Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19958
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Professorar perspectivado por entre cartas e conversas |
Título(s) alternativo(s): | Professorar “teacher” envisaged through letters and conversations |
Autor: | Araújo, Adriana Martins de Paula ![]() |
Primeiro orientador: | Dias, Rosimeri de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Rodrigues, Heliana de Barros Conde |
Segundo membro da banca: | Aguiar, Katia Faria de |
Resumo: | Esta dissertação acontece por entre cartas e diários de campo, sendo as cartas as protagonistas no que diz respeito aos dispositivos de análise e de intervenção de quatro verbos no infinitivo, a saber: pesquisar, escrever, professorar e filosofar. Saltam dessa tarefa os conceitos de vida e de estética da existência que se dão a ver em meio as subjetividades tecidas entre dispositivos que acontecem no plano comum da escola, e precisamente da escola que conhecemos por experiências. Há uma questão que atravessa os eixos de análise e de intervenção: Que escola é essa que conhecemos por experiência? As análises nos mostram que esta escola é aquela, na qual, por meio da invenção de nós mesmos nós encontramos o outro e produzimos nesses encontros uma subjetividade. Questão que convoca pensar que produção de subjetividade pode ser vista nas práticas e invenções dos diferentes sujeitos que constituem o plano da escola, e, ao mesmo tempo, que rompe as barreiras das acomodações instauradas. Esse traçado se desenvolveu por meio da metodologia de pesquisa-intervenção produzida por um modo cartográfico. Por isso, o resultado dessa dissertação é um texto interpolado e interpenetrado que faz emergir a vida que pulsa na escola composta com suas linhas de fuga, que se apresentam como uma possibilidade, um respiro vital no imprescindível exercício do perspectivismo. |
Abstract: | This dissertation occurs with letters and field journals, being the letters the main characters that concern to analysis gadget and intervention of four verbs in infinitive, namely: to search, to write, to teach and to philosophize. Jump out of this task concepts of life and of existential aesthetics which are seen between the subjectities wove between gadgets in the common sense at school, and precisely in the school we know by experiences. There is a question that crosses the axles of analysis and intervention: What is this school we know by experience? The analysis show us this school is that, in what, by invention of ourselves, we meet the other and we produce in these meetings some subjectivity. This question lead to think that production of subjectivities can be seen in practical and inventions of different individuals that constitute the school plan and, at the same time, break the walls of installed accomodation. This trace was developed by a methodology of search-intervention produced by a cartographic way. Therefore, the result of this dissertation is a text overpassed and interpenetrated that emerge life that pulses in school composed with runaway lines which present as a possibility, a vital breath in the necessary exercise of perspectivism. |
Palavras-chave: | To philophize To search To write Letters Subjectivity Perspectivism Gadget Life Filosofar Professorar Pesquisar Escrever Cartas Subjetividade Perspectivismo Dispositivo Vida |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | ARAÚJO, Adriana Martins de Paula. Professorar perspectivado por entre cartas e conversas. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19958 |
Data de defesa: | 18-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Adriana Martins de Paula Araújo - 2016 - Completa.pdf | Documento principal | 451,65 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.