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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19993
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Alfabetização em uma escola de tempo integral em Niterói |
Título(s) alternativo(s): | Alfabetización en una escuela de tiempo completo en Niterói |
Autor: | Pereira, Maria Roseli Vianna ![]() |
Primeiro orientador: | Leite, Vania Finholdt Angelo |
Primeiro membro da banca: | Souza, Maria Ines Galvão Flores Marcondes de |
Segundo membro da banca: | Alves, Bruna Molisani Ferreira |
Terceiro membro da banca: | Fontoura, Helena Amaral da |
Resumo: | O objetivo deste estudo é compreender como se organiza o trabalho da professora alfabetizadora do segundo ano em relação à apropriação do sistema alfabético em uma escola de Educação integral em tempo integral na rede pública municipal de Niterói. Este estudo fundamenta-se na concepção de alfabetização na perspectiva discursiva como elemento integrante das construções que se dão no espaço de interrelações sociais, tendo como aportes teóricos os estudos de Smolka (1987) e Goulart (2000, 2014, 2017, 2019). Além desses, a pesquisa está fundamentada nas discussões relacionadas à Educação integral em tempo integral desenvolvidas por Cavaliere (2009, 2010) e Mauricio (2009). Dialogando com os autores, conseguimos refletir sobre as relações entre as concepções de alfabetização e as contribuições de uma educação integral em tempo integral para o desenvolvimento educacional. A pesquisa é de abordagem qualitativa. Utilizamos os seguintes instrumentos para a produção dos dados: observação das aulas e dos cadernos dos alunos e entrevista semiestruturada com a professora (regente da escola)da turma. A observação das aulas, tiveram a duração de três meses, entre maio e julho de 2019. A partir dos dados, desenvolvemos duas categorias de análises, a primeira com três subcategorias e a segunda com quatro subcategorias, que nos possibilitou compreender os processos de alfabetização na apropriação da escrita. Além disso, percebemos que a adesão da escola por uma Educação integral em tempo integral contribui significativamente para uma educação que visa ao desenvolvimento pleno dos alunos nos anos iniciais. Foi possível constatar a existência de um espaço dialógico na sala de aula, respeitando os alunos, considerando-os sujeitos históricos e culturais que, por meio da interação e da interlocução, vivenciavam situações proporcionadas a partir dos conhecimentos já adquiridos dos alunos. Os alunos tinham oportunidade de compartilhar diferentes saberes como parte do processo de produção de sentidos e, em meio ao processo de produção de textos, o trabalho educativo ocorria, integrando uma proposta de alfabetização na perspectiva discursiva com a participação de todos os envolvidos no contexto da sala de aula. |
Abstract: | El objetivo de este estudio es comprender cómo se organiza el trabajo del maestro de alfabetización de segundo año en relación con la apropriación del sistema alfabético, en una escuela de educación a tiempo completo en la red pública municipal de Niterói. Este estudio se basa en la concepción de la alfabetización en la perspectiva discursiva como un elemento integral de las construcciones que tienen lugar en el espacio de las interrelaciones sociales, teniendo como aportes teóricos los estudios de Smolka (1987) e Goulart (2000, 2014, 2017, 2019). Además de estos, la investigación se basa en las discusiones relacionadas con la educación a tiempo completo desarrollada por Cavaliere (2009, 2010) y Mauricio (2009). En diálogo con los autores, pudimos reflexionar sobre la relación entre los conceptos de alfabetización y las contribuciones de una educación a tiempo completo al desarrollo educativo. La investigación tiene un enfoque cualitativo. Utilizamos los siguientes instrumentos para la producción de datos: observación de las clases y cuadernos de los alumnos y entrevista semiestructurada con el maestro de la clase. La observación de las clases duró tres meses, entre mayo e julio de 2019. Con base en los datos, desarrollamos dos categorías de análisis, la primera con tres subcategorías y la segunda con cuatro subcategorías, lo que nos permitió comprender el procesos de alfabetización en la apropiación de la escritura. Además, nos damos cuenta de que la adhesión de la escuela a una educación a tiempo completo contribuye significativamente a una educación que apunta al desarrollo completo de los estudiantes en los primeros años. Fue posible verificar la existencia de un espacio dialógico en el aula, respetando a los alumnos considerándolos sujetos históricos culturales que, a través de la interacción y la interlocución, experimentaron situaciones aportadas a partir del conocimiento ya adquirido. Los estudiantes tuvieron la oportunidad de compartir diferentes conocimientos como parte del proceso de producción de significados y, en medio del proceso de producción de textos, se llevó a cabo un trabajo educativo, integrando una propuesta de alfabetización en la perspectiva discursiva con la participación de todos los involucrados en el contexto de aula |
Palavras-chave: | Educación integral Alfabetización discursiva Educación primaria Educação integral Alfabetização discursiva Ensino Fundamental |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | PEREIRA, Maria Roseli Vianna. Alfabetização em uma escola de tempo integral em Niterói. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19993 |
Data de defesa: | 25-Mai-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação Maria Roseli Vianna Pereira - 2020 - Completa.pdf | Documento principal | 3,7 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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