Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20068
Tipo do documento: Tese
Título: Aprendizagem medida por tecnologias, um caminho para uma educação corporativa moderna e orientada para uma gestão do conhecimento eficaz nas organizações públicas: um estudo de caso sobre a educação corporativa do INPI
Título(s) alternativo(s): Technology-driven learning, a way to a modern corporate education system and oriented toward effective knowledge management in public organizations: a case study of corporate education at INPI
Autor: Almeida, Evandro Julião de 
Primeiro orientador: Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de
Primeiro membro da banca: Gomes, Marcus Brauer
Segundo membro da banca: Chataignier, Ronaldo de Souza Leite
Terceiro membro da banca: Braga Júnior, Edi de Oliveira
Quarto membro da banca: Maróstica, Eduardo
Resumo: Embora a Gestão do Conhecimento - GC seja matéria de relevância para as organizações, observa-se uma lacuna na literatura que compromete o seu melhor entendimento e como uma organização pode otimizar sua aplicação e resultados a partir de um olhar sinérgico sobre os três elementos da gestão, pessoas, processos e tecnologias. Pesquisas nessa área têm se limitado a promover um olhar fragmentado sobre os três elementos de sustentação da gestão organizacional produzindo conclusões enviesadas sobre o ambiente estudado, sem o aprofundamento necessário que contribuiria para a sinergia entres estes distintos saberes que levaria a um melhor entendimento e melhorias na aplicação e resultados da GC para as organizações. O objetivo desta pesquisa foi identificar, analisar e explicar por que no atual contexto em que a aprendizagem mediada por tecnologias é uma realidade, uma visão integrada entre os distintos saberes, quando estruturada em uma mesma sinergia, pode ser determinante para a aplicação e resultados da GC nas organizações. Uma estrutura teórica que visou explicar o processo de formação humana no âmbito da educação corporativa do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, autarquia federal responsável pela disseminação e concessão de direitos de propriedade industrial e incentivo às políticas de inovação no país – foi verificada, tendo em vista um olhar sinérgico entre os distintos saberes, pessoas, processos e tecnologias. Por meio de uma pesquisa descritiva, explicativa e exploratória, cujo método de investigação adotado foi o estudo de caso, o estudo priorizou elevado grau de profundidade na investigação, tendo como entrevistados, gestores e especialistas do conhecimento, servidores de carreira da organização, documentos e vasta bibliografia. Na análise dos dados, foi utilizada a ferramenta manual coding. As codificações se deram a partir das categorias de análise, considerando os temas relevantes para a pesquisa e que permitiram chegar a uma relação entre eles. A partir da sistematização, foi possível chegar à tese de que a ausência de uma visão integrada do trinômio pessoas, processos e tecnologias limita a edificação de um projeto sustentável de GC, mesmo que a organização disponha de pessoas com elevada capacidade intelectual, tecnologias avançadas e processos bem estruturados. Este olhar, fragmentado dos saberes, compromete a aplicação e resultados de GC na organização. O processo em si teve início com o estabelecimento dos códigos âncora; declarações relevantes atribuídas a cada código-âncora; compilação da lista inicial de códigos; atribuição a cada âncora; registro da frequência em que cada registro aparece; construção de categorias genéricas para cada código; exame das categorias para geração dos temas; uso dos temas para indicação das perguntas; e, por fim, uso dos temas para responder às perguntas da pesquisa. As premissas iniciais foram confirmadas de que uma análise integrada sobre os três elementos estruturantes de uma organização (pessoas, processos e tecnologias) de forma sinérgica, permitiriam uma melhor aplicação e resultados da GC nesta instituição e que o amadurecimento e a consolidação de GC, não apenas como disciplina, mas como estratégia organizacional, influencia diretamente resultados permanecendo dependente da superação de uma abordagem fragmentada das questões organizacionais, como revelou o estudo. Como contribuição, o estudo poderá auxiliar a implantação uma estrutura de GC, principalmente em organizações do setor público, que seguem o princípio fundamental da eficiência, eficácia e efetividade, contribuindo para elevar os resultados institucionais.
Abstract: Although Knowledge Management (KM) is a relevant subject for organizations, there is a literature gap which compromises its better understanding and how an organization can optimize its application and results from a synergistic overview of the three elements of management: people, processes and technology. Researches in this field have been promoting an analysis of these three elements separately which results in biased conclusions on the studied environment, without the necessary in-depth view which would create synergy between these distinct pieces of knowledge and lead organizations to a better understanding and improvement on KM application and results. This research purpose is to identify, analyze and explain why, in the current context in which technology-driven learning has come true, an integrated analysis including this synergistically structured knowledge can determine the best KM application and results in organizations. A theory which aimed to explain the human training process within the scope of corporate education at the National Institute of Industrial Property (INPI), a federal autarchy responsible for the dissemination and concession on industrial property rights and incentive to innovation policies in the country, was verified by having in mind a synergistic look between the distinct knowledge, people, processes and technology. Through a descriptive, explanatory and exploratory research, which adopted the case study method and prioritized a high-depth degree of scrutiny by making use of interviewees, managers, specialists and public servants in the same organization, plus documents and an extensive bibliography. Also, the manual coding tool was used for data analysis. The codifications were made based on the analysis categories by considering the relevant themes for the research which allowed a close relation to be established among them. As for systematization, it was possible to reach the thesis that the absence of an integrated vision of the trinomial people, processes, and technology limits the scaffolding of a sustainable KM project, even if the company consists of highly competent people, advanced technology availability and well-structured processes. This fragmented look of knowledge undermines the KM application and results in organizations. The analysis has begun with the establishment of the anchor codes, relevant statements allocated to each anchor code, compilation of the initial list of codes, allocation of codes to each anchor, register of the frequency in which each record appears, construction of generic categories for each code, examination of the categories to generate themes, the use of themes to select questions and, finally, answer the research questions accordingly. The early assumptions that an integrated analysis of these three structuring elements of an organization (people, processes and technology) in a synergistic way would provide a more mature and consolidated KM application in this institution as part of an organizational strategy, which would achieve results by remaining dependent on overcoming a fragmented approach to organizational issues were confirmed, as shown by the study. As a contribution, the study may aid the implementation of KM framework, especially in the public sector, which follows the principles of efficiency and effectiveness, to improve institutional results.
Palavras-chave: Aprendizagem mediada por tecnologias
Educação corporativa
Educação à distância
Gestão do conhecimento
Pessoas, processos e tecnologias
Technology-driven learning
Corporate education
Distance learning
Knowledge management
People, process and technology
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: ALMEIDA, Evandro Julião de. Aprendizagem medida por tecnologias, o caminho para uma educação corporativa moderna e orientada para uma gestão do conhecimento eficaz nas organizações públicas: um estudo de caso sobre a educação corporativa do INPI. 2021. 149 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20068
Data de defesa: 7-Mai-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Evandro Julião de Almeida - 2021 - Completa.pdf1,83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.