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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20080
Tipo do documento: Tese
Título: Autorretratos de fotógrafas brasileiras contemporâneas e atravessamentos feministas
Título(s) alternativo(s): Self-portraits of contemporary brazilian photographers and feminists crossings
Autor: Soares, Maria Thereza Gomes de Figueiredo 
Primeiro orientador: Gonçalves, Fernando do Nascimento
Primeiro membro da banca: Abreu, Leandro Pimentel
Segundo membro da banca: Assunção, Diego Paleólogo
Terceiro membro da banca: Bastos, Maria Teresa
Quarto membro da banca: Maciel, Jane Cleide de Sousa
Resumo: A presente pesquisa aborda o fenômeno dos autorretratos produzidos por mulheres fotógrafas contemporâneas brasileiras que discutem temáticas de violência contra a mulher. O objetivo é analisar esses autorretratos relacionando-os com as pautas feministas, uma vez que a principal característica dessas produções é discutir direitos e questões caras às mulheres, particularmente as violências às quais todas são suscetíveis até hoje no Brasil. Para tanto, elaborou-se um breve panorama histórico dos três temas centrais da pesquisa (autorretrato, fotógrafas brasileiras e feminismo) para melhor compreender como esse fenômeno ganha força no cenário da fotografia como questão política, sobretudo a partir do século XXI, embora já se faça presente desde o século XIX. Desta forma, a pesquisa percorre a história do autorretrato na pintura e, posteriormente, da fotografia, buscando observar 1) as formas de inserção e também a invisibilidade das mulheres no cenário das fotografias europeia, estado-unidense e brasileira; 2) os artivismos feministas do século XX que buscaram denunciar e reverter lógicas de opressão e de violência contra as mulheres; e 3) as formas como algumas das atuais agendas do feminismo se relacionam com autorretratos produzidos por fotógrafas brasileiras contemporâneas. Metodologicamente, a pesquisa realizou estudos de caso das obras das fotógrafas Chris Bierrenbach, Fernanda Magalhães e Sunshine Castro, buscando investigar o tratamento de temas e as estratégias visuais e narrativas empregadas em seus trabalhos. A análises empíricas permitiram perceber como procedimentos recorrentes como o uso da encenação, da fabulação, da imagem associada à palavra e da apropriação de imagens e imaginários midiáticos (elementos poéticos e políticos característicos da fotografia na arte contemporânea), se agenciam com as agendas feministas sem torna-los necessariamente uma fotografia “feminista”, embora essas imagens estejam invariavelmente atravessados pelas problemáticas e pelas lutas das mulheres, deste e de outros tempos.
Abstract: This present research approaches the self-portrait phenomenon made by contemporary Brazilian photographers women that debate violence against women thematic. The aim is to analyse these self-portraits and relate then to feminist agenda, since the main characteristic from those productions is debating rights and important issues to women particularly violence to whose all then are susceptible to the day in Brazil. Therefore, it was elaborated a brief historical panorama of those tree central research´s objectives: (self-portrait, women Brazilian photographers and feminism) to better understand how this phenomenon increases in photography scenery as a political issue mainly from 21st Century, although it is already present since 19th Century. Thus, the research goes through the painting portrait history and posteriorly photograph´s history, seeking to observe: 1) ways to insertion and also women´s invisibility in European photography scenery, American and Brazilian; 2) the feminists artivisms in 20th Century fetched to report and to revert logics of oppression and violence against women; and 3) the ways how some of current agenda of feminism relates to self-portrait made by Brazilian women photographers. Methodologically, the research accomplished case studies of works from photographers such as Cris Bierrenbach, Fernanda Magalhães and Sunshine Castro, seeking to investigate the theme treatments and visual strategies and narratives applied in them works. The empirical analyses allowed to realised how current procedures such as the use of fabulation from associated image to words and from image appropriation and media imaginary (poetical and political elements particulars of photography in contemporary art) activates itself to feminist agenda without necessarily turn then to “feminist” photography, although those images are invariably transverse by problematics and women´s struggles, to this days and other times.
Palavras-chave: Brazilian women photographers
Self-portrait
Feminism
Violence
Fotógrafas brasileiras
Autorretrato
Feminismo
Violência
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: SOARES, Maria Thereza Gomes de Figueiredo. Autorretratos de fotógrafas brasileiras contemporâneas e atravessamentos feministas. 2023. 144 f . Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20080
Data de defesa: 26-Abr-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

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