Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19898
Tipo do documento: Tese
Título: Referências Viviográficas na EJA: narrativas de memórias literárias discentes
Autor: Pinheiro, Laís Lemos Silva Novo 
Primeiro orientador: Fontoura, Helena Amaral da
Primeiro membro da banca: Viegas, Ana Cristina Coutinho
Segundo membro da banca: Chaves, Iduina Edite Mont'Alverne Braun
Terceiro membro da banca: Ribas, Maria Cristina Cardoso
Quarto membro da banca: Sangenis, Luiz Fernando Conde
Quinto membro da banca: Leite, Vania Finholdt Angelo
Resumo: O uso de referências é prática constante e até determinante, em termos de conferir credibilidade, no campo das pesquisas científicas. Entretanto, adverte-se que as reflexões dessa pesquisa são direcionadas aos alunos do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública do município de São Gonçalo/RJ e têm por objetivo demonstrar as potencialidades de referências advindas de vivências, as chamadas referências viviográficas, que é um embasamento por experiência de vida, a partir de narrativas de memórias discentes inspiradas pela literatura. Os alunos dessa modalidade de ensino, de sistema seriado e que se conclui a cada semestre, não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade esperada e integram turmas híbridas formadas por jovens, adultos e idosos, representando um verdadeiro tesouro de experiências que mobilizam saberes em partilha e que se (trans)formam em inspiração, referência e aprendizagem coletiva. Para tanto, este estudo de cunho viviográfico e que considera os princípios qualitativos se desenrola pela tessitura das contribuições das referências bibliográficas da área, como Arroyo, Freire, Ecléa Bosi, Josso, Cosson, Fontoura entre outros, e das referências viviográficas, ou seja, os próprios a(u)tores da pesquisa, os alunos da EJA, com narrativas que se enredam e se entrelaçam nas tramas e nos dramas da vida real. Espera-se que, por meio da leitura de textos curtos da literatura brasileira de temáticas memorialísticas seja possível inspirar narrativas discentes acerca de suas vivências, promovendo letramento literário e autoria no desenvolvimento da Viviografia, conceito insurgente na defesa da importância das narrativas orais e escritas das histórias de vida e memórias dos alunos para sua formação dentro e fora do espaço escolar, com status de referências viviográficas e para estudos na área. Desta forma, as narrativas e experiências dos alunos são apresentadas não apenas como resultados da pesquisa, mas também como fundamento teórico-viviográfico que justifica e embasa a própria pesquisa construída e escrita junto com os alunos da EJA em processos emancipatórios de identidade.
Abstract: The use of references is a constant practice and even a determining one, in terms of providing credibility, in the field of scientific research. However, it should be noted that the reflections of this research are directed to students of Elementary Education of Youth and Adult Education (EJA, in Brazil) of a public school in São Gonçalo / RJ and aim to demonstrate the potential of references arising from experiences, the so-called viviographic references, which are founded on life experience, based on students’ memories narratives inspired by the literature. Students of this teaching modality, in a serial system and which concludes each semester, they did not have access or continuity of studies at the expected age and they are part of hybrid classes formed by young people, adults and seniors, representing a veritable treasure of experiences that mobilize knowledge in sharing and that are (trans)formed into inspiration, reference and collective learning. Therefore, this study of a viviographic nature and that considers the qualitative principles unfolds through the weaving of the bibliographic references contributions in the area, such as Arroyo, Freire, Ecléa Bosi, Josso, Cosson, Fontoura, among others, and of the viviographic references, that is the actors and authors of the research, the Youth and Adult Education students, with narratives that are entangled and intertwined in the plots and dramas of real life. It is expected that, through reading short texts of Brazilian literature on memorial themes, it is possible to inspire students’ narratives about experiences of life, promoting literary literacy and authorship in the development of Viviography, an insurgent concept in defense of the importance of oral and written narratives of the students' life and memories for their education inside and outside the school, with the status of viviographic references and for studies in the area. In this way, the students' narratives and experiences are not only research results, but also a theoretical-viviographic foundation that justifies and supports the research developed and written together with the Youth and Adult Education students in emancipatory identity processes.
Palavras-chave: Youth and Adult Education (EJA, in Brazil)
Memories narratives
Literary literacy
Viviographic references
Viviography.
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Narrativas de memórias
Letramento literário
Referências viviográficas
Viviografia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: PINHEIRO, Laís Lemos Silva Novo. Referências Viviográficas na EJA: narrativas de memórias literárias discentes. 2021. 163 f. Tese (Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19898
Data de defesa: 15-Dez-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Laís Lemos Silva Novo Pinheiro - 2021 - Completa.pdfDocumento principal3,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.