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Tipo do documento: Tese
Título: Esquemas escandalosos: as empresas na Operação Lava Jato
Título(s) alternativo(s): Scandalous schemes: companies in Operation Lava Jato
Autor: Brandão, Aline Lima 
Primeiro orientador: Freitas, Ricardo Ferreira
Primeiro coorientador: Lattman-Weltman, Fernando
Primeiro membro da banca: Moreira, Sonia Virginia
Segundo membro da banca: Silva, Daniel Reis
Terceiro membro da banca: Oliveira, Vanessa Veiga de
Resumo: O objetivo desta tese é contribuir para a compreensão da estratégia jurídico-comunicacional da operação Lava Jato, tendo como recorte a presença de empresas no escândalo de corrupção. Ao investigar sobre o papel desempenhado pelo agente privado, busca-se entender a implicação desses atores, que foram inicialmente centrais para a força tarefa ganhar legitimidade, força e apoio perante a grande mídia, avançando a agenda anticorrupção junto à opinião pública. A estratégia jurídico-punitiva de investigação baseada em prisões dos executivos para estimular delações premiadas contribuiu para alimentar a imprensa e ampliar a cobertura midiática. Ao mesmo tempo, contribuiu para criar quase uma narrativa única sobre a operação que só começou a ser rompida com as revelações da Vaza Jato. Por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas em profundidade, busca-se compreender como os agentes econômicos revelaram suas redes de relacionamento com o poder político e, sobretudo, as respostas dadas à crise reputacional. Neste sentido, percebe-se a ascensão do discurso de integridade e de práticas de compliance na agenda corporativa. A base teórica desta pesquisa dialoga com os conceitos de escândalo midiático enquanto pseudoevento que se organiza na esfera pública.
Abstract: The objective of this thesis is to contribute to the understanding of the legal-communication strategy of the Lava Jato operation, focusing on the presence of companies in the corruption scandal. By investigating the role played by the private agent, we seek to understand the implication of these actors, who were initially central to the task force, gaining legitimacy, strength and support from the mainstream media, advancing the anti-corruption agenda with public opinion. The judicial-punitive strategy of investigating executives' arrests to encourage winning allegations contributed to fueling the press and broadening media coverage. At the same time, it contributed to creating an almost unique narrative about the operation that only began to be broken with the revelations of Vaza Jato. Through bibliographical research and in-depth interviews, we seek to understand how economic agents revealed their relationship networks with political power and, above all, the responses given to the reputational crisis. In this sense, we can see the rise of the discourse of integrity and compliance practices in the corporate agenda. The theoretical basis of this research dialogues with the concepts of media scandal as a pseudo-event that is organized in the public sphere.
Palavras-chave: Lava Jato
Companies
Scandal
Crisis
Corruption
Compliance
Lava Jato
Empresas
Escândalo
Crise
Corrupção
Compliance
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: BRANDÃO, Aline Lima. Esquemas escandalosos: as empresas na Operação Lava Jato. 2021. 278 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19916
Data de defesa: 12-Nov-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

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