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Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura literária e ensino de Matemática: uma parceria possível à luz da interdisciplinaridade
Título(s) alternativo(s): Literary reading and mathematics teaching: a possible partnership in the light of interdisciplinarity
Autor: Cêsca, Patrícia Pimentel Marques 
Primeiro orientador: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Primeiro membro da banca: Santos, Denise Salim
Segundo membro da banca: Aguilar Junior, Carlos Augusto
Resumo: De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (2018), o desenvolvimento da competência leitora fortalece a necessidade do diálogo interdisciplinar para que o indivíduo desenvolva leituras coerentes de mundo, uma vez que ler, compreender, interpretar, fazer conexões e argumentar são processos pedagógicos essenciais na formação do aluno. A leitura literária constitui-se em um mecanismo importante para o desenvolvimento dessas habilidades. Contudo, é comum os professores de Matemática reclamarem da falta de aptidão dos estudantes para ler e interpretar os enunciados matemáticos, mas o que se tem feito para sanar ou reduzir essas dificuldades? Angela Kleiman (2016) afirma que a leitura é fundamental para dar soluções aos problemas relacionados ao pouco aproveitamento escolar, porém a falta de um projeto de leitura que envolva todas as áreas do conhecimento tonar-se frequente nas instituições, visto que é uma prática, culturalmente, destinada à disciplina de Língua Portuguesa. O afastamento existente entre o ensino de Matemática e a leitura literária pode afetar o desempenho dos alunos na referida disciplina, pois a falta de aptidão na interpretação dos enunciados dificulta o desenvolvimento de habilidades e competências na resolução dos exercícios. José Nilson Machado (2012, p. 71) revela que “os contos de fadas constituem uma importante fonte de inspiração para a organização das aulas de matemáticas, sobretudo pelo modo como os contextos ficcionais são explorados”. Entretanto, como ensinar Matemática por intermédio da leitura literária? Diante dessa problemática, a presente Dissertação tem por objetivo mostrar que é possível, por meio de um projeto interdisciplinar, realizado em uma escola particular da Zona Oeste do Rio de Janeiro, um trabalho utilizando os livros paradidáticos como um instrumento facilitador do processo de ensino e de aprendizagem de Matemática. Para isso, a metodologia a ser utilizada foi de base bibliográfica, assim como a pesquisa-ação. Perante o exposto, foram trabalhados os conceitos de Isabel Solé (1998) e Regina Zilberman (1996) sobre a prática da leitura como projeto curricular; José Nilson Machado (1998), Katia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz (2001) e Ubiratan D’Ambrósio (2012) no que diz respeito à prática da leitura nas aulas de Matemática, entre outros estudiosos. Todos esses aspectos encontram-se alinhados aos documentos oficiais vigentes
Abstract: According to the National Common Curricular Base (2018), the development of reading competence strengthens the need for interdisciplinary dialogue so that the individual develops coherent readings of the world, since reading, understanding, interpreting, making connections and arguing are processes essential pedagogical elements in student education. Literary reading constitutes an important mechanism for the development of these skills. However, it is common for Mathematics teachers to complain about the students' lack of ability to read and interpret mathematical statements, but what has been done to remedy or reduce these difficulties? Angela Kleiman (2016) states that reading is essential to provide solutions to problems related to poor school performance, but the lack of a reading project that involves all areas of knowledge becomes frequent in institutions, since it is a practice, culturally, destined to the subject of Portuguese Language. The distance between teaching Mathematics and literary reading can affect the performance of students in that discipline, as the lack of aptitude in interpreting statements makes it difficult to develop skills and competences in solving exercises. José Nilson Machado (2012, p. 71) reveals that “fairy tales constitute an important source of inspiration for the organization of mathematics classes, mainly due to the way in which fictional contexts are explored”. However, how to teach Mathematics through literary reading? Faced with this problem, this Dissertation aims to show that it is possible, through an interdisciplinary project, carried out in a private school in the West Zone of Rio de Janeiro, a work using paradidactic books as a facilitator instrument of the teaching process and Mathematics learning concept. For this, the methodology to be used is based on literature, as well as action research. Given the above, the concepts of Isabel Solé (1998) and Regina Zilberman (1996) on the practice of reading as a curricular project are worked on; José Nilson Machado (1998), Katia Stocco Smole and Maria Ignez Diniz (2001) and Ubiratan D'Ambrósio (2012) with regard to the practice of reading in Mathematics classes. All these aspects are in line with current official documents
Palavras-chave: Portuguese language
Interdisciplinary project
Língua Portuguesa
Projeto interdisciplinar
Leitura literária
Ensino de Matemática
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Matemática – Estudo e ensino
Leitura – Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Literary reading
Mathematics teaching
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CÊSCA, Patrícia Pimentel Marques. Leitura literária e ensino de Matemática: uma parceria possível à luz da interdisciplinaridade. 2023. 141 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20005
Data de defesa: 28-Abr-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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