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Tipo do documento: Dissertação
Título: THANATOS: tentativas de suicídio da juventude negra da rede de ensino público em Guapimirim
Autor: Silva Junior, Valdemir Francisco da 
Primeiro orientador: Ribeiro Neto, Alexandre
Primeiro membro da banca: Gomes , Janaína Damaceno
Segundo membro da banca: Santos, Abrahão de Oliveira
Resumo: Este trabalho que apresentamos é fruto de pesquisa em desenvolvimento no município de Guapimirim, no estado do Rio de Janeiro. Surgiu do contexto de vida da população negra brasileira e da experiência de um psicólogo negro, com consciência racial, que atuava no Programa Saúde na Escola, em que se constataram diversas tentativas de suicídio. Emergiu também na busca de compreender o complexo fenômeno social ali presente, bem como a prevalência que apontava um recorte de raça, gênero e classe social. Utilizamos como metodologia: roda de conversas, em conformidade com MELO et.al (2016), dada sua natureza qualitativa no processo de análise, que dialoga com Akotirene (2020) no que tange à interseccionalidade, no período em que ofertávamos cuidado e ações que visavam prevenir a reincidência das tentativas de suicídio. Ao efetivar o enfrentamento ao suicídio, instauramos atividade terapêutica, na qual foi possível coletar dados e desenvolver este trabalho. Nosso trabalho também sofreu forte impacto da pandemia da Covid-19, que impediu a realização de rodas de conversas presenciais, pois não havia nenhuma vacina no horizonte. Orientamo-nos pelas regras da Organização Mundial de Saúde, que entre as medidas para conter o avanço da pandemia, estabeleceu que não seria permitido aglomeração de pessoas em locais fechados. Utilizamos como suporte teórico metodológico Freud (1905), (1930 [1929]), (1929) e (1919). Estabelecemos o diálogo desse autor com autores que estudam o sofrimento do negro. São eles: Sousa (1983), Nogueira (1998), Bento (2014), Botega (2015), Bertolote (2012), Dunker (2015). Estabelecemos como objetivo geral da pesquisa problematizar as tentativas de suicídio da juventude negra no município de Guapimirim, cidade do estado do Rio de Janeiro. Como objetivo específico, a história do município, para compreender o sofrimento da população negra na perspectiva psicanalítica, considerando as interfaces com o suicídio. No final do nosso trabalho, apresentamos o Projeto Girassol como forma de estudo de caso, que dialoga com as questões levantadas nos capítulos anteriores. Estabelecemos como justificativa do nosso trabalho a pesquisa em escola pública, considerando-a como um espaço, no qual é possível visualizar um extrato social da população local, constitui em espaço de desenvolvimento dos alunos. A política de saúde, bem como o PSE - Programa Saúde na Escola tem potencial articulador e de fomento de políticas que possam apontar para a promoção de saúde dos alunos.
Abstract: This work that we present is the result of research in progress in the municipality of Guapimirim in the state of Rio de Janeiro, which emerged from the experience of a black psychologist, with racial awareness and the context of life of the black Brazilian population, working in the Saúde na Escola Program, where he found several suicide attempts. In the search to understand the complex social phenomenon present there, as well as the prevalence, which pointed to a cut of race, gender and social class. We used as a methodology of round of conversations, in accordance with MELO et. al (2016), given its qualitative nature in the analysis process, which dialogues with Akotirene (2020) regarding intersectionality. During the period in which we offered care and actions aimed at preventing the recurrence of suicide attempts. When confronting suicide, we established therapeutic activity, in which it was possible to collect data and develop this work. Our work was also heavily impacted by the COVID-19 pandemic, which prevented face-to-face conversations from taking place, as there was no vaccine on the horizon. Even then, we are guided by the rules of the World Health Organization, which among the measures to contain the advance of the pandemic, established that, agglomeration of people in closed places would not be allowed. We used as theoretical methodological support Freud (1905), (1930 [1929]), (1929) and (1919). We establish the dialogue of this author, with authors who study the suffering of black people. They are: Sousa (1983), Nogueira (1998), Bento (2014), Botega (2015), Bertolote (2012), Dunker (2015). We established as a general objective of the research to problematize the suicide attempts of black youth in the municipality of Guapimirim, a city in the state of Rio de Janeiro. As a specific objective the history of the municipality, to understand the suffering of the black population in the psychoanalytic perspective considering the interfaces with suicide. At the end of our work, we present a case study, which dialogues with the issues raised in the previous chapters. We established as a justification of our work the research in public school considering it as a space, in which it is possible to visualize a social extract of the local population, constitutes a space for the students' development. The health policy, as well as the PSE - Programa Saúde na Escola (Health at School Program), has the potential to articulate and promote policies that can point towards the promotion of students health.
Palavras-chave: Suicide
Blackness
Black
Suffering
Intersectoriality
Suicídio
Negritude
Negro
Sofrimento
Intersetorialidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: SILVA JUNIOR, Valdemir Francisco da. THANATOS: tentativas de suicídio da juventude negra da rede de ensino público em Guapimirim. 2022. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20041
Data de defesa: 3-Out-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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