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Tipo do documento: Dissertação
Título: Dom Adriano e ensino de história para os direitos humanos: um mapa digital sobre locais de memória e resistência à Ditadura em Nova Iguaçu
Título(s) alternativo(s): Don Adriano and history teaching for human rights: a digital map regarding places of memory and resistance to the Dictatorship in Nova Iguaçu
Autor: Henriques, Samuel de Almeida 
Primeiro orientador: Silva, Daniel Pinha
Primeiro membro da banca: Reznik, Luís
Segundo membro da banca: Fortes, Alexandre
Resumo: O Presente estudo partiu da experiência de sala de aula. Temas espinhosos revelavam conflitos de memória e exaltações à violações dos direitos humanos como o retorno à ditadura militar no Brasil. Como jovens, que não vivenciaram esta realidade, defendiam o retorno a um regime de exceção? Será que sabiam o que realmente era uma ditadura? E os direitos essenciais do cidadão? Qual seria o papel do professor na reelaboração dessas memórias? Essas questões levaram à formulação de uma proposta de produto final que pudesse trabalhar conceitos fundamentais para a reflexão sobre democracia, ditadura, direitos humanos e o papel do ser humano como agente de resistência e luta pela preservação de tais direitos. Para isso seria necessário mobilizar conceitos trabalhados nas aulas de mestrado profissional Profhistoria. Foram utilizados como base teórica Locais de Memória, Ensino de História e História Local. Esses foram os elementos que nortearam a criação de um aplicativo, um mapa virtual, contendo locais de memória em Nova Iguaçu. Todos os locais têm como elemento em comum a atuação de Dom Adriano Hypólito, bispo de Nova Iguaçu entre 1966 e 1994 e sua atuação enquanto liderança religiosa na luta contra a violação dos Direitos Humanos - assim, usando como referência uma figura local, elemento identitário, contribuindo para melhor compreensão dos conceitos, desenvolvendo a consciência histórica.
Abstract: This study came from classroom experience. Thorny themes revealed conflicts of memory and exaltations of human rights violations, such as the return to the military dictatorship in Brazil. How did young people, who did not experience this reality, defend the return to an exceptional regime? Did they know what a dictatorship indeed was? What about the indispensable rights of the citizen? What will be the role of the teacher in the re-elaboration of these memories? These questions led to the formulation of a proposal for a final product that could work on fundamental concepts for reflection on democracy, dictatorship, human rights and the role of the human being as an agent of resistance and struggle for the preservation of these rights. For that, it would be necessary to mobilize concepts worked on in the professional master's degree in Profhistoria. Places of Memory, History Teaching, and Local History were used as a theoretical basis. These were the elements that guided the creation of an application, a virtual map, containing memory holes in Nova Iguaçu. All locations have in common the performance of Dom Adriano Hypólito, bishop of Nova Iguaçu between 1966 and 1994 and his performance as a religious leader in the fight against the violation of Human Rights. Therefore, using as a reference to a local figure, an identity element, contributing to a better understanding of the concepts, developing historical awareness.
Palavras-chave: Memory locations
History teaching
Local history
Human rights
Locais de memória
Ensino de história
História local
Direitos humanos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: HENRIQUES, Samuel de Almeida. Dom Adriano e ensino de história para os direitos humanos: um mapa digital sobre locais de memória e resistência à Ditadura em Nova Iguaçu. 2020. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20000
Data de defesa: 14-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

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