Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19959
Tipo do documento: Dissertação
Título: Memes: uma experiência de produção de sentido no Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Memes: an experience of meaning production in middle school
Autor: Gerber, Daline Rodrigues 
Primeiro orientador: Rodrigues, Andrea
Primeiro coorientador: Leão, Márcia Magarinos de Souza
Primeiro membro da banca: Oliveira, Marcia Lisboa Costa de
Segundo membro da banca: Fonseca, Rivia Silveira
Resumo: É objetivo geral desta pesquisa desenvolver uma proposta de ensino formulada a partir do estudo das relações entre educação, gêneros digitais e cibercultura, com foco na análise do fenômeno dos memes, tendo como público de interesse de aplicação os alunos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, mais especificamente alunos de correção de fluxo do Colégio Estadual José Bonifácio, localizado em Niterói (RJ). Para o desenvolvimento do objetivo geral, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: 1) Apresentar memes para atividades de leitura e interpretação, buscando promover uma leitura crítica desse material pelos alunos; 2) Analisar como se dá o processo de recepção dos memes pelos alunos, verificando que motivos eles apresentam para se interessarem mais ou menos por alguns memes; 3) Propor atividades de interpretação e de produção de memes, observando as dificuldades e facilidades de compreensão e produção do gênero. A proposta mostra relevante, uma vez que há uma real necessidade social de formar leitores crítico frente ao bombardeio de informações veiculadas nas Redes Sociais, por meio de gêneros digitais como os memes. Tendo como aporte teórico noções sociointerativas de Leitura, em Kleiman, Koch e Moita Lopes, tomamos como base Metodológica a lógica da proposta de Sequência Didática, nos princípios elencados pelos autores Dolz, Noverraz & Schneuwly (2010, p. 81-108). Ao fim da pesquisa há minuciosa descrição e análise qualitativa dos resultados obtidos com trabalho que foi realizado com os estudantes.
Abstract: The general objective of this research was to develop a teaching proposal, formulated from the study of the relations between education, digital genres and cyberculture, focusing on the analysis of the phenomenon of memes, having as a public interest of application the Portuguese Language Teaching in Fundamental II, more specifically students of “correction of flow” at the Public School Jose Bonifácio, located in Niterói (RJ). For the development of the general objective, the following specific objectives were established: 1) To present memes for reading and interpretation activities, seeking to promote a critical reading of this material by the students; 2) Analyze how the process of receiving memes by the students occurs, verifying what motives they present to be interested more or less by some memes; 3) Propose activities of interpretation and production of memes, observing the difficulties and facilities of understanding and production of the genre. The proposal proves to be relevant, since there is a real social need to train critical readers against the bombardment of information transmitted in Social Networks, through digital genres such as memes. At the end of the research, there is a detailed description and qualitative analysis of the results obtained with work that was carried out with the students.
Palavras-chave: Digital genres
Digital inclusion
socio-interactive critical lecture
Gêneros digitais
Inclusão digital
Memes
Leitura crítica sócio-interativa
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: GERBER, Daline Rodrigues. Memes: uma experiência de produção de sentido no Ensino Fundamental. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19959
Data de defesa: 14-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Daline Rodrigues Gerber - 2018 - Completa.pdfDocumento principal6,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.