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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20089
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os transportes e as interações espaciais como propulsores da dinâmica urbana: o caso da estação de metrô de Coelho Neto, Rio de Janeiro-RJ Rio de Janeiro 2022 |
Título(s) alternativo(s): | Transport and spatial interactions as drivers of urban dynamics: the case of the station by subway from Coelho Neto, Rio de Janeiro-RJ Rio de Janeiro 2022 |
Autor: | Urbano, Leandro Barroso |
Primeiro orientador: | Fernandes, Ulisses da Silva |
Primeiro membro da banca: | Tunes, Regina Helena |
Segundo membro da banca: | Silva, Gustavo Junger da |
Resumo: | A presente dissertação de Mestrado consiste em analisar as interações espaciais ocorridas em Coelho Neto antes e após a inauguração da estação de metrô no bairro e, com isso, ressaltar a importância dos transportes na dinâmica urbana como um todo. A análise foca na centralidade exercida pela estação, onde outros meios de transportes passaram a convergir, enfatizando como a posição geográfica estratégica do bairro de Coelho Neto, entre dois eixos viários, contribuiu para esse processo de convergência dos transportes. Tal condição estabelecida resultou em uma ampliação do alcance espacial pretendido originalmente para a estação, bem como no aumento de sua área de abrangência, com a população residente em outros bairros buscando fazer uso de outro modal de transporte para chegar até Coelho Neto e a partir daí seguir para o seu destino final através do metrô. Evidenciamos a função de baldeação que o bairro e a estação possuem, analisando como se constituiu esse processo de integração entre os modais, inclusive trazendo para o trabalho um resgate histórico do bairro de Coelho Neto em conexão com a cidade do Rio de Janeiro e a implementação do sistema de transporte e sua relação com a expansão e ocupação urbana na Cidade. Como resultado final, podemos indicar a pertinência da dinâmica singular, movida pelo puro interesse popular na busca por melhor mobilidade urbana, na constituição de Coelho Neto como estação de metrô a guardar centralidade viária no Rio de Janeiro. |
Abstract: | This Master's thesis consists of analyzing the spatial interactions that took place in Coelho Neto before and after the inauguration of the subway station in the neighborhood and, with that, highlighting the importance of transport in the urban dynamics as a whole. The analysis focuses on the centrality exerted by the station, where other means of transport began to converge, emphasizing how the strategic geographic position of the Coelho Neto neighborhood, between two road axes, contributed to this process of transport convergence. This established condition resulted in an expansion of the spatial reach originally intended for the station, as well as an increase in its coverage area, with the population residing in other neighborhoods seeking to use another mode of transport to reach Coelho Neto and from there proceed to your final destination via the subway. We evidenced the transfer function that the neighborhood and the station have, analyzing how this process of integration between the modes was constituted, including bringing to the work a historical rescue of the neighborhood of Coelho Neto in connection with the city of Rio de Janeiro and the implementation of the transport system and its relationship with the expansion and urban occupation in the City. As a final result, we can indicate the pertinence of the singular dynamic, driven by pure popular interest in the search for better urban mobility, in the constitution of Coelho Neto as a subway station to guard the road centrality in Rio de Janeiro. |
Palavras-chave: | Transport Spatial interactions Centrality Mobility Transportes Interações espaciais Centralidade Mobilidade Coelho Neto Rio de Janeiro-RJ |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA POLITICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Citação: | URBANO, Leandro Barroso. Os transportes e as interações espaciais como propulsores da dinâmica urbana: o caso da estação de metrô de Coelho Neto, Rio de Janeiro-RJ. 2022. 163 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20089 |
Data de defesa: | 14-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia |
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