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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20052
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Sentidos de avaliação enunciados por docentes da educação de jovens e adultos em suas produções curriculares |
Título(s) alternativo(s): | Meanings of evaluation enunciated by youth and adult education teachers in their curriculum productions |
Autor: | Oliveira, Roberta Avoglio Alves ![]() |
Primeiro orientador: | Pereira , Talita Vidal |
Primeiro membro da banca: | Ortigão, Maria Isabel Ramalho |
Segundo membro da banca: | Costa, Hugo Heleno Camilo |
Terceiro membro da banca: | Borralho, António Manuel Águas |
Quarto membro da banca: | Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da |
Resumo: | O objetivo geral desta tese foi investigar os sentidos de avaliação pedagógica enunciados pelos docentes da EJA ao articularem essas práticas às suas produções curriculares. Considerando que a modalidade é um campo disputado politicamente, cujas formas de significá-la carregam sentidos de sujeito, mundo e sociedade que inspiram as produções curriculares dos docentes, assumo que suas avaliações se articulam a tais objetivos. Para entender esses movimentos, me aproprio das contribuições do pensamento desconstrutivista de Jacques Derrida, da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e das discussões dos estudos do campo do currículo com inscrição discursiva que percebem as políticas e pensamento curricular como discursos que se articulam nas disputas por poder de significação. A investigação inicia-se pelo levantamento bibliográfico dividido nas seguintes etapas: (i) pesquisas que se propunham investigar a articulação entre avaliação pedagógica e EJA; (ii) referências dos trabalhos apresentados nas últimas cinco reuniões anuais da Anped (2013-2021) sobre avaliação, de modo a verificar autores considerados seminais no campo, cujos estudos colaboram para a reflexão dos docentes sobre avaliação; (ii) documentos oficiais brasileiros, das ENEJAs e da Unesco sobre EJA que produzem sentidos no campo. Na análise desses documentos, foram identificadas três significações proeminentes: EJA como educação popular, EJA como ensino supletivo e EJA como educação ao longo da vida. A parte empírica da pesquisa foi dividida em duas etapas: na primeira delas, tratada como pesquisa exploratória, foi utilizado questionário online para contato inicial com docentes e com suas posições sobre currículos e avaliação na EJA. A segunda etapa ocupou-se das entrevistas narrativas de inspiração autobiográfica, em que foi possível comparar as respostas do questionário às posições assumidas pelos docentes para avaliar na modalidade. A análise das entrevistas focalizou-se em compreender: (i) a relação estabelecida entre os docentes e a docência na EJA; (ii) como narram os currículos produzidos na EJA e os significantes da modalidade que emergiram nesses discursos; (iii) a organização da avaliação pedagógica em seus s, interpretando quais funções da avaliação pedagógica eram privilegiadas em suas narrativas. O trabalho com inspiração autobiográfica não centraliza as experiências individuais como fundamentos de verdade. A narração do experienciado não é nem individualidade, nem total estranhamento: ela carrega rastros de significação que dão pistas sobre os sentidos que articulamos nas tomadas de decisão e no acionamento da noção subjetiva de justiça. Os significantes EJA como educação popular, EJA como ensino supletivo e EJA como educação ao longo da vida aparecem hibridizados nas narrativas docentes. Entretanto, o significante EJA como educação popular é mais proeminente nos discursos com a defesa de currículos alinhados à emancipação, cidadania, senso crítico e relação dialógica entre alunos e docentes a partir dos referenciais do educador Paulo Freire. Nesse contexto, enunciam sentidos da função formativa da avaliação pedagógica, tentando afastarem-se de práticas avaliativas classificatórias. Concluo que os sentidos de avaliação são produzidos discursivamente, carregando marcas das tensões entre as significações que atribuem à EJA, articuladas aos projetos de mundo e sociedade assumidos, mas também com os rastros das tradições de escolarização, sem que possam ser tratadas como transposição dos contextos infanto-juvenis para os contextos de EJA. |
Abstract: | The main objective of this thesis was to investigate the meanings of pedagogical assessment enunciated by EJA teachers when articulating these practices to their curriculum productions. Considering that the modality is a politically disputed field, whose ways of meaning it carry meanings of subject, world and society that inspire the curriculum productions of teachers, I assume that their assessments are articulated to such objectives. To understand these movements, I appropriate of the contributions of Jacques Derrida's deconstructivist thought, Ernesto Laclau and Chantal Mouffe's Theory of Discourse, and discussions of studies in the field of curriculum with discursive inscription that perceive curriculum policies and thinking as articulated discourses in disputes over power of meaning. The investigation begins with the bibliographic survey divided into the following stages: (i) research that aimed to investigate the articulation between pedagogical assessment and EJA; (ii) references to the works presented in the last five annual meetings of Anped (2013-2021) about assessment , in order to verify authors considered seminal in the field, whose studies have been contributed to the reflection of teachers on assessment; (ii) official Brazilian, ENEJAs and Unesco documents on EJA that produce meanings in the field. In the analysis of these documents, three prominent meanings were identified: EJA as popular education, EJA as supplementary education and EJA as lifelong education. The empirical part of the research was divided into two stages: in the first one, treated as an exploratory research, an online questionnaire was used for initial contact with teachers and their positions on curriculum and assessment in EJA. The second stage dealt with the narrative interviews of autobiographical inspiration, in which it was possible to compare the answers of the questionnaire to the positions assumed by the teachers to assessment in the modality. The analysis of the interviews focused on understanding: (i) the relationship established between teachers and teaching in EJA; (ii) how the curriculum produced in EJA and the signifiers of the modality that emerged in these discourses narrate; (iii) the organization of pedagogical assessment in their contexts, interpreting which functions of pedagogical assessment were privileged in their narratives. Autobiographically inspired work does not center individual experiences as foundations of truth. The narration of what is experienced is neither individuality nor total estrangement: it carries traces of meaning that give clues about the meanings that we articulate in decision-making and in the activation of the subjective notion of justice. The signifiers EJA as popular education, EJA as supplementary education and EJA as lifelong education appear hybridized in the teaching narratives. However, the significant EJA as popular education is more prominent in the discourses defending curriculum aligned with emancipation, citizenship, critical thinking and a dialogical relationship between students and teachers based on the references of educator Paulo Freire. In this context, they enunciate meanings of the formative function of pedagogical assessment, trying to move away from classifying evaluative practices. I conclude that the meanings of assessment are discursively produced, carrying marks of tensions between the meanings they attribute to EJA, articulated to the world and society projects assumed, but also with the traces of schooling traditions, without being able to be treated as a transposition of contexts of children and youth for the contexts of EJA. |
Palavras-chave: | Avaliação pedagógica Educação de jovens e adultos Currículo Autobiografia Pedagogical assessment Youth and adult education Curriculum Autobiography |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | OLIVEIRA, Roberta Avoglio Alves. Sentidos de avaliação enunciados por docentes da educação de jovens e adultos em suas produções curriculares. 2022. 265 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20052 |
Data de defesa: | 15-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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