Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19960
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O que os indicadores dizem sobre a evolução do cenário educacional no Brasil: perspectivas a partir da avaliação PISA na área de Matemática |
Título(s) alternativo(s): | What the indicators say about the evolution of the educational scenario in Brazil: perspectives from the PISA assessment in the area of Mathematics |
Autor: | Pinheiro, Igor Luiz Doria ![]() |
Primeiro orientador: | Souza , Marcele Câmara de |
Primeiro coorientador: | Rodrigues, Fernanda Pereira |
Primeiro membro da banca: | Petito, Priscila Cardoso |
Segundo membro da banca: | Barbosa, Andreia Carvalho Maciel |
Resumo: | Este trabalho discute a evolução da educação no Brasil sob a perspectiva da avalia- ção PISA. Para o desenvolimento desta discussão, foi realizado um estudo do histórico brasileiro na área de Matemática nesta avaliação, procurando examinar aspectos que permeiam esses resultados. Por ser frequentemente adotada como principal comparativo internacional e ter seus resultados adotados como referência para indicar a qualidade da educação do país, é de fundamental importância para o debate educacional uma visão mais ampla das informações que cercam os resultados dessa avaliação em larga escala. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica dos relatórios nacionais e da literatura acerca do histórico dessa avaliação e dos contextos que pretendemos analisar. A partir disso, foi elaborado um estudo dos recortes amostrais, examinando a evolução desses resultados dentro de um quadro contextual que considera os seguintes aspectos da educação em nosso país: nível de escolarização, evolução dos investimentos em educação, desigualdades regionais, condições escolares e diferenças entre as diversas redes ensino. Com isso, as argumentações deste trabalho têm como objetivos promover reflexões além da visão reducionista apresentada pelos rankings, e explicitar o quanto uma avaliação simplista desses resultados pode não refletir o real cenário do ensino de Matemática no nosso país. Procura-se aprofundar as discussões sobre a qualidade da educação, ressaltando a importância da interpretação e do entendimento dos contextos pelos quais foram construídos estes resultados. Esperamos que este estudo possa ajudar a aproximar o diálogo entre pesquisadores, educadores e sociedade. |
Abstract: | This paper discusses the evolution of education in Brazil from the perspective of the PISA assessment. For the development of this discussion, a study of the Brazilian history in the area of Mathematics was carried out in this evaluation, seeking to examine aspects that permeate these results. As it is frequently adopted as the main international comparative and its results are adopted as a reference to indicate the quality of education in the country, a broader view of the information surrounding the results of this large-scale evaluation is of fundamental importance for the educational debate. To this end, a bibliographic review of national reports and literature on the history of this evaluation and the contexts we intend to analyze was carried out. Based on this, a study of the sample cuts was carried out, examining the evolution of these results within a contextual framework that considers the following aspects of education in our country: level of schooling, evolution of investments in education, regional inequalities, school conditions and differences between the different education networks. With this, the arguments of this work aim to promote reflections beyond the reductionist view presented by the rankings, and to explain how a simplistic evaluation of these results may not reflect the real scenario of Mathematics teaching in our country. It seeks to deepen the discussions on the quality of education, emphasizing the importance of interpreting and understanding the contexts in which these results were constructed. We hope that this study can help bring the dialogue between researchers, educators and society closer together. |
Palavras-chave: | Estatísticas Matemática Educação PISA Stats Math Education PISA |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) |
Citação: | PINHEIRO, Igor Luiz Doria. O que os indicadores dizem sobre a evolução do cenário educacional no Brasil: perspectivas a partir da avaliação PISA na área de Matemática. 2021. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19960 |
Data de defesa: | 30-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Igor Luiz Doria Pinheiro - 2021 - Completa.pdf | Documento principal | 3,28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.