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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20074
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Representações sociais da educação de surdos na França e Brasil do século XVI ao XIX |
Título(s) alternativo(s): | Social representations of the deaf education on France and Brazil in XVI to XIX century |
Autor: | Viana, Marcos Vinícius Guimarães ![]() |
Primeiro orientador: | Castro, Ricardo Vieiralves de |
Primeiro membro da banca: | Tura, Luiz Fernando Rangel |
Segundo membro da banca: | Costa, Marcelo Henrique da |
Resumo: | Nesta pesquisa, buscou-se analisar e discutir o tema da educação de surdos considerando o seu percurso histórico. A partir disto salienta-se os primeiros movimentos em torno desse objetivo educacional no contexto da França do século XVI, suas modalidades e transições ideológicas. A evolução cronológica nesta pesquisa proporciona a compreensão da lógica dos fatos da educação de surdos, chegando ao cenário da educação de surdos no contexto Brasil do século XIX. O objetivo deste estudo foi identificar as representações sociais sobre a educação de surdos para pessoas ouvintes (não-surdas) e para pessoas surdas, compreendendo as elaborações de ordem simbólicas envolvidas nesse processo de formação de um saber psicossocial sobre os fenômenos da surdez, educação, comunicação e Libras. A pesquisa de campo tem base qualitativa e será realizada a partir da captação de documentos de acesso público e que fazem referência à educação de surdo no Brasil, ou seja, uma pesquisa documental. Para a identificação das representações sociais será utilizado o método de Análise de Conteúdo, conforme orienta Bardin (2016). Os resultados encontrados e categorizados serão analisados a partir da relação existente entre Teoria das Representações Sociais de Sergé Moscovici e a temática da Educação de Surdos, em articulação com demais autores que contribuem para este debate. |
Abstract: | On this research, it tried to analyze and discuss na education theme about deaf people considering its history track. Starting from this point, it turns evident the first movements around this educational goal inside the context of France’s XVI century, its modalities and ideological transitions. The chronological evolution about this research provides a logical comprehension about the facts of deaf’s education, reaching the scenery of dead’s education on Brazil’s XIX century. The goal of this research was identify the social representations about deaf’s education to listeners (non-deaf) and deaf people, understanding the symbolic sequence of the elaborations involved in that educational process of a psychosocial knowledge about deaf phenomenon, education, communication and Sign language. The field research has a qualitative base and will be set up from the public access of documents’ reception and that refers to Brazil deaf’s education. To sum up, a documentary research. To identify the socials representations, it will be used the content analysis method, according to Bardin (2016). The findings and cataloged results will be analyzed from the relation between the Sergé Moscovici’s socials representations theory and the thematic of Deaf’s education together with others authors that contribute to this debate. |
Palavras-chave: | Social representations Deafness Education Representações sociais Surdez Educação |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
Citação: | VIANA, Marcos Vinícius Guimarães. Representações sociais da educação de surdos na França e Brasil do século XVI ao XIX. 2021. 202 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20074 |
Data de defesa: | 27-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia Social |
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Dissertação - Marcos Vinícius Guimarães Viana - 2021 - Completa.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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