Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19985
Tipo do documento: Tese
Título: “Tá amarrado! Isso é macumba.” : a África e sua história na visão dos alunos evangélicos e seus professores São Gonçalo 2023
Título(s) alternativo(s): ”God forbid! That’s mumbo jumbo.” : Africa and is history through the eyes of evangelical students and their teachers
Autor: Maia, Alline de Assis Xavier 
Primeiro orientador: Rocha, Helenice Aparecida Bastos
Primeiro coorientador: Bahia, Joana D´Arc do Valle
Primeiro membro da banca: Dávila, Brenda Maribel Carranza
Segundo membro da banca: Cabral, Maria Aparecida da Silva
Terceiro membro da banca: Costa, Warley da
Quarto membro da banca: Souza, Mônica Lima e
Resumo: A tese tem por objetivo compreender a recepção dos conteúdos programáticos referentes ao ensino de História da África e da Cultura afro-brasileira por parcela de estudantes do ensino básico de duas escolas da rede estadual do município de São Gonçalo-RJ, que se identificam como evangélicos. O objetivo foi buscado através de uma aproximação etnográfica, com perspectiva da pesquisa qualitativa, na qual entrevistas com docentes e discentes, grupos focais, questionários aplicados a docentes e discentes e a observação participante constituíram-se como técnicas utilizadas. A síntese da pesquisa indica que, para parte dos estudantes pentecostais, as narrativas que tematizam a temática afro-brasileira durante as aulas de História parecem entrar em conflito com crenças pautadas em outras narrativas e valores atribuídos no âmbito das igrejas sobre o assunto. Dessa maneira, defende-se a ideia de que formuladores curriculares, bem como docentes, no ato de escolha dos caminhos para abordar os conteúdos curriculares que tratem do tema em tela, considerem a relevância de aspectos como os que vieram à tona na pesquisa. Sugere-se a ênfase em fontes históricas e metodologia, tornando tais conteúdos menos suscetíveis a questionamentos por parte desse grupo religioso, que tende a demonizar algumas características da cultura afro-brasileira.
Abstract: The dissertation aims to understand the response to the syllabus referring to the teaching of African History and Afro-Brazilian Culture by a portion of elementary school students from two state schools in the municipality of São Gonçalo-RJ, who identify themselves as evangelicals. The objective was accomplished through an ethnographic approach with a qualitative research perspective alongside participant observation, interviews with professors and students, focus groups, and questionnaires applied to professors and students constituted the techniques used. The research's synthesis indicates that, for part of the Pentecostal students, the narratives that discuss the Afro-Brazilian theme during History classes seem to conflict with beliefs based on other narratives and values attributed within the scope of churches on the subject. In this manner, the recommended idea is that syllabus instructors, as well as professors, in the process of choosing the direction to address the curricular contents that deal with the theme in discussion, consider the relevance of aspects such as those that surfaced in the research. Emphasis is suggested on historical sources and methodology, making such contents less susceptible to questioning by this religious group, which tends to demonize some characteristics of Afro-Brazilian culture.
Palavras-chave: History teaching
Afro-Brazilian culture
History of Africa
Evangelicals
Ensino de História
Cultura afro-brasileira
História da África
Evangélicos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em História Social
Citação: MAIA, Alline de Assis Xavier.“Tá amarrado! Isso é macumba.” : a África e sua história na visão dos alunos evangélicos e seus professores. 2023. 233 f. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19985
Data de defesa: 15-Fev-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em História Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Alline de Assis Xavier Maia - 2023 - Completa.pdfDocumento principal4,61 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.