Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20074
Tipo do documento: Dissertação
Título: Representações sociais da educação de surdos na França e Brasil do século XVI ao XIX
Título(s) alternativo(s): Social representations of the deaf education on France and Brazil in XVI to XIX century
Autor: Viana, Marcos Vinícius Guimarães 
Primeiro orientador: Castro, Ricardo Vieiralves de
Primeiro membro da banca: Tura, Luiz Fernando Rangel
Segundo membro da banca: Costa, Marcelo Henrique da
Resumo: Nesta pesquisa, buscou-se analisar e discutir o tema da educação de surdos considerando o seu percurso histórico. A partir disto salienta-se os primeiros movimentos em torno desse objetivo educacional no contexto da França do século XVI, suas modalidades e transições ideológicas. A evolução cronológica nesta pesquisa proporciona a compreensão da lógica dos fatos da educação de surdos, chegando ao cenário da educação de surdos no contexto Brasil do século XIX. O objetivo deste estudo foi identificar as representações sociais sobre a educação de surdos para pessoas ouvintes (não-surdas) e para pessoas surdas, compreendendo as elaborações de ordem simbólicas envolvidas nesse processo de formação de um saber psicossocial sobre os fenômenos da surdez, educação, comunicação e Libras. A pesquisa de campo tem base qualitativa e será realizada a partir da captação de documentos de acesso público e que fazem referência à educação de surdo no Brasil, ou seja, uma pesquisa documental. Para a identificação das representações sociais será utilizado o método de Análise de Conteúdo, conforme orienta Bardin (2016). Os resultados encontrados e categorizados serão analisados a partir da relação existente entre Teoria das Representações Sociais de Sergé Moscovici e a temática da Educação de Surdos, em articulação com demais autores que contribuem para este debate.
Abstract: On this research, it tried to analyze and discuss na education theme about deaf people considering its history track. Starting from this point, it turns evident the first movements around this educational goal inside the context of France’s XVI century, its modalities and ideological transitions. The chronological evolution about this research provides a logical comprehension about the facts of deaf’s education, reaching the scenery of dead’s education on Brazil’s XIX century. The goal of this research was identify the social representations about deaf’s education to listeners (non-deaf) and deaf people, understanding the symbolic sequence of the elaborations involved in that educational process of a psychosocial knowledge about deaf phenomenon, education, communication and Sign language. The field research has a qualitative base and will be set up from the public access of documents’ reception and that refers to Brazil deaf’s education. To sum up, a documentary research. To identify the socials representations, it will be used the content analysis method, according to Bardin (2016). The findings and cataloged results will be analyzed from the relation between the Sergé Moscovici’s socials representations theory and the thematic of Deaf’s education together with others authors that contribute to this debate.
Palavras-chave: Social representations
Deafness
Education
Representações sociais
Surdez
Educação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: VIANA, Marcos Vinícius Guimarães. Representações sociais da educação de surdos na França e Brasil do século XVI ao XIX. 2021. 202 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20074
Data de defesa: 27-Nov-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Marcos Vinícius Guimarães Viana - 2021 - Completa.pdf1,21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.