Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19938
Tipo do documento: Dissertação
Título: Crianças risco! Formação docente e estratégias de mobilização para a prevenção à violência sexual em escolas de Duque de Caxias - RJ
Título(s) alternativo(s): ¡Niñosenpeligro! Estrategias de formación y movilización de docentes para laprevención de laviolencia sexual enlasescuelas de Duque de Caxias-RJ.
Autor: Negreiros, Thayse Sena Gonçalves 
Primeiro orientador: Amaro, Ivan
Primeiro membro da banca: Couto Junior, Dilton Ribeiro do
Segundo membro da banca: Felipe, Jane
Terceiro membro da banca: Santos, Ebe Campinha dos
Resumo: A violência/abuso sexual tem sido um tema que afeta, de forma contundente, alunos e alunas da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias. Dessa forma, questões se colocam para melhor adentrar nesta temática: Como o conhecimento produzido em pesquisas realizadas no campo podem contribuir para o fortalecimento de ações de prevenção da violência sexual contra crianças nas escolas municipais? Assim, como objetivo geral,investigar de que forma a formação docente tem contribuído para ações de prevenção da violência/abuso sexual na escola, bem como analisar procedimentos e medidas tomadas para esta prevenção. Como objetivos mais específicos, pretendeu-se identificar como professoras e gestoras têm participado de formações específicas; investigar as ações desencadeadas para a identificação dos casos de violência/abuso sexual e investigar as ações desenvolvidas nas escolas. Na caminhada investigativa, foi perceptível a lacuna na formação de docentes que atuam na educação infantil e nos anos iniciais. Como metodologia, inicialmente, para uma melhor aproximação com o campo e para auxiliar nas análises, foi realizado levantamento inspirado nas pesquisas denominadas Estado do Conhecimento. A base de referência foi a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT) com o intuito de identificar a produção acadêmica no período de 2010 a 2022 acerca da violência sexual de crianças nos programas de pós-graduação brasileiros. Realizamos conversas individuais com docentes e gestoras para acessarmos as informações relativas à formação e as ações que vêm desenvolvendo em suas escolas. Os achados indicam que todas as profissionais que participaram da conversa não se sentiam preparadas para lidar com o problema e afirmam que não tiveram acesso ao tema no período de formação, tanto na graduação, quanto na pós-graduação. Outra questão importante identificada nas rodas de conversa com crianças, aponta para violência/abuso sexual doméstico, agravado no período da pandemia quando crianças estiveram mais próximas de seus agressores dentro de suas casas, lugar que deveria ser de proteção, porém, alguns núcleos familiares transformaram-se em lugar de violação de direitos humanos fundamentais na infância. A perspectiva filosófica é pós-estruturalista e como principais referenciais teóricos: Foucault (1988), contribuindo com reflexões importantes sobre a história da sexualidade, Felipe (2002), tratando de infância, violência/abuso sexual, pedofilia, pedofilização, scripts de gênero e sexualidade, Romanowski e Ens (2006), considerando o Estado da Arte e Estado do Conhecimento nas pesquisas em Educação, Sanderson (2005), dialogando sobre abuso sexual em crianças, fortalecendo pais e professores para proteger as crianças contra abusos sexuais e pedofilia. Contribuem, também, Ribeiro, Souza e Sampaio (2018), com referências importantes sobre o uso da conversa como metodologia, bem como contamos com as contribuições de Amaro, Couto Junior, Ganem (2021) e Couto Junior et al. (2020) explorando o uso da conversa que tem se constituído como um dos eixos de nossas pesquisas no NUDES/FEBF/UERJ, assim como a Lei 8.069/90, que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente, em diálogo com Campinha, Simas e Lima (2022), através da coletânea 30 anos do ECA.
Abstract: La violencia/abuso sexual ha sido un tema que afecta fuertemente a los estudiantes de la Red Municipal de Educación de Duque de Caxias. De esta forma, surgen interrogantes para profundizar mejoren este tema: Cómo el conocimiento producido en investigaciones realizadas en campo puede contribuir al fortalecimiento de las acciones de prevención de la violencia sexual contra los niños en las escuelas municipales? Así, como objetivo general, pretendemos investigar cómo la formación docente ha contribuido a las acciones de prevención de la violencia/abuso sexual en la escuela, así como analizar los procedimientos y medidas adoptadas para esa prevención. Como objetivos más específicos, se pretendió identificar cómo los docentes y directivos han participado en la formación específica; investigar las acciones realizadas para identificar casos de violencia/abuso sexual e investigar las acciones desarrolladas en las escuelas. En el camino investigativo se notó el desfase en la formación de los docentes que actúan en la educación infantil y en los primeros años. Como metodología, inicialmente, para una mejor aproximación con el campo y para auxiliar en los análisis, se realizó una encuesta inspirada en investigaciones denominada Estado del Conocimiento. La base de referencia fue la Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones del Instituto Brasileño de Informaciónen Ciencia y Tecnología (BDTD/IBICT) para identificar la producción académica en el período de 2010 a 2022 sobre violencia sexual contra niño sen programas de posgrado. graduados brasileños. Mantuvimos conversaciones individuales con docentes y directivos para acceder a información relacionada con la formación y las acciones que vienen desarrollandoen sus escuelas. Los hallaz gosindican que todos los profesionales que participaron de la conversación no se sintieron preparados para tratar el problema y afirman que no tuvieron acceso al tema durante suf ormación, tanto en los cursos de pregrado como de posgrado. Otro tema importante identificado en las conversaciones con los niños apunta a la violencia/abuso sexual intrafamiliar, agravado durante el período de la pandemia cuando los niños estaban más cerca de sus agresoresen sus hogares, un lugar que debería haber sido un lugar de protección, sin embargo, algunos grupos familiares se transformaron en lugar de vulneración de los derechos humanos fundamentales en la niñez.La perspectiva filosófica es posestructuralista y como principales referentes teóricos: Foucault (1988), aportando importantes reflexiones sobre la historia de la sexualidad, Felipe (2002), que trata sobre la infancia, laviolencia/abuso sexual, la pedofilia, lapedofilización, losguiones de género y la sexualidad , Romanowski y Ens (2006), considerando el Estado del Arte y Estado del Conocimiento en la investigación Educativa, Sanderson (2005), dialogando sobre el abuso sexual en niños, fortaleciendo a padres y docentes para proteger a los niños contra el abuso sexual y la pedofilia. Ribeiro, Souza y Sampaio (2018) también aportan importantes referencias sobre el uso de la conversación como metodología, así como las aportaciones de Amaro, Couto Junior, Ganem (2021) y Couto Junior et al. (2020) explorando el uso de la conversación que se ha convertido en uno de los ejes de nuestra investigaciónen NUDES/FEBF/UERJ, así como la Ley 8.069/90, que establece el Estatuto del Niño y del Adolescente, en diálogo con Campinha, Simas y Lima (2022), a través de la colección 30 anos do ECA.
Palavras-chave: Género y sexualidad
Educación infantil y primerainfancia
Violencia sexual
Gênero e sexualidade
Infâncias e educação infantil
Violência sexual
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: NEGREIROS, Thayse Sena Gonçalves. Crianças risco! Formação docente e estratégias de mobilização para a prevenção à violência sexual em escolas de Duque de Caxias - RJ. 2023. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19938
Data de defesa: 30-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Thayse Negreiros - 2023 - Completa.pdf3,73 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.