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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20039
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Feiras de Ciências como instrumento de disseminação da metodologia científica: elaboração de roteiro para Feiras de Ciências |
Título(s) alternativo(s): | Science Fair as an instrument for the dissemination of scientific methodology: preparation of a script for science fairs |
Autor: | Silva, Raphael Gomes da ![]() |
Primeiro orientador: | Santos, Sonia Barbosa dos |
Primeiro membro da banca: | Donato, Ana Maria |
Segundo membro da banca: | Costa, Clélia Christina Mello Silva Almeida da |
Resumo: | Feiras de Ciências estão no cotidiano das escolas brasileiras desde a década de 1960, e já mudaram bastante ao longo destas décadas. Este trabalho teve como objetivo principal a confecção de um roteiro para auxiliar os professores de uma determinada escola da rede pública do estado do Rio de Janeiro na elaboração de feiras de ciências. Para a realização do roteiro foi feito um levantamento da concepção dos professores sobre o tema em questão. O levantamento foi efetuado através de um questionário com questões abertas e uma fechada, sendo que dos 28 professores da escola, apenas oito retornaram. Os dados foram analisados através da metodologia de análise de discurso. Os resultados mostraram que embora os professores tenham conhecimento teórico, possuem dificuldades em fazer a transposição da teoria para a prática, não usando todo o potencial que as Feiras de Ciências apresentam para o desenvolvimento do ensino de Ciências por projetos. A partir das dificuldades identificadas, foi realizado um levantamento bibliográfico para entender as bases metodológicas das feiras de ciências visando construir o roteiro, como também disseminar o ensino por projetos na escola onde o trabalho foi realizado. Este levantamento recuperou 37 artigos plenos e 24 resumos em eventos, os quais em sua maioria destacam a capacidade deste tipo de evento escolar de difundir o ensino por projetos e dar uma maior autonomia aos alunos quanto a construção do conhecimento. O roteiro tem como foco principal estimular a introdução do ensino por projetos nas feiras de ciências, sugerindo propostas de como introduzir os projetos na vida escolar, pois, com visto na análise da concepção dos professores, a parte mais complicada é a transposição dos conceitos metodológicos para a prática acadêmica. |
Abstract: | cience fairs have been in Brazilian schools everyday schools since the 1960s, and have changed considerably over the decades. This work had as its main objective the elaboration of a script to help the teachers of a public school of the public network of the state of Rio de Janeiro in the elaboration of science fairs. For the accomplishment of the script was made a survey of the conception of the teachers on the subject in question. The survey was carried out through a questionnaire with open questions and a closed one, and among 28 teachers of the school, only eight returned it. The data was analyzed through the discourse analysis methodology. The results showed that although the teachers have theoretical knowledge, they have difficulties in transposing theory into practice, not using all the potential that Science Fairs represents for the development of science teaching by projects. Based on the difficulties identified, a bibliographical survey was carried out to understand the methodological bases of science fairs to construct a script that facilitates teachers in the elaboration of these school events, as well as to disseminate teaching by projects in the school where the work was done. This survey retrieved 37 full papers and 24 abstracts in events, which mostly highlight the ability of these kinds of school events to disseminate teaching by projects and give students greater autonomy in the construction of knowledge. The main focus of the script is suggesting proposals on how to introduce projects into school life, since, in the analysis of the teachers' conception, the most complicated part is the transposition of methodological concepts for academic practice. |
Palavras-chave: | Feira de Ciências Ensino por projetos Roteiro Aprendizagem Projetos científicos Pesquisa - Metodologia Ciências – Estudo e Ensino Práticas pedagógicas Science fair Teaching by projects Guide |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO) |
Citação: | SILVA, Raphael Gomes da. Science Fair as an instrument for the dissemination of scientific methodology: preparation of a script for science fairs, 2019. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20039 |
Data de defesa: | 20-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
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Dissertação - Raphael Gomes da Silva - 2019 - Completa.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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