Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20040
Tipo do documento: Dissertação
Título: Biologia Celular no Ensino Médio: uma proposta de sequência didática com o uso das Tecnologias de Informação e da Comunicação
Título(s) alternativo(s): Cell Biology in High School: A Proposed Didactic Sequence Using Information and Communication Technologie
Autor: Costa, Bruno Fernades da 
Primeiro orientador: Oliveira, Marcia Taborda Corrêa
Primeiro membro da banca: Lacerda, Fátima Kzam Damaceno de
Segundo membro da banca: Masuda, Masako Oya
Resumo: A interação entre os atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem é fundamental para uma aprendizagem significativa e de qualidade. Atualmente, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) exercem um papel de destaque nas relações sociais, principalmente quando a parcela da população em questão são os nativos digitais. Diante da importância das relações interpessoais na educação e do papel das tecnologias digitais para o estabelecimento e fortalecimento dessas relações, o presente projeto de pesquisa, do tipo participante, teve como objetivo geral desenvolver uma sequência didática com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino de Biologia Celular. A sequência didática foi implementada no Colégio Estadual Emília Roschemant, Nova Friburgo/RJ, tendo como público-alvo alunos do 1° ano do ensino médio do ano letivo de 2019, totalizando 54 participantes, na faixa etária compreendida entre quinze e dezoito anos. A pesquisa teve início com a aplicação de um questionário aos discentes. O questionário visava conhecer o acesso, a familiaridade e as preferências dos alunos em relação ao acesso à internet. Além disso, o questionário solicitava que os participantes avaliassem o nível de percepção sobre o seu próprio conhecimento em relação à Biologia Celular. Após a aplicação da sequência didática, ao longo de 32 aulas, um segundo questionário foi aplicado aos participantes que teve como objetivo reavaliar o nível de percepção dos participantes quanto à Biologia Celular, após a intervenção pedagógica. O segundo questionário também continha questões que buscavam conhecer a análise dos discentes acerca da sequência didática em si e sobre os recursos da TICs que foram utilizados. O uso das TICs permitiram uma maior interação entre os atores do processo de aprendizagem, assim como o acesso e a busca pela informação. As TICs facilitaram o processo de aprendizagem segundo os próprios discentes, uma vez que tais recursos permitem tornar mais tangíveis temas que exigem um alto nível de abstração em biologia, além de, proporcionarem momentos de aprendizagem agradáveis e divertidos
Abstract: The interaction between the actors involved in the teaching-learning process is fundamental for meaningful and quality learning. Currently, Information and Communication Technologies (ICT) play a prominent role in social relations, especially when the portion of the population in question is the digital natives. In view of the importance of interpersonal relations in education and the role of digital technologies in the establishment and strengthening of these relationships, the present research project of the participant type had as general objective to develop a didactic sequence with the use of Information and Communication Technologies for teaching of Cell Biology. The didactic sequence was implemented at Emília Roschemant State School, Nova Friburgo / RJ, with a target audience of students from the 1st year of high school in the 2019 academic year, totaling 54 participants, aged between fifteen and eighteen. The research began with the application of a questionnaire to the students. The questionnaire aimed to know the access, the familiarity and the preferences of the students in relation to the access to the internet. In addition, the questionnaire asked the participants to assess the level of perception about their own knowledge regarding Cell Biology. After the application of the didactic sequence, a second questionnaire was applied to the participants. This second questionnaire had as objective to reassess the level of perception of the participants regarding Cell Biology after the pedagogical intervention. The second questionnaire also contained questions that sought to know the students' analysis about the didactic sequence itself and about the ICT resources that were used. The use of ICT allowed for greater interaction between the actors of the learning process, as well as Access and the search for information. ICT hás facilitated the learning process according to the students themselves, since such resources allow to make more tangible subjects that require a high level of abstraction in biology, in addition to providing pleasant and fun learning moments
Palavras-chave: Ensino de Biologia
Biologia celular
Tecnologias de Informação e da Comunicação
Biologyteaching
Cellbiology
Informationand Communication Technologies
Tecnologia educacional
Biologia celular - Estudo e ensino
Biologia (Ensino médio)
Materiais de ensino
Práticas pedagógicas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: COSTA, Bruno Fernandes da. Biologia Celular no Ensino Médio: uma proposta de sequência didática com o uso das Tecnologias de Informação e da Comunicação. 2019. 168 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20040
Data de defesa: 20-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Bruno Fernandes da Costa - 2019 - Completa.pdf9,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.