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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19961
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Direitos humanos no ensino de História: entre o currículo e as representações de alunos e professores |
Título(s) alternativo(s): | Human rights in History teaching: between the curriculum and the representations of students and teachers |
Autor: | Araújo, Fabrícia Vieira de |
Primeiro orientador: | Rocha, Helenice Aparecida Bastos |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Alessandra |
Segundo membro da banca: | Penna, Fernando de Araújo |
Terceiro membro da banca: | Miranda, Humberto da Silva |
Quarto membro da banca: | González, María Paula |
Resumo: | A presente tese objetiva analisar as representações sobre os direitos humanos e a relação desses direitos e da própria luta por direitos com os conteúdos curriculares do ensino de História, nas falas de alunos e professores do ensino médio de duas escolas públicas localizadas no município de Campos dos Goytacazes – RJ. A investigação contou com a perspectiva da pesquisa qualitativa, em que foram aplicadas as seguintes técnicas principais: grupos focais, questionário misto aos estudantes e entrevistas semiabertas com os seus docentes de História. Verificou-se que professores e alunos estabelecem relações diversas, e às vezes contraditórias, entre os conteúdos que ensinam/aprendem e os direitos humanos. Eles se embasaram nos exemplos da história, positivos e negativos, em que os direitos foram percebidos na ótica da afirmação, da conquista e também da negação, ausência. Além disso, apontaram que o ensino de História pode contribuir em termos de lutas pelos direitos humanos. Entretanto, constatou-se que, em determinados momentos dos grupos focais, alguns discentes não conectaram de forma consistente os conteúdos estudados em História às questões do dia a dia que evocam a temática dos direitos humanos. Assim, sustentou-se a importância de o ensino de História e seus conteúdos curriculares terem uma relação mais consistente com os direitos humanos, especialmente em um momento em que tais direitos são constantemente ameaçados. |
Abstract: | This thesis aims to analyze the representations of human rights and the relation of these rights and the struggle for rights itself with the curricular contents of the teaching of History, in the speeches of high school students and teachers from two public schools located in the city of Campos dos Goytacazes – RJ. The investigation had the perspective of qualitative research, in which the following main techniques were applied: focus groups and a mixed questionnaire to students and semi-open interviews with their History teachers. It was found that teachers and students established relations between the content they teach/learned and human rights. They were based on examples from History, positive and negative, in which rights were perceived from the perspective of affirmation, conquest and also denial, absence. Furthermore, they pointed out that the teaching of history can contribute in terms of struggles for human rights. However, it was found that, at certain moments in the focus groups, some students did not consistently connect the contents studied in History to everyday issues that evoke the theme of human rights. Thus, it is important that the teaching of History and its contents have a more consolidated relation with human rights, especially at a time when such rights are constantly threatened. |
Palavras-chave: | Ensino de História Conteúdos curriculares de História Direitos humanos Representações de alunos e professores Ocupações de escolas públicas History Teaching History contents Human rights Representations of students and teachers Public school occupations |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História Social |
Citação: | ARAÚJO, Fabrícia Vieira de. Direitos humanos no ensino de História: entre o currículo e as representações de alunos e professores. 2021. 240 f. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19961 |
Data de defesa: | 17-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História Social |
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