Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19950
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Por que o seno de 30° é ½? : uma proposta de investigação para uso em sala de aula |
Título(s) alternativo(s): | Why is sine 30° ½? : a research proposal for use in the classroom |
Autor: | Reis, Renata Siqueira ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Daniela Mendes Vieira da |
Primeiro membro da banca: | Petito, Priscila Cardoso |
Segundo membro da banca: | Andrade, Fabiana Chagas de |
Resumo: | Esta dissertação apresenta uma possibilidade pedagógica, investigativa e multissemiótica, criada com o objetivo de contribuir para o ensino aprendizagem de razões trigonométricas, no ensino fundamental anos finais e no ensino médio (na etapa em que for abordado esse conteúdo). O ponto de partida é o entendimento de que seno de 30º é sempre ½, independente das medidas dos lados de um triângulo retângulo. Isto ocorre devido à proporcionalidade existente entre os lados homólogos dos infinitos triângulos retângulos semelhantes, determinados por este ângulo. Visando promover tal contribuição, foi desenvolvido na presente dissertação, foi construído um conjunto de atividades. Este estudo nasceu da inquietação da pesquisadora frente às dificuldades recorrentes de estudantes em relação ao tema e, também, do seu interesse em contribuir com a literatura para a superação desta dificuldade. Tal desenvolvimento teve como metodologia dois momentos: o primeiro, consistiu na elaboração de uma revisão de literatura, na qual foram apresentados os referenciais teóricos fundamentais à criação do conjunto de atividades, com o suporte de materiais concretos de baixo custo, que visa instigar a curiosidade do estudante e permitir um caminho, matematicamente fundamentado, para a aprendizagem do tema em foco. Buscou-se aqui, levantar estudos que versassem sobre curiosidade e investigação, ambos com fundamentação teórica Matemática sólida para o tema. O segundo momento consistiu na criação, a partir desta revisão, de cada uma das atividades que compõem o percurso pedagógico. No desenvolvimento, tal conjunto é discutido, a partir da literatura levantada. Como resultado apresenta-se um conjunto de 6 atividades, duas na Etapa 1 (atividades preparatórias) e quatro na Etapa 2 (atividades para produção de conhecimento específico). Este conjunto está disponibilizado para impressão ao final deste trabalho, facilitando o acesso aos docentes que o desejem vivenciar em suas turmas. |
Abstract: | This work presents a pedagogical, investigative and multisemiotic possibility, created with the objective of contributing to the teaching and learning of trigonometric ratios, in elementary school, final years and in high school (in the stage in which this content is addressed). The starting point is the understanding that sine of 30º is always ½, regardless of the measures of the sides of a right triangle. This occurs due to the existing proportionality between the homologous sides of the infinitely similar right triangles, determined by this angle. Aiming to promote such a contribution, a set of activities was developed in this dissertation. This study was born out of the researcher's concern with the recurrent difficulties of students in relation to the subject, and also from her interest in contributing to the literature to overcome this difficulty. This development had two moments as a methodology: the first consisted of the elaboration of a literature review, in which the fundamental theoretical references for the creation of the set of activities were presented, with the support of concrete low-cost materials, which aims to instigate curiosity of the student and allow a mathematically grounded path for learning the topic in focus. We sought here to raise studies that dealt with curiosity and investigation, both with a solid mathematical theoretical foundation for the theme. The second moment consisted of creating, based on this review, each of the activities that make up the pedagogical path. During development, such a set is discussed, based on the literature surveyed. As a result, a set of 6 activities is presented, two in Step 1 (preparatory activities) and four in Step 2 (activities for the production of specific knowledge). This set is available for printing at the end of this work, facilitating access to teachers who wish to experience it in their classes. |
Palavras-chave: | TRRS Investigação matemática Seno de 30° TRRS Mathematical investigation Sine of 30° |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) |
Citação: | REIS, Renata Siqueira. Por que seno 30° é ½? : uma proposta de investigação para uso em sala de aula. 2023. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19950 |
Data de defesa: | 18-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Renata Siqueira Reis - 2023 - completa.pdf | Documento principal | 1,52 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.