Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19941
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre imagens e conceitos: mobilizando ideias históricas de estudantes do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Between images and concepts: mobilizing historical ideas from high school students
Autor: Rocha, Felipe Muniz 
Primeiro orientador: Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk
Primeiro membro da banca: Rocha, Helenice Aparecida Bastos
Segundo membro da banca: Fronza, Marcelo
Resumo: A presente pesquisa propõe a análise das formas de construção e interpretação de conceitos históricos pelos alunos do Ensino Médio em duas unidades da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. Em recorte mais amplo, este esforço investigativo traduz-se como uma pesquisa de um caso que busca estudar a relação das imagens com a aprendizagem histórica de jovens estudantes, neste caso, pesquisando como diferentes formas de imagem mobilizam ideias históricas desses sujeitos escolares relativas aos conceitos substantivos e, com isso, visa preencher importantes carências na aérea de pesquisa em Ensino de História. Partindo das perspectivas históricas e do conhecimento histórico prévio do corpo discente e, por meio da proposta de aula-oficina de Isabel Barca somada à adoção da Teoria Fundamentada ou Ground Theory na adoção de métodos qualitativos de pesquisa, análise e na produção de relatórios, objetivamos a construção de um estudo que investigará as possibilidades didáticas da produção de narrativas históricas imagéticas. Além disso, examinaremos nesta investigação suas possíveis implicações na relação dos estudantes do terceiro ano com o conhecimento histórico produzido pela academia, pela escola e por outras instâncias de criação e divulgação deste saber. O que objetivamos, na prática, são as possibilidades de interlocução das imagens com os conceitos históricos ou conceitos substantivos partindo das discussões de Jörn Rüsen, Marcelo Fronza e Luís Fernando Cerri sobre consciência histórica e narrativa histórica, Peter Burke e Ulpiano Meneses sobre imagem e historiografia, das discussões de Reihart Koselleck e Maria Auxiliadora Schimidt sobre a história dos conceitos. Assim, o objetivo é fomentar a autonomia do aluno através do desenvolvimento uma situação de aprendizagem que promova a educação histórica atuando como uma experiência que fomente a complexificação das ideias históricas e que ofereça interessantes reflexões para os cursos de formação de professores e para os estudiosos do campo da Didática da História.
Abstract: This research proposes the analysis of the forms of construction and interpretation of historical concepts by high school students in two units of the Rio de Janeiro State Education Network. In a broader perspective, this investigative effort is translated as a research of a case that seeks to study the relationship of images with the historical learning of young students, in this case, researching how different forms of image mobilize historical ideas of these school subjects related to the concepts nouns and, with this, aims to fill important needs in the field of research in History Teaching. Based on historical perspectives and prior historical knowledge of the student body and, through Isabel Barca's proposed class-workshop added to the adoption of Grounded Theory or Ground Theory in the adoption of qualitative methods of research, analysis and reporting, we aim the construction of a study that will investigate the didactic possibilities of the production of imagetic historical narratives. In addition, in this investigation, we will examine its possible implications in the relationship of third-year students with the historical knowledge produced by the academy, the school and other instances of creation and dissemination of this knowledge. What we aim at, in practice, are the possibilities of interlocution of images with historical concepts or substantive concepts based on discussions by Jörn Rüsen, Marcelo Fronza and Luís Fernando Cerri on historical awareness and historical narrative, Peter Burke and Ulpiano Meneses on image and historiography, from the discussions of Reihart Koselleck and Maria Auxiliadora Schimidt on the history of concepts. Thus, the objective is to foster student autonomy through the development of a learning situation that promotes historical education, acting as an experience that fosters the complexification of historical ideas and that offers interesting reflections for teacher training courses and for scholars of field of History Didactics.
Palavras-chave: Historical concepts
Image
Historical narrative
Learning history
Conceitos históricos
Imagem
Narrativa histórica
Aprendizagem de história
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: ROCHA, Felipe Muniz. Entre imagens e conceitos: mobilizando ideias históricas de estudantes do ensino médio. 2021. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19941
Data de defesa: 16-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Felipe Muniz Rocha - 2021 - Completa.pdfDocumento principal2,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.