Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19958
Tipo do documento: Dissertação
Título: Professorar perspectivado por entre cartas e conversas
Título(s) alternativo(s): Professorar “teacher” envisaged through letters and conversations
Autor: Araújo, Adriana Martins de Paula 
Primeiro orientador: Dias, Rosimeri de Oliveira
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Heliana de Barros Conde
Segundo membro da banca: Aguiar, Katia Faria de
Resumo: Esta dissertação acontece por entre cartas e diários de campo, sendo as cartas as protagonistas no que diz respeito aos dispositivos de análise e de intervenção de quatro verbos no infinitivo, a saber: pesquisar, escrever, professorar e filosofar. Saltam dessa tarefa os conceitos de vida e de estética da existência que se dão a ver em meio as subjetividades tecidas entre dispositivos que acontecem no plano comum da escola, e precisamente da escola que conhecemos por experiências. Há uma questão que atravessa os eixos de análise e de intervenção: Que escola é essa que conhecemos por experiência? As análises nos mostram que esta escola é aquela, na qual, por meio da invenção de nós mesmos nós encontramos o outro e produzimos nesses encontros uma subjetividade. Questão que convoca pensar que produção de subjetividade pode ser vista nas práticas e invenções dos diferentes sujeitos que constituem o plano da escola, e, ao mesmo tempo, que rompe as barreiras das acomodações instauradas. Esse traçado se desenvolveu por meio da metodologia de pesquisa-intervenção produzida por um modo cartográfico. Por isso, o resultado dessa dissertação é um texto interpolado e interpenetrado que faz emergir a vida que pulsa na escola composta com suas linhas de fuga, que se apresentam como uma possibilidade, um respiro vital no imprescindível exercício do perspectivismo.
Abstract: This dissertation occurs with letters and field journals, being the letters the main characters that concern to analysis gadget and intervention of four verbs in infinitive, namely: to search, to write, to teach and to philosophize. Jump out of this task concepts of life and of existential aesthetics which are seen between the subjectities wove between gadgets in the common sense at school, and precisely in the school we know by experiences. There is a question that crosses the axles of analysis and intervention: What is this school we know by experience? The analysis show us this school is that, in what, by invention of ourselves, we meet the other and we produce in these meetings some subjectivity. This question lead to think that production of subjectivities can be seen in practical and inventions of different individuals that constitute the school plan and, at the same time, break the walls of installed accomodation. This trace was developed by a methodology of search-intervention produced by a cartographic way. Therefore, the result of this dissertation is a text overpassed and interpenetrated that emerge life that pulses in school composed with runaway lines which present as a possibility, a vital breath in the necessary exercise of perspectivism.
Palavras-chave: To philophize
To search
To write
Letters
Subjectivity
Perspectivism
Gadget
Life
Filosofar
Professorar
Pesquisar
Escrever
Cartas
Subjetividade
Perspectivismo
Dispositivo
Vida
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: ARAÚJO, Adriana Martins de Paula. Professorar perspectivado por entre cartas e conversas. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19958
Data de defesa: 18-Jul-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Adriana Martins de Paula Araújo - 2016 - Completa.pdfDocumento principal451,65 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.