Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20062
Tipo do documento: Dissertação
Título: (Me) Notas: relato de uma experiência entre performatividade e biodrama
Título(s) alternativo(s): (Me) Notes: report of an experience between performativity and biodrama
Autor: Vieira, Rodrigo Claro 
Primeiro orientador: Freitas, Nanci de
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Jorge Caê
Segundo membro da banca: Silva, Denise Espirito Santo da
Resumo: A pesquisa apresenta uma reflexão a respeito da experiência cênica (Me) notas, um projeto artístico desenvolvido na cidade de Nova Iguaçu, localizada na Baixada Fluminense, região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. No projeto, articulo uma escrita cênica que relaciona a linguagem teatral e a performance, entendendo suas aproximações e diferenciações e o diálogo com o teatro pós-dramático e o biodrama. A dramaturgia perpassa pelo dia a dia dos participantes, absorvendo medos, desejos e conflitos pessoais de cada artista, e nessa perspectiva me apropriei de exercícios do Teatro do Oprimido, fundado por Augusto Boal, e reflexões levantadas pela encenadora Viviane Tellas, que afirma que toda história pessoal é digna de ser encenada. A fim de entender melhor o universo no qual a experiência (Me) notas é desenvolvida, faço uma análise do MIT - Movimento Intergeracional de Teatro - idealizado por Luiz Guarnier, que funciona na cidade iguaçuana, percebendo nele características de um teatro de resistência tal como o Teatro do Oprimido de Augusto Boal
Abstract: The research presents a reflection on the scenic experience (Me) notes, an artistic project developed in the city of Nova Iguaçu, located in the Baixada Fluminense, metropolitan region of the state of Rio de Janeiro. In the project, I articulate a scenic writing that relates theatrical language and performance, understanding their approaches and differentiations and the dialogue with post-dramatic theater and the biodrama. The dramaturgy goes through the daily lives of the participants, absorbing fears, desires and personal conflicts of each artist, and in this perspective I appropriated exercises about the Theater of the Oppressed, founded by Augusto Boal, and reflections raised by the director Viviane Tellas, who states that every personal story is worth staging. In order to better understand the universe in which the (Me) notes experience is developed, I analyze the MIT - Intergenerational Theater Movement, designed by Luiz Guarnier, who works in the city of Iguazú, perceiving in it characteristics of a resistance theater such as Augusto Boal's Theater of the Oppressed
Palavras-chave: Performativity
Theater of the Real
Theater of the Oppressed
Performatividade
Teatro do real
Teatro do Oprimido
Biodrama
Performance (Arte)
Resistência na arte
Teatro e sociedade
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: VIERA, Rodrigo Claro. (Me) Notas: relato de uma experiência entre performatividade e biodrama. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20062
Data de defesa: 11-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Rodrigo Claro Vieira - 2019 - Completa.pdf1,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.