Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19905
Tipo do documento: Dissertação
Título: Experiência histórica e literatura em tempos de pandemia: contribuições ao Ensino de História
Título(s) alternativo(s): Historical experience and literature in times of pandemic: contribuitions to History Teaching
Autor: Santos, Fernando Lourenço Ferreira 
Primeiro orientador: Silva, Daniel Pinha
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Márcia de Almeida
Segundo membro da banca: Rodrigues, Henrique Estrada
Resumo: Com o propósito de atender os requisitos do Mestrado Profissional em Ensino de História, apresentamos a construção de uma sequência didática que estabelece o diálogo furtivo entre a sala de aula e o campo de pesquisa do Ensino de História, utilizando a literatura como elemento fundamental no elo entre o vivido e o lido, o real e o ficcional. Essa pesquisa discorre sobre os caminhos e possibilidades de uso de atributos da narrativa ficcional em uma aula de história, trazendo como objeto de estudo e plano de fundo a pandemia de covid-19. Para tanto, fez-se necessário refletir sobre a aplicabilidade de união de duas narrativas que em si são bastante díspares, mas que na pratica se mostraram irmãs para a construção dessa mediação pedagógica. A partir de uma vasta exposição teórica e de um mergulho imersivo na obra de Albert Camus e José Saramago, pudemos tirar o substrato de uma literatura pandêmica, em tempos de pandemia, e construir como produto final desta dissertação, essa sequência didática, que pense as relações de ensino entre história e literatura, elementos de verossimilhança, razão e sensibilidade e a produção de uma oficina de crônicas literárias. Esse presente trabalho tem a humilde pretensão de ser um suporte pedagógico para professores de História da educação básica e a todos os profissionais de educação.
Abstract: In order to meet the requirements of the Professional Master's Degree in History Teaching, we present the construction of a didactic sequence that establishes a furtive dialogue between the classroom and the research field of History Teaching, using literature as a fundamental element in the link between the lived and the read, the real and the fictional. This research discusses the ways and possibilities of using fictional narrative attributes in a history class, bringing the covid-19 pandemic as an object of study and background. Therefore, it was necessary to reflect on the applicability of the union of two narratives that in themselves are quite different, but which in practice proved to be sisters for the construction of this pedagogical mediation. From a vast theoretical exposition and an immersive immersion in the work of Albert Camus and José Saramago, we were able to extract the substrate of a pandemic literature, in times of pandemic, and build as a final product of this dissertation, this didactic sequence, which thinks about the teaching relationships between history and literature, elements of verisimilitude, reason and sensitivity and the production of a literary chronicles workshop. This present work has the humble intention of being a pedagogical support for History teachers of basic education and for all education professionals.
Palavras-chave: Ensino de História
Literatura
Pandemia
Sequência
Didática
Teaching History
Literature
Pandemic
Following
Teaching
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: SANTOS, Fernando Lourenço Ferreira. Experiência histórica e literatura em tempos de pandemia: contribuições ao Ensino de História. 2021. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19905
Data de defesa: 21-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Fernando Lourenço Ferreira Santos - 2021 - Completa.pdfDocumento principal767,86 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.