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Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre a memória e o esquecimento: um percurso sobre o anarquismo no Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Between memory and oblivion: a pedagogical path about anarchism in Rio de Janeiro
Autor: Amaral, Henrique Sá 
Primeiro orientador: Costa, Carina Martins
Primeiro membro da banca: Samis, Alexandre Ribeiro
Segundo membro da banca: Martins, Angela Maria Roberti
Terceiro membro da banca: Fonseca, Vivian Luiz
Resumo: O presente trabalho visa apresentar um de percurso pedagógico nos espaços de memória e militância do anarquismo do início do século XX, localizados no Centro do Rio de Janeiro. O estudo privilegia o direito à utilização pedagógica da cidade e a defesa de uma concepção de ensino de história que extrapole os espaços de educação formal. Nesse sentido, propõe um percurso que engloba espaços consagrados da história sócio-política carioca, como a Rua do Ouvidor, o Largo de São Francisco, a Praça Tiradentes, a Rua da Constituição e a Praça da República. Ao longo do trabalho, visamos à valorização da trajetória de trabalhadores que ressignificaram estes espaços, produzindo um contraponto ao discurso reproduzido pelos monumentos, que demarcam a narrativa oficial de exaltação a grandes líderes, como protagonistas da formação do Estado brasileiro. Desta maneira, ressaltamos aqui o papel dos trabalhadores, que inspirados por autores e práticas anarquistas, foram capazes de elaborar movimentos de resistência ao modelo político-econômico da época, através da mobilização classista, das greves, boicotes, além da instituição de uma educação popular e redes de comunicação editorial alternativas. A aplicação do roteiro, direcionado à comunidade escolar e aos trabalhadores(as) interessados(as) em experiências classistas de diferentes temporalidades, implica a realização de atividades prévias de sensibilização e preparação, uma vez que, a aprendizagem nas cidades postula habilidades singulares. Sendo assim, apresentamos ferramentas de comunicação e propagação das ideias revolucionárias utilizadas pelos trabalhadores e militantes do começo do século XX, tais como: trechos de artigos, poemas, registros fotográficos de greves e assembleias, entre outros, que demarcam a atualidade das reivindicações dos trabalhadores do período analisado. O conjunto de atividades dirige-se a problematização de percepções naturalizadas, enraizadas em tensões presentistas, viabilizando a reflexão crítica do acúmulo de experiências de resistência e congregação da classe trabalhadora. Entre as referências da pesquisa, contamos com o conceito de pedagogia integral anarquista, comprometida com a experimentação da ajuda mútua e da ação direta, a qual dá materialidade à prática da educação integral, teorizada por estudiosos como Mikhail Bakunin e Paul Robin, os quais refletiram sobre o papel revolucionário da educação na construção da liberdade complementar. Dentre os temas caros ao roteiro, podemos destacar: autonomia, democratização do ensino e acesso à cultura e igualdade de gênero.
Abstract: The present work aims to present a pedagogical path in the spaces of memory and militancy of anarchism of the beginning of the 20th century, located in the Center of Rio de Janeiro. The study privileges the right to the pedagogical use of the city and the defense of a conception of teaching history that goes beyond the spaces of formal education. In this sense, it proposes a route that covers spaces consecrated in Rio's socio-political history, such as Rua do Ouvidor, o Largo de São Francisco, a Praça Tiradentes, a Rua da Constituição e a Praça da República. Throughout the work, we aim at valuing the trajectory of workers who reframed these spaces, producing a counterpoint to the hegemonic discourse reproduced by the monuments, which demarcate the official narrative of exaltation to great leaders, as protagonists of the formation of the Brazilian State. We emphasize the role of anarchists, capable of developing movements of resistance to the political-economic model of the time, through class mobilization, strikes, boycotts, in addition to the institution of popular education and alternative editorial communication networks. The application of the pedagogical path, aimed at the school community and workers interested in class experiences of different periods, implies the realization of previous activities of awareness and preparation, since learning in cities postulates unique skills. With that in mind, we present the propagation tools of the revolutionary ideas used by workers and militants of the beginning of the 20th century, such as: excerpts from articles, poems, photographic records of strikes and assemblies, among others, which mark the current status of workers' claims of the analyzed period. The set of activities addresses the problematization of naturalized perceptions, rooted in presentist tensions, enabling the critical reflection of the accumulation of experiences of resistance and congregation of the working class. Among the research references, we have the concept of integral anarchist pedagogy, committed to the experimentation of mutual aid and direct action, which gives materiality to the practice of integral education, theorized by scholars such as Mikhail Bakunin and Paul Robin, who reflected on the revolutionary role of education in building complementary freedom. Among the themes addressed by the pedagogical path, we can highlight: autonomy, democratization of teaching and access to culture and gender equality.
Palavras-chave: Anarchism
Anarchist education
Pedagogical route
Revolutionary syndicalism
Oligarchic republic
Anarquismo
Educação anarquista
Percurso pedagógico
Sindicalismo
Revolucionário
República oligárquica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: AMARAL, Henrique Sá. Entre a memória e o esquecimento: um percurso sobre o anarquismo no Rio de Janeiro. 2020. 184 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20033
Data de defesa: 15-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

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