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Tipo do documento: Tese
Título: Guardiões das Memórias: um estudo sobre práticas de uso da Língua Portuguesa na Comunidade Rural Remanescente Quilombola de Furnas do Dionísio, Jaraguari (MS)
Título(s) alternativo(s): Guardianes de la memoria: um estudio sobre las practicas de la lengua portuguesa em La Comunidad Rural y Remaneciente Quilombola de Furnas de Dionísio, Jaraguari (MS)
Guardians of memory: a study on practices of using the Portuguese language in the Rural and Remnant Quilombo Community of Furnas do Dionísio, Jaraguari (MS)
Autor: Francischini, Ariane Wust de Freitas 
Primeiro orientador: Camara, Tânia Maria Nunes de Lima
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Segundo membro da banca: Santos, Denise Salim
Terceiro membro da banca: Pinto, Maria Leda
Quarto membro da banca: Coelho, Fábio André Cardoso
Resumo: Toda a atividade humana está relacionada ao uso da linguagem, efetivando-se por meio de enunciados orais, escritos ou multimodais que se emanam de diversificados campos do saber. Assim, a intenção comunicativa funda o uso da língua, sendo considerada um conjunto de práticas sociais cuja nascente emerge na interação entre os sujeitos. Tomamos a língua sob o viés interacionista, como atividade social, fenômeno heterogêneo, representado por normas variáveis e socialmente determinada. Vale salientar que neste estudo compreendemos a fala e a escrita como duas modalidades da língua em práticas sociais que se complementam, estando, portanto, no mesmo patamar valorativo quanto aos usos e funções. Como objeto de pesquisa selecionamos as memórias de narrativas de vida dos idosos membros da Comunidade Rural e Remanescente Quilombola de Furnas do Dionísio, localizada no interior do estado de Mato Grosso do Sul. Logo, desenvolvemos um trabalho de transcodificação e retextualização multimodal nas aulas de Língua Portuguesa, que serviram de corpora para análise linguística no que tange à construção do gênero discursivo memória como narrativa de vida, doravante GDM. Buscamos também compreender como a linguagem instrumentaliza a memória, observar a composição discursiva das narrativas dos idosos quilombolas, colaborar para a manutenção da identidade cultural da comunidade de Furnas do Dionísio e analisar os fenômenos linguísticos e extralinguísticos ocorridos durante os processos de retextualização multimodal. Para tanto, baseamo-nos nos aportes teóricos de autores como Bakhtin (2017, [1992]), Koch e Travaglia (1997), Brait (2016), Fiorin (2017), Marcuschi (2010) e Botelho (2012), entre outros. Diante disso, tomar o discurso como objeto de estudo requer investigar seus múltiplos recursos, condições de produção, inferências de base contextual, gênero empregado e as relações estabelecidas entre os interlocutores no processo interativo. Cabe destacar que o estudo apresentado constitui uma via profícua para o ensino de Língua Portuguesa, visto que o aprendizado das operações de transformação do texto, proposto na retextualização multimodal, bem como a consideração dos pressupostos do Método Sociológico de Bakhtin para estudo da construção do gênero, podem colaborar para o melhor domínio da produção discursiva dos estudantes. Ademais, trata-se de uma outra forma de ensinar e apresentar as interfaces da língua nas diferentes modalidades de uso em práticas sociais cotidianas
Abstract: All human activity is related to the use of language effected through oral, written or multimodal statements that originate from diverse fields of knowledge. Thus, it is the communicative intention that underlies the use of language and also considered a set of social practices that emerges by the interaction between subjects. We take language as a social activity under the interactionist bias, a heterogeneous phenomenon represented by variable and socially determined norms. It is worth mentioning that in this study we recognize speech and writing as two modalities of language that complement each otherin social practices, therefore, being at the same value level in terms of uses and functions. As object of this researche selected the memories of life narratives of the elderly members of the Rural and Remnant Quilombo Community of Furnas do Dionísio, located in the interior of the state of Mato Grosso do Sul. Therefore, we developed a multimodal transcoding and retextualization work in Portuguese classes which served as corpora for linguistic analysis regarding the construction of the discursive genre memory as a life narrative, henceforth GDM. We also seek to understand how language operationalize memory, observe the discursive composition of the quilombo elderly’s narratives, collaborate for the maintenance of the cultural identity of the Furnas do Dionísio community and analyze the linguistic and extralinguistic phenomena that occurred during the multimodal retextualization processes. So we are based on the theoretical contributions of authors such as Bakhtin (2017, [1992]), Koch and Travaglia(1997), Brait (2016), Fiorin (2017), Marcuschi (2010), Botelho (2012) among others. In the face of that, taking discourse as an object of study requires investigating its multiple resources, production conditions, contextual inferences, the genre employed and the relationships established in the interactive process between the interlocutors. It should be noted that the study presented here constitutes a profitable path for teaching Portuguese language, since the learning of text transformation operations proposed in multimodal retextualization, as well as considering the assumptions of Bakhtin's sociological method for studying the construction of the genre, can collaborate for the students’ better mastery of discursive production. Moreover, it is another way of teaching and presenting language interfaces in different ways of use in everyday social practices
Toda actividad humana esta relacionada al uso del lenguaje, efectivizándose por medio de enunciados orales, escritos o multimodales que se emanan de diversificados campos del saber. Así es la intención comunicativa que funda el uso de la lengua, siendo considerada un conjunto de practicas sociales, cuyo nacimiento emerge em la interacción entre los sujetos. Tomamos a la lengua bajo el sesgo interaccionista, como una actividad social, un fenómeno heterogéneo, representado por normas variables y socialmente determinadas. Vale destacar que en este estúdio comprendemos a la oralidad y a la escritura como dos modalidade esdel linguaje em practicas sociales que se complementan, estando, por tanto, al mismo nivel de valor encuanto a los usos y funciones. Como objetivo de investigacións eleccionamos las memorias de las narraciones de vida de los ancianos miembros de la comunidad Rural y Remaneciente Quilombola de Furnas de Dionísio, localizada al interior del Estado de Mato Grosso del Sur. Luego, desarrollamos um trabajo de transcodificación y re-textualización multimodal en las aulas de la lengua Portuguesa, que servirán de cuerpo para el análisis linguístico en torno a la construcción del género discursivo memoria como narrativa de vida, em adelante GDM. Buscamos también comprender como el lenguaje instrumentaliza la memoria, observar lacomposición discursiva de las narrativas de los ancianos quilombolas, colaborar para el mantenimiento de la identidad cultural de la comunidad de Furnas de Dionisio y analizarlos fenómenos lingüísticos y extralinguísticos ocurridos durante los procesos de Re textualización multimodal. Por lo tanto nos basaremos em los aportes teóricos de los autores como Bakhtin (2017, [1992]), Koch e Travaglia(1997), Brait (2016), Fiorin (2017), Marcuschi (2010), Botelho (2012) entre otros. Ante ello, tomar el discurso como objeto de estúdio requiere investigar sus multiples recursos, condiciones de producción, inferências em las bases textuales, gênero empleado em las relaciones estabelecidas entre los interlocutores em el processo interactivo. Cabe destacar, que el estúdio ahora presentado, constituye un caminho fructífero para la enseñanza de la lengua portuguesa, desde el aprendizaje de las operaciones de transformación de textos, propuestas em la retextualización multimodal, además de considerar los presupuestos del Método Sociológico de Bakhtin, para el estudio de la construcción de género, pueden colaborar para el mejor dominio de la producción discursiva de los estudiantes. Además, se trata de una o de otra forma enseñar y presentar las varias fases del linguaje en diferentes formas de uso em las prácticas sociales cotidianas
Palavras-chave: Lengua portuguesa
Oralidad
Géneros
Portuguese language
Memory
Orality
Writing
Genres
Quilombo Community
Língua portuguesa
Memória
Oralidade
Escrita
Gêneros
Quilombola
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Oralidade na literatura
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: FRANCISCHINI, Ariane Wust de Freitas. Guardiões das memórias: um estudo sobre práticas de uso da língua portuguesa na Comunidade Rural Remanescente Quilombola de Furnas do Dionísio, Jaraguari (MS). 2023. 244 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19953
Data de defesa: 5-Mai-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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