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Tipo do documento: Dissertação
Título: Olhares sobre as ruas do bairro Jardim 25 de Agosto: diálogos entre a história local e o ensino de História para os anos finais do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Views over the streets of Jardim 25 de Agosto: the dialogue between local history and the teaching of History for the final years of Elementary School
Autor: Santos, Bruno Garcia dos 
Primeiro orientador: Gonçalves , Márcia de Almeida
Primeiro membro da banca: Reznik, Luís
Segundo membro da banca: Fernandes, Rui Aniceto Nascimento
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Felipe Augusto dos Santos
Resumo: Esse trabalho, intitulado Olhares sobre as ruas do bairro Jardim 25 de Agosto: diálogos entre a história local e o ensino de História para os anos finais do Ensino Fundamental, tem como proposta o uso da abordagem local para o ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental. Busca-se, a partir da problematização do currículo oficial vigente no Brasil, a BNCC, valorizar a história local como um caminho possível para ensinar História, a partir da mobilização de elementos locais que configuram o dia a dia dos alunos. Além disso, a história local possui elementos capazes de transformar as aulas de História mais aprazíveis, pois propõe ações que se afastam da "educação bancária", em que os alunos estão configurados a receberem apenas as informações que devem ser acumuladas para fins avaliativos. Considerando esses fatores, a presente pesquisa procura desenvolver uma reflexão que compreende os alunos como sujeitos históricos, a partir do momento em que participam ativamente das propostas pedagógicas sugeridas e, em nosso caso, envolvem o próprio local em que vivem cotidianamente, seja estudando, residindo ou em momentos de lazer. Dessa maneira, os discentes tornam-se construtores de saberes e, junto com os seus professores, fazem o que reconhecemos como saber histórico escolar. Além disso, a história local oferece bases para reflexões acerca da construção identitária dos discentes e subsídios para o desenvolvimento da educação patrimonial. Além de toda a discussão teórica, essa pesquisa traz como proposição didático-pedagógica um livreto voltado para os professores de História denominado As possibilidades de se contar a história do Jardim 25 de Agosto – um guia local, dividido em sete atividades didáticas, tornando-se uma sugestão de trabalho em que a história local é vista como um viés potente para ensinar História a partir da mobilização dos fatores que integram a localidade em que seus alunos estão inseridos. Nesse caso, tais atividades presentes no guia baseiam-se na comunidade escolar que integra o Colégio Estadual Professor José de Souza Herdy, localizado no bairro Jardim 25 de Agosto, pertencente ao 1° Distrito da cidade de Duque de Caxias. Entretanto, seu uso pode ser feito por qualquer iniciativa pedagógica que utlize a história local como forma de conhecimento capaz de colaborar com o ensino de História.
Abstract: This work, entitled Looks on the streets of Jardim 25 de Agosto: the dialogue between local history and the teaching of History for the final years of Elementary School, proposes the use of the local approach to teaching History in the final years of the Elementary School. It seeks, based on the problematization of the present official curriculum in Brazil, the BNCC, to value local history as a possible way to teach history, based on the mobilization of local elements that shape the daily lives of students. Furthermore, local history has elements capable of making History classes more pleasant, as it proposes actions that move away from "banking education", in which students are configured to receive only the information that must be accumulated for evaluative purposes. Considering these factors, the present research seeks to develop a reflection that understands students as historical subjects, from the moment they actively participate in the suggested pedagogical proposals and, in our case, they involve the very place where they live daily, whether studying, residing or in leisure time. In this way, students become knowledge builders and, together with their teachers, do what we recognize as school history knowledge. Besides, the local history offers bases for reflections on the students’ identity construction and subsidies for the development of heritage education. Furthermore all this theoretical discussion, this research brings as a didactic-pedagogical proposition a booklet aimed at History teachers called The possibilities of telling the story of Jardim 25 de Agosto - a local guide, divided into seven didactic activities, becoming a suggestion of work in which the local history is seen as a powerful bias to teach History from the mobilization of the factors that integrate the locality in which its students are inserted. In this case, such activities present in the guide are based on the school community that integrates the State College Professor José de Souza Herdy, located in the Jardim 25 de Agosto neighborhood, belonging to the 1st District of the city of Duque de Caxias. However, its use can be made by any pedagogical initiative that uses local history as a form of knowledge capable of collaborating with the teaching of History.
Palavras-chave: Teaching history
Memory and identity
Knowledge and practices in the school space
Local history
Heritage education
Elementary school
Ensino de história
Memória e identidade
Saberes e práticas no espaço escolar
História local
Educação patrimonial
Ensino fundamental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: SANTOS, Bruno Garcia dos. Olhares sobre as ruas do bairro Jardim 25 de Agosto: diálogos entre a história local e o ensino de História para os anos finais do Ensino Fundamental. 2021. 161 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19937
Data de defesa: 17-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

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