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Tipo do documento: Dissertação
Título: Também com memes se ensina e se aprende história: uma proposta didático-histórica para o Ensino Fundamental II
Título(s) alternativo(s): History is also taught and learned with memes: a didactic-historical proposal for elementary education
Autor: Abreu, Cíntia Beñák de 
Primeiro orientador: Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk
Primeiro membro da banca: Monteiro, Ana Maria
Segundo membro da banca: Carvalho, Bruno Leal Pastor de
Resumo: A História e seu ensino vêm atravessando nas últimas décadas um processo de mudanças que, de certa forma, relacionam-se à afirmação de novas formas de se ler e comunicar histórias e memórias do homem no tempo. Essas novas formas têm possibilitado um acesso ampliado de narrativas de sentido histórico em diferentes suportes, especialmente os digitais, que, produzidas em ambientes públicos, rompem os muros escolares e constituem sentidos na sala de aula. Esta pesquisa busca refletir aspectos das exigências que essas mudanças provocam no ensino escolar de História e se propõe a discutir o uso didático do meme, entendido como uma narrativa digital que circula pelo ciberespaço e com alto potencial de produzir narrativas históricas. O objetivo é apresentar reflexões que surgiram de experiências didáticas com a apropriação desse artefato cultural midiático em turmas do 6º e 8º anos do Ensino Fundamental II, de uma instituição privada do município de Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro, visando promover uma aprendizagem histórica significativa. Na construção das experiências didáticas, a pesquisa fundamentou-se na Didática da História, em especial Rüsen e Cerri, em diálogo com outros pesquisadores do campo do Ensino de História no Brasil, como Caimi, Cainelli e Monteiro. A metodologia das aulas-oficina, a partir de Alves, Antunes e Barca, atendeu às perspectivas pretendidas pela pesquisa, pois possibilitou, apesar da condição excepcional de aulas remotas, a construção de espaços de trocas e diálogos com os alunos e a promoção da maximização da aprendizagem por meio da interligação entre teoria aplicada com a prática. Os resultados alcançados serviram de base para a elaboração de um Guia Didático on-line, artefato didático escolar, que objetiva orientar e motivar outros professores do Ensino Fundamental II a experimentarem os memes em suas aulas.
Abstract: History and its teaching have been going through a process of changes in the last decades. These changes, in a way, are related to the affirmation of new ways of reading and communicating stories and memories of humans in time. These new forms have enabled expanded access of narratives of historical sense in different supports, especially digital ones, produced in public environments, breakthrough school walls and constitute meanings in the classroom. This research seeks to reflect aspects of the demands that these changes cause in history school education and aims to discuss the didactic use of the meme, understood as a digital narrative that circulates in cyberspace and with a high potential to produce historical anecdotes. The objective is to present reflections that emerged from didactic experiences with the appropriation of this cultural media artifact in classes of the Grade 6 and Grade 8 of Elementary School, from a private institution in the municipality of Nova Iguaçu, state of Rio de Janeiro, aiming to promote significant historical learning. In the construction of didactic experiences, Didactics of History was the base of this research, especially with Rüsen and Cerri, in dialogue with other researchers in the field of History Teaching in Brazil, such as Caimi, Cainelli and Monteiro. The methodology of the workshop classes, from Alves, Antunes and Barca, met the perspectives intended by the research because it made possible, despite the exceptional condition of on-line-learning, the construction of spaces for exchanges and dialogues with students and the promotion of the maximization of learning through the interconnection between applied theory and practice. The results achieved served as a basis for the elaboration of an on-line Didactic Guide, a school didactic artifact, which aims to guide and motivate other elementary school teachers to experiment with memes in their classes.
Palavras-chave: History teaching
Historical learning
Internet memes
Ensino de História
Aprendizagem histórica
Memes da internet
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: ABREU, Cíntia Beñák de. Também com memes se ensina e se aprende história: uma proposta didático-histórica para o Ensino Fundamental II. 2020. 185 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20077
Data de defesa: 14-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

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