Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19925
Tipo do documento: Dissertação
Título: A violência é uma criança com medo: educação social, marginalidade e representações sociais de violências no Complexo do Salgueiro
Título(s) alternativo(s): Violence is a scared child: social education, marginality and social representations of violences in the Complexo do Salgueiro
Autor: Lopes, Lucas Salgueiro 
Primeiro orientador: Ferreira , Arthur Vianna
Primeiro membro da banca: Paiva, Jacyara Silva de
Segundo membro da banca: Novaes, Adelina de Oliveira
Terceiro membro da banca: Barbosa, Carlos Soares
Quarto membro da banca: Costa, Gustavo Villela Lima da
Resumo: A presente dissertação propõe uma discussão acerca das representações sociais de violências de educadores atuantes em um projeto socioeducativo de viés cristão no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo-RJ, e a influência dessas representações nas práticas ofertadas por esses profissionais. Tal instituição estudada, presente num contexto considerado de marginalidade – e possuindo altos índices de criminalidade – oferece oficinas educativas e assistência social para um público de crianças e adolescentes do Salgueiro. Assim, se teve como principais objetivos nesta pesquisa: identificar as representações sociais de violências partilhadas por esse grupo de educadores sociais; e saber como essas representações influenciaram nas práticas socioeducativas ofertadas por esses educadores. Sendo uma investigação de caráter qualitativo, utilizou-se como ferramentas metodológicas: a realização de entrevistas semiestruturadas com os profissionais da referida instituição, que passaram posteriormente por uma análise retórico-filosófica, baseada, sobretudo, em Aristóteles e Olivier Reboul; e a escrita de diários que relataram as práticas do projeto, amparadas em observação de campo inspiradas na fenomenologia de Edmund Husserl. Como principais referenciais teóricos, utilizou-se especialmente das obras de Johan Galtung e Byung-Chul Han, para tratar das questões relativas às manifestações de violências contemporâneas; de Geraldo Caliman e Xesús Jares, ao se tratar do campo da Pedagogia Social; e de Willem Doise e Serge Moscovici, acerca do campo da Teoria das Representações Sociais. Quanto aos principais resultados encontrados a partir da investigação realizada, foi perceptível um núcleo figurativo das representações sociais de violências que apresentam uma noção de "desvio" de uma normalidade para explicar as manifestações violentas naquele contexto. Dessa maneira, conclui-se para a existência de representações sociais de violências construídas pelo grupo investigado a partir, sobretudo, de aspectos de suas convivências e religiosidades. Além disso, percebe-se que as violências mais "visíveis" para esses educadores são as de manifestação direta e estrutural, o que faz com que, por vezes, tais referenciais partilhados por esse grupo sirvam como norte para as ações educativas organizadas nesse projeto social.
Abstract: This dissertation proposes a discussion about social representations of violences of educators working in a Christian-oriented social-educational project in the Complexo do Salgueiro, in São Gonçalo-RJ, and the influence of these representations on the practices offered by these professionals. This institution, present in a context considered marginal - and with high crime rates - offers educational workshops and social assistance to a public of children and adolescents from Salgueiro. Thus, the main objectives of this research were: to identify the social representations of violence shared by this group of social educators; to know how these representations influenced the social and educational practices offered by these educators. As a qualitative research, the following methods were applied: semi-structured interviews with the professionals of the institution, which were later submitted to a rhetorical philosophical analysis, based mainly on Aristotle and Olivier Reboul; and the writing of diaries that reported the practices of the project, supported by field observation inspired by Edmund Husserl's phenomenology. As main theoretical references, it was used especially the works of Johan Galtung and Byung-Chul Han, to deal with issues related to the manifestations of contemporary violence; of Geraldo Caliman and Xesús Jares, when dealing with the field of Social Pedagogy; and of Willem Doise and Serge Moscovici, about the field of the Theory of Social Representations. As for the main results found from the investigation carried out, it was perceptible a figurative core of social representations of violence that present a notion of "deviation" from normality to explain the violent manifestations in that context. In this way, it can be concluded that there are social representations of violence constructed by the group investigated based, above all, on aspects of their coexistence and religiosity. Furthermore, it can be seen that the most "visible" violence for these educators are those of direct and structural manifestation, which sometimes means that these references shared by this group serve as a guide for the educational actions organized in this social project.
Palavras-chave: Educação social
Violências
Representações sociais
Marginalidade
Social education
Violences
Social representations
Marginality
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: LOPES, Lucas Salgueiro. A violência é uma criança com medo: educação social, marginalidade e representações sociais de violências no Complexo do Salgueiro. 2023. 223 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19925
Data de defesa: 31-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Lucas Salgueiro Lopes - 2023 - Completa.pdfDocumento principal2,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.