enfoque metodológico cualitativo y se realizó un análisis documental. Los sujetos de investigación fueron profesionales involucrados en la elaboración, implementación y profesores visitantes de las unidades agroecológicas del municipio. La construcción de los datos tuvo como fuentes el Plan Pedagógico del curso sobre huertos agroecológicos, los informes técnicos de las unidades agroecológicas y los testimonios de los entrevistados. Los datos obtenidos fueron analizados según la técnica de Análisis Textual Discursivo. El análisis documental apuntó a la construcción de un diálogo contrahegemónico con el uso de conceptos agroecológicos. Los informes de los entrevistados señalan aspectos relacionados con el desarrollo de la educación ambiental crítica, promoviendo la construcción de sujetos eco políticos. Se espera que este estudio contribuya a la problematización de proyectos de Educación Ambiental con huertas en el municipio de Maricá, apuntando a la construcción de una educación crítica, contra la hegemónica, emancipadora y liberadora.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Ensino de Ciências
Ecologia Política
Hortas
Agroecologia
Educación ambiental
Enseñanza de las ciencias de la naturaleza
Ecología política
Huerta
Agroecología
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: CEARÁ, Paula Senna. Hortas e Educação Ambiental: unidades agroecológicas e no município de Maricá, RJ. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19894
Data de defesa: 29-Nov-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Paula Senna Ceara - 2021 - Completa.pdfDocumento principal4,76 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.