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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20062
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | (Me) Notas: relato de uma experiência entre performatividade e biodrama |
Título(s) alternativo(s): | (Me) Notes: report of an experience between performativity and biodrama |
Autor: | Vieira, Rodrigo Claro ![]() |
Primeiro orientador: | Freitas, Nanci de |
Primeiro membro da banca: | Rodrigues, Jorge Caê |
Segundo membro da banca: | Silva, Denise Espirito Santo da |
Resumo: | A pesquisa apresenta uma reflexão a respeito da experiência cênica (Me) notas, um projeto artístico desenvolvido na cidade de Nova Iguaçu, localizada na Baixada Fluminense, região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. No projeto, articulo uma escrita cênica que relaciona a linguagem teatral e a performance, entendendo suas aproximações e diferenciações e o diálogo com o teatro pós-dramático e o biodrama. A dramaturgia perpassa pelo dia a dia dos participantes, absorvendo medos, desejos e conflitos pessoais de cada artista, e nessa perspectiva me apropriei de exercícios do Teatro do Oprimido, fundado por Augusto Boal, e reflexões levantadas pela encenadora Viviane Tellas, que afirma que toda história pessoal é digna de ser encenada. A fim de entender melhor o universo no qual a experiência (Me) notas é desenvolvida, faço uma análise do MIT - Movimento Intergeracional de Teatro - idealizado por Luiz Guarnier, que funciona na cidade iguaçuana, percebendo nele características de um teatro de resistência tal como o Teatro do Oprimido de Augusto Boal |
Abstract: | The research presents a reflection on the scenic experience (Me) notes, an artistic project developed in the city of Nova Iguaçu, located in the Baixada Fluminense, metropolitan region of the state of Rio de Janeiro. In the project, I articulate a scenic writing that relates theatrical language and performance, understanding their approaches and differentiations and the dialogue with post-dramatic theater and the biodrama. The dramaturgy goes through the daily lives of the participants, absorbing fears, desires and personal conflicts of each artist, and in this perspective I appropriated exercises about the Theater of the Oppressed, founded by Augusto Boal, and reflections raised by the director Viviane Tellas, who states that every personal story is worth staging. In order to better understand the universe in which the (Me) notes experience is developed, I analyze the MIT - Intergenerational Theater Movement, designed by Luiz Guarnier, who works in the city of Iguazú, perceiving in it characteristics of a resistance theater such as Augusto Boal's Theater of the Oppressed |
Palavras-chave: | Performativity Theater of the Real Theater of the Oppressed Performatividade Teatro do real Teatro do Oprimido Biodrama Performance (Arte) Resistência na arte Teatro e sociedade |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | VIERA, Rodrigo Claro. (Me) Notas: relato de uma experiência entre performatividade e biodrama. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20062 |
Data de defesa: | 11-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação - Rodrigo Claro Vieira - 2019 - Completa.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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