Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20001
Tipo do documento: Dissertação
Título: Com que roupa eu vou? Conversando sobre gênero, sexualidade e educação no Colégio Pedro II
Autor: Fuly, Giselle da Cunha 
Primeiro orientador: Dias, Rosimeri de Oliveira
Primeiro membro da banca: Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier
Segundo membro da banca: Ferrari, Anderson
Resumo: O presente trabalho problematiza a implementação da Portaria nº 2449, de 22 de julho de 2016, no Colégio Pedro II. A Portaria que trata das normas e dos procedimentos discentes, traz pela primeira vez na história da referida instituição a possibilidade das estudantes e dos estudantes escolherem suas peças de uniforme, acabando com a segregação do uniforme por sexo (masculino ou feminino). A investigação é orientada metodologicamente pelas perspectivas da genealogia e da anarquealogia, bem como tecida através de conversas - entrevistas com estudantes e profissionais do Colégio Pedro II, escrita de diário de pesquisa e análise da Portaria nº 2449. Para nos auxiliar na feitura do campo de análise e de intervenção trazemos alguns intercessores como estudantes e professoras/es do Colégio Pedro II, Guacira Lopes Louro, Guilles Deleuze, Paul Veyne e Michel Foucault. Nosso estudo é atravessado por acontecimentos do presente e pelo jogo proposto por Foucault através do conceito de dispositivo e sua maquinaria operante no controle de corpos, de mentes e também na produção de subjetividade. Pensamos ainda na atuação dos dispositivos de gênero e de sexualidade no ambiente escolar.
Abstract: Le présent travail problématique la mise en œuvre de l'ordonnance nº 2449 du 22 juillet 2016 dans le Colégio Pedro II. La Portaria, qui traite des normes et procédures des étudiants, offre pour la première fois dans l’histoire de cette institution la possibilité aux étudiants et aux étudiants de choisir leurs uniformes, éliminant ainsi la séparation de l’uniforme par sexe (homme ou femme). La recherche est guidée méthodologiquement par les perspectives de la généalogie et de l’anarchologie, ainsi que par des conversations - entretiens avec des étudiants et des professionnels du Collège Pedro II, rédaction d’un journal de recherche et analyse de l’ordonnance n ° 2449. Pour nous aider à faire du analyse et intervention nous apportons des intercesseurs en tant qu'étudiants et enseignants du Colégio Pedro II, de Guacira Lopes Louro, de Guilles Deleuze, de Paul Veyne et de Michel Foucault. Notre étude est traversée par les événements du présent et par le jeu proposé par Foucault à travers le concept de dispositif et ses mécanismes en place dans le contrôle des corps, des esprits mais aussi dans la production de subjectivité. Nous pensons également à la performance des dispositifs de genre et de sexualité dans les écoles.
Palavras-chave: Gênero
Sexualidade
Dispositivo
Michel Foucault
Genre
La sexualité
Appareil
Michel Foucault
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: FULY, Giselle da Cunha. Com que roupa eu vou? Conversando sobre gênero, sexualidade e educação no Colégio Pedro II. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20001
Data de defesa: 25-Fev-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Giselle da Cunha Fuly - 2019 - Completa.pdf4,1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.