Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19955
Tipo do documento: Tese
Título: A paisagem da cidade do Rio de Janeiro na comunicação institucional da Maratona do Rio
Título(s) alternativo(s): The landscape of the city of Rio de Janeiro in the institutional communication of Maratona do Rio
Autor: Couto, Tatiana Cioni 
Primeiro orientador: Freitas, Ricardo Ferreira
Primeiro membro da banca: Fortuna, Vania Oliveira
Segundo membro da banca: Barbosa, Jorge Luiz
Terceiro membro da banca: Melo, Victor Andrade de
Quarto membro da banca: Freitas, Silvia Helena Belmino
Resumo: Esta tese analisa a paisagem da cidade do Rio de Janeiro na comunicação institucional da Maratona do Rio. Na pesquisa, observamos as estratégias de branding urbano da Maratona do Rio de Janeiro para vincular o evento ao imaginário da Cidade Maravilhosa. A hipótese desta tese é a de que a Maratona do Rio de Janeiro promove discursos da Cidade Maravilhosa dentro do evento. A pesquisa observou os percursos da corrida, as medalhas e camisas e os vídeos das edições de 2019 a 2022. Como metodologia, foi adotada a etnografia com observação participante. Conclui-se que a Maratona do Rio de Janeiro adota os discursos de “cidade-mercadoria”, a partir da inclusão de elementos do imaginário da Cidade Maravilhosa.
Abstract: This thesis analyzes the landscape of the city of Rio de Janeiro in the institutional communication of Maratona do Rio. In the research , we observed the urban branding strategies of the Rio de Janeiro Marathon to link the event to the imaginary of the Marvelous City. The hypothesis of this thesis is that the Rio de Janeiro Marathon promotes discourses about the Marvelous City within the event. The research observed the race routes, the medals and shirts and the videos from the 2019 to 2022 editions. As a methodology, ethnography with participant observation was adopted. It is concluded that the Marathon of Rio de Janeiro adopts the speeches of "merchandise city", from the inclusion of elements of the imaginary of the Marvelous City.
Palavras-chave: Urban branding
Landscape
Imaginary of the wonderful
Rio de Janeiro Marathon
City marketing
Branding urbano
Paisagem
Imaginário do maravilhoso
Maratona do Rio de Janeiro
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: COUTO, Tatiana Cioni. A paisagem da cidade do Rio de Janeiro na comunicação institucional da Maratona do Rio. 2023. 294 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19955
Data de defesa: 28-Mar-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Tatiana Cioni Couto - 2023 - Completa.pdf20,49 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.