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Tipo do documento: Tese
Título: Os sentidos da aposentadoria para docentes de enfermagem aposentadas das universidades públicas brasileiras
Título(s) alternativo(s): The Meanings of Retirement for Retired Nursing Professors at Brazilian Public Universities
Autor: Soares, Samira Silva Santos 
Primeiro orientador: Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira
Primeiro membro da banca: Queiroz, Ana Beatriz Azevedo
Segundo membro da banca: Farias, Sheila Nascimento Pereira de
Terceiro membro da banca: Costa, Carolina Cabral Pereira da
Quarto membro da banca: Gomes, Antônio Marcos Tosoli
Resumo: O objeto deste estudo trata dos sentidos da aposentadoria para docentes de enfermagem aposentadas das universidades públicas brasileiras. Objetivos: descrever os motivos que contribuíram para que as docentes de enfermagem das universidades públicas requeressem a aposentadoria; identificar as facilidades e dificuldades encontradas durante o processo de aposentadoria; descrever o cotidiano das docentes de enfermagem das universidades públicas antes e após a obtenção da aposentadoria; discutir os sentidos do trabalho e da aposentadoria para as docentes de enfermagem aposentadas das universidades públicas; e analisar o impacto da aposentadoria na saúde das docentes de enfermagem das universidades públicas. Método: estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com 41 docentes de enfermagem aposentadas de universidades públicas brasileiras e captadas pela técnica snowball. A coleta de dados ocorreu entre março e abril de 2022, utilizou-se de formulário para identificação do perfil das participantes e realizou-se entrevista semiestruturada para apreender o objeto de estudo. As entrevistas ocorreram por meio das plataformas virtuais, como Google Meet e Zoom, foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas com auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Resultados: A análise dos depoimentos resultou em seis classes e apontam que o contexto político brasileiro e a reforma da previdência contribuíram fortemente para o processo de decisão pela aposentadoria das docentes participantes, além disso, para aquelas que se aposentaram a partir de 2020, a experiência da aposentadoria foi peculiar em função da pandemia da Covid-19. Os resultados revelaram ainda que os sentidos atribuídos pelas docentes de enfermagem para a aposentadoria são bastante positivos e estes impactaram positivamente na saúde, possibilitando o exercício do autocuidado que, por vezes, antes era negligenciado, em função das atividades laborais. Identificou-se que para diversas participantes, a aposentadoria não representou o fim das atividades laborais, estas, porém, seguem ocorrendo com mais liberdade de escolha e flexibilidade. Conclusão: a aposentadoria é uma fase importante na vida das docentes de enfermagem, porém, estas devem ser melhor orientadas e preparadas pelas instituições de ensino, para que o processo de transição seja tranquilo e não produza sofrimento, inclusive para aquelas que optarão por seguir trabalhando. Além disso, é fundamental a implementação de estratégias, programas e políticas que acolham e valorizem aquelas docentes que mesmo estando aposentadas, querem seguir contribuindo com os estudantes, a universidade e a sociedade.
Abstract: The object of this study deals with the meanings of retirement for retired nursing professors from Brazilian public universities. Objectives: to describe the reasons that contributed to nursing professors at public universities requesting retirement; identify the facilities and difficulties encountered during the retirement process; to describe the daily life of nursing professors at public universities before and after obtaining retirement; discuss the meanings of work and retirement for retired nursing professors at public universities; and to analyze the impact of retirement on the health of nursing professors at public universities. Method: exploratory-descriptive study, with a qualitative approach, carried out with 41 retired nursing professors from Brazilian public universities and captured by the snowball technique. Data collection took place between March and April 2022, a form was used to identify the profile of the participants and a semi-structured interview was carried out to apprehend the object of study. The interviews took place through virtual platforms, such as Google Meet and Zoom, were recorded in audio, transcribed and analyzed with the help of the software Interface de R pour les Analyzes Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Results: The analysis of the testimonies resulted in six classes and point out that the Brazilian political context and the social security reform strongly contributed to the decision-making process for the retirement of the participating teachers, in addition, for those who retired from 2020 onwards, the experience of retirement was peculiar due to the Covid-19 pandemic. The results also revealed that the meanings attributed by the nursing professors to retirement are quite positive and these had a positive impact on health, enabling the exercise of self-care that was sometimes neglected before, due to work activities. It was identified that for several participants, retirement did not represent the end of work activities, these, however, continue to occur with more freedom of choice and flexibility. Conclusion: retirement is an important phase in the lives of nursing professors, however, they must be better guided and prepared by educational institutions, so that the transition process is smooth and does not produce suffering, including for those who choose to continue working . In addition, it is essential to implement strategies, programs and policies that welcome and value those professors who, even though they are retired, want to continue contributing to students, the university and society.
Palavras-chave: Retirement
Nursing professor
Work
Universities
Social security
Aposentadoria
Docente de enfermagem
Trabalho
Universidades
Previdência social
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM DE SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: SOARES, Samira Silva Santos. Os sentidos da aposentadoria para docentes de enfermagem aposentadas das universidades públicas brasileiras. 2023. 102 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19983
Data de defesa: 20-Abr-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Enfermagem

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