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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de Biologia e o novo ENEM: saberes e perspectivas de professores no Ensino Médio São Gonçalo 2016
Título(s) alternativo(s): The teaching of biology and the New ENEM: knowledge and perspective of teachers in high school
Autor: Caron, Ludmilla Moraes 
Primeiro orientador: Santos, Maria Cristina Ferreira dos
Primeiro membro da banca: Dorvillé, Luís Fernando Marques
Segundo membro da banca: Souza, Marcelo Gustavo Andrade de
Resumo: No Brasil, a implantação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em 1990 e do Exame Nacional do Ensino Médio em 1998 resultou na aplicação de avaliações externas como parâmetro para a qualificação da educação brasileira. A partir de 2010 o ENEM passou a ser utilizado como forma de acesso à maioria das universidades públicas, assumindo funções antes reservadas aos exames vestibulares em uma série de instituições de ensino superior. Como os professores são sujeitos que atuam e influenciam a construção das disciplinas escolares, torna-se importante refletir sobre a influência do ENEM na atuação docente, no sentido de esse exame não se tornar um contingenciador de perspectivas e práticas dos professores no ensino médio, de forma a privilegiar alguns conteúdos e práticas pedagógicas no lugar de outros. O presente trabalho buscou investigar a influência do Novo ENEM (2009-2015) no ensino de Biologia no currículo escolar, com base na análise de objetos de conhecimento das provas e na análise de saberes e perspectivas de professores no ensino médio em escolas no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa teve abordagem quali-quantitativa, com aplicação de um questionário a 30 professores de Biologia atuantes em escolas públicas e privadas do leste do Estado do Rio de Janeiro, no período de outubro de 2015 a julho de 2016, com a intencionalidade de investigar o que eles dizem sobre a influência do ENEM e de exames vestibulares na disciplina escolar Biologia. A maioria dos professores que lecionavam em escolas públicas relatou não se sentir pressionado por esses exames e ser influenciado indiretamente pelo ENEM, como com a presença de questões de exames anteriores nos materiais didáticos. Professores que atuavam na rede privada apontaram que o exame tem influenciado principalmente no modelo de avaliação nas escolas, por meio da utilização de simulados e questões anteriores em exercícios e provas. Para eles, na seleção e organização de conteúdos é dada maior ênfase a conteúdos frequentes no ENEM e o planejamento das aulas é guiado por esses exames.
Abstract: In Brazil, the implementation of programs such as the System of Assessment for Basic Education (SAEB in Portuguese) in 1990 and the National High School Exam (ENEM in Portuguese) in 1998, has initiated an external evaluation proposal, which aims the evaluation of the learning of the students and the quality of Brazilian education. From 2010, this concern is intensified by the use of ENEM as a form of access to most public universities and has called attention for assuming functions previously reserved for the entrance exam in a number of higher education institutions. Teachers are individuals who act and influence the construction of school subjects. Thus, it is important to reflect on the influence of ENEM in teaching practice, not to make it a provocative for the perspectives and practices of teachers in the development of the curriculum in high school, in order to favor some contents and pedagogical practices instead of others. This study investigated the influence of large-scale tests, particularly the New ENEM (2009-2015) in the teaching of Biology in the school curriculum, based on the analysis of objects of knowledge of previous tests and focus on the analysis of knowledge and perspectives of the High School teachers in schools in the state of Rio de Janeiro. The research has qualitative and quantitative approach, with the application of questionnaires. From October 2015 to July 2016 a questionnaire was applied to 30 biology teachers working in public and private schools in the state of Rio de Janeiro, the intention was to investigate what they say about the possible influences of ENEM and vestibular exams in the school discipline Biology. The main results show that most teachers who teach in public schools have an indirect relationship with ENEM, this interference will happen in school material, with the appearance of questions from previous ENEM exam. In general, these teachers do not feel pressured by these tests. However, teachers who work in private schools are completely linked in subjects that will result in the success of their students on ENEM exam. Therefore, according to the analysis proposed on this paper we observed that the examination has mainly influenced the change in the valuation model proposed by these schools, through the use of simulated and previous questions in exercises and tests. Moreover, there is the selection of content and emphasis on the most charged content. obviously, teachers plan their classes based on these tests.
Palavras-chave: Biology education
High school
Teachers’ knowledge and perspectives
Ensino de Biologia
ENEM
Ensino Médio
Perspectivas e saberes docentes
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: CARON, L. M. O ensino de Biologia e o novo ENEM: saberes e perspectivas dos professores no ensino médio. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade. Faculdade de Formação de Professores. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20095
Data de defesa: 14-Out-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

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