Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19995
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Fora dos muros da escola: a apropriação dos locais de memória da Ilha de Guaratiba como espaços educativos |
Título(s) alternativo(s): | Outside the walls of the school: the appropriation of the memory spaces of Ilha de Guaratiba as educational spaces |
Autor: | Barbosa, Yara de Almeida |
Primeiro orientador: | Reznik, Luís |
Primeiro membro da banca: | Siman, Lana Mara de Castro |
Segundo membro da banca: | Gonçalves, Márcia de Almeida |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objeto de estudo o reconhecimento do patrimônio histórico local no bairro de Guaratiba, mapeando seus lugares de memória como possibilidades para o ensino de História, oportunizando o empoderamento identitário dos alunos e a apropriação do patrimônio local pelos mesmos, pautada nos estudos sobre memória, saber histórico escolar, história local e patrimônio. Como produto final, apresentamos um mapa patrimonial, denominado Guaratiba no mapa, onde os marcos referenciais estão delimitados e sua indicação será feita através de uma ferramenta digital interativa, possibilitando a acessibilidade e interdisciplinaridade. Assim poderemos experimentar uma forma diferenciada de executar o conteúdo escolar para além dos muros escolares, porém preservando o conhecimento |
Abstract: | This research has as object of study the recognition of the local historical patrimony in the neighborhood of Guaratiba, mapping its places of memory as possibilities for the teaching of History, allowing the identity empowerment of the students and the appropriation of the local patrimony by them, based on memory studies, school history, local history and heritage. As a final product, we present a heritage map, called Guaratiba on the map, where the landmarks are delimited and their indication will be made through an interactive digital tool, allowing accessibility and interdisciplinarity. Thus, we will be able to experience a different way of delivering school content beyond school walls, while preserving knowledge. |
Palavras-chave: | History Teaching Teaching and learning in non-formal spaces Local history Heritage education Memory and identity Ensino de História Ensino e aprendizagem em espaços não-formais História local Educação patrimonial Memória e identidade |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Citação: | BARBOSA, Yara de Almeida. Fora dos muros da escola: a apropriação dos locais de memória da Ilha de Guaratiba como espaços educativos. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19995 |
Data de defesa: | 4-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Yara de Almeida Barbosa - 2020 - Completa.pdf | Documento principal | 8,96 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.