Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20015
Tipo do documento: Dissertação
Título: Poéticas com os cotidianos: artes como criações curriculares, estética da vida, ética e política visual
Título(s) alternativo(s): Poéticas con la vida cotidiana: las artes como creaciones curriculares, la estética de la vida, la ética y la política visual
Poetics with daily life: Arts as curricular creations, aesthetics of life, ethics and visual politics
Autor: Gregorio, Talita dos Santos Malheiros 
Primeiro orientador: Alves, Nilda Guimarães
Primeiro membro da banca: Soares, Maria da Conceição Silva
Segundo membro da banca: Martins, Alice Fátima
Terceiro membro da banca: Peixoto, Leonardo Ferreira
Resumo: Artes e poéticas cotidianas. Esta pesquisa, que se apresenta como uma conversa acerca das redes educativas, dos currículos e dos tantos ‘espaçostempos’ escolares, conta um pouco da minha trajetória como estudante, pesquisadora e professora de Artes da rede pública da cidade do Rio de Janeiro junto das imagens, este artefato ‘sensóriovisual’ que me acompanha desde a infância. Ao entender a potência dos encontros e das narrativas como metodologia de pesquisa com os cotidianos, esse texto se liga aos seus movimentos de caos e belezas pelas fabulações e pelos blocos de sensações que as artes proporcionam e proporcionaram às criações curriculares durante o período de isolamento social determinado pela pandemia mundial de Covid-19. A partir das dimensões ética, estética, política e poética da educação e de alguns acontecimentos que escorregaram dos controles de nossos ‘corposmentes’ e por entre as barreiras ilusórias das disciplinas, um devir-currículo experimentador de mundos e de possibilidades com as artes também foi possível ser criado longe das estruturas físicas das escolas. Esse apanhado de criações e resistências, de realidades e ficções, desemboca em um texto cheio de afetos, cores, imagens e sentimentos. Certeau, Deleuze, Guattari, Gallo, Pallasmaa, Alves, Martins, entre outros pesquisadores com os cotidianos me auxiliaram teoricamente nessa caminhada.
Abstract: The arts and daily life poetics. This research presents itself as a conversation about educational networks, curriculum, and the many school ‘spacestimes', it tells a little about my trajectory as a student, researcher, and art teacher in the public network of Rio de Janeiro, along with the images, this 'sensory-visual' artifact has been with me since childhood. By understanding the force of encounters and narratives as a research methodology with daily life, this text is linked to its movements of chaos and beauty, through fables and blocks of sensations that the arts provide and provided to curriculum creations during the period of social isolation determined by the worldwide Covid-19 pandemic. From the ethical, aesthetic, political, and poetic dimensions of education and some events that got out of control of our ‘bodiesminds’, and through the illusory barriers of school subjects, a becoming-curriculum that experiences worlds and possibilities with the arts, it was also possible to be created away from the physical structures of schools. This collection of creations, resistances, realities, and fiction leads to a text full of affections, colors, images and feelings. Certeau, Deleuze, Guattari, Gallo, Pallasmaa, Alves, Martins, among other researchers with daily life helped me on this theoretical journey.
Artes cotidianas y poética. Esta investigación, que se presenta como una conversación sobre redes educativas, planes de estudio y los muchos "espacios" escolares, cuenta un poco sobre mi trayectoria como estudiante, investigadora y profesora de Artes de la red pública de Río de Janeiro junto con las imágenes, este artefacto "sensorial" que me ha acompañado desde la infancia. Al entender el poder de los encuentros y las narrativas como metodología de investigación con la vida cotidiana, este texto se vincula a sus movimientos de caos y belleza por las fabulaciones y bloques de sensaciones que las artes proporcionan y proporcionan a las creaciones curriculares durante el período de aislamiento social determinado por la pandemia global de Covid-19. A partir de las dimensiones éticas, estéticas, políticas y poéticas de la educación y de algunos acontecimientos que se deslizaron fuera de los controles de nuestros "cuerpos" y a través de las barreras ilusorias de las disciplinas, también fue posible crear un currículo de devenir experimentando con mundos y posibilidades con las artes lejos de las estructuras físicas de las escuelas. Esta colección de creaciones y resistencias, de realidades y ficciones, conducen a un texto lleno de afectos, colores, imágenes y sentimientos. Certeau, Deleuze, Guattari, Gallo, Pallasmaa, Alves, Martins, entre otros investigadores con la vida cotidiana me ayudaron teóricamente en este paseo.
Palavras-chave: Artes
Cotidiano
Redes educativas
Creaciones curriculares
Pandemia de covid-19
Arts
The daily ones
Educational networks
Curriculum creations
Covid-19 pandemic
Artes
Cotidianos
Redes educativas
Criações curriculares
Pandemia de covid-19
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GREGORIO, Talita dos Santos Malheiros. Poéticas com os cotidianos: artes como criações curriculares, estética da vida, ética e política visual. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20015
Data de defesa: 6-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Talita dos Santos Malheiros Gregorio - 2023 - Completa.pdf6,73 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.