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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20048
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Mandingas poéticas da educação: ancestralizando saberes |
Título(s) alternativo(s): | Poetic mandingas of education: ancestralizing knowledge |
Autor: | Medeiros, Daiane Francisco de ![]() |
Primeiro orientador: | Bezerra, Nielson Rosa |
Primeiro membro da banca: | Rodrigues Junior, Luiz Rufino |
Segundo membro da banca: | Mendes, Jackeline Rodrigues |
Resumo: | Esta investigação perpassa a partir da análise de mandingas poéticas que promovem o direito de aprender histórias através de uma gramática não ocidental. Com isso, contamos com alguns referenciais importantes como Ailton Krenak (2019) Em Ideias Para Adiar o fim do Mundo, em que relata que há centenas de histórias que estão vivas e precisam ser contadas. Nesse sentido, há necessidade de reencontrar as memórias da ancestralidade nas encruzilhadas dos saberes das travessias da afro-diáspora. Assim, trazemos diversas histórias advindas de onde beiram o reencontro com nossa ancestralidade na formação de educação comunitária percebendo a afro-diáspora como lugar de fluxo e de variadas formas de saberes que estão sendo colocados a serviço da vida e nos apontando possibilidades da reinvenção do lugar da permanência das educações que nascem “Sul-sul” Boaventura (2013). Nessa perspectiva, a análise da oralidade também vai de encontro com o entendimento das performances dos acervos-corpos que educam no sentido das “oralituras” Martins (1997), saberes ancestralizados que vão repovoando o lugar e tecendo escritas/telas na busca da ampliação das subjetividades através do ensino/aprendizado. |
Abstract: | This investigation concerns the analysis of poetic Mandingas that promotes the right to learn stories throughout a non-Western grammar. We count on some important references like Ailton Krenak (2019) in Ideas to Postpone the End Of the World, which report that there are hundreds of histories that are alive and need to be told. From this perspective, we need to regain ancestral memories at the crossroads of knowledge. Thus, we utilize several ancestral histories about the formation of community education, focused on the various forms of knowledge of the Afro-diaspora that revolve around life, pointing us to possibilities of reinventing the permanence of the educations that are born in the south, Boaventura (2013). The oral context revolves around our understanding of the “oralitures” MARTINS(1997), and ancestral knowledge that weave writings in the search for expansion of subjective understandings of teaching and learning. |
Palavras-chave: | Poetics Education Ancestry Poética Mandingas Educação Ancestralidade |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | MEDEIROS, Daiane Francisco de. Mandingas poéticas da educação: ancestralizando saberes. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20048 |
Data de defesa: | 21-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
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Dissertação - Daiane de Medeiros - 2021 - Completa.pdf | 2,91 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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