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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20001
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Com que roupa eu vou? Conversando sobre gênero, sexualidade e educação no Colégio Pedro II |
Autor: | Fuly, Giselle da Cunha ![]() |
Primeiro orientador: | Dias, Rosimeri de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier |
Segundo membro da banca: | Ferrari, Anderson |
Resumo: | O presente trabalho problematiza a implementação da Portaria nº 2449, de 22 de julho de 2016, no Colégio Pedro II. A Portaria que trata das normas e dos procedimentos discentes, traz pela primeira vez na história da referida instituição a possibilidade das estudantes e dos estudantes escolherem suas peças de uniforme, acabando com a segregação do uniforme por sexo (masculino ou feminino). A investigação é orientada metodologicamente pelas perspectivas da genealogia e da anarquealogia, bem como tecida através de conversas - entrevistas com estudantes e profissionais do Colégio Pedro II, escrita de diário de pesquisa e análise da Portaria nº 2449. Para nos auxiliar na feitura do campo de análise e de intervenção trazemos alguns intercessores como estudantes e professoras/es do Colégio Pedro II, Guacira Lopes Louro, Guilles Deleuze, Paul Veyne e Michel Foucault. Nosso estudo é atravessado por acontecimentos do presente e pelo jogo proposto por Foucault através do conceito de dispositivo e sua maquinaria operante no controle de corpos, de mentes e também na produção de subjetividade. Pensamos ainda na atuação dos dispositivos de gênero e de sexualidade no ambiente escolar. |
Abstract: | Le présent travail problématique la mise en œuvre de l'ordonnance nº 2449 du 22 juillet 2016 dans le Colégio Pedro II. La Portaria, qui traite des normes et procédures des étudiants, offre pour la première fois dans l’histoire de cette institution la possibilité aux étudiants et aux étudiants de choisir leurs uniformes, éliminant ainsi la séparation de l’uniforme par sexe (homme ou femme). La recherche est guidée méthodologiquement par les perspectives de la généalogie et de l’anarchologie, ainsi que par des conversations - entretiens avec des étudiants et des professionnels du Collège Pedro II, rédaction d’un journal de recherche et analyse de l’ordonnance n ° 2449. Pour nous aider à faire du analyse et intervention nous apportons des intercesseurs en tant qu'étudiants et enseignants du Colégio Pedro II, de Guacira Lopes Louro, de Guilles Deleuze, de Paul Veyne et de Michel Foucault. Notre étude est traversée par les événements du présent et par le jeu proposé par Foucault à travers le concept de dispositif et ses mécanismes en place dans le contrôle des corps, des esprits mais aussi dans la production de subjectivité. Nous pensons également à la performance des dispositifs de genre et de sexualité dans les écoles. |
Palavras-chave: | Gênero Sexualidade Dispositivo Michel Foucault Genre La sexualité Appareil Michel Foucault |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | FULY, Giselle da Cunha. Com que roupa eu vou? Conversando sobre gênero, sexualidade e educação no Colégio Pedro II. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20001 |
Data de defesa: | 25-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
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Dissertação - Giselle da Cunha Fuly - 2019 - Completa.pdf | 4,1 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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