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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20102
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O texto publicitário como recurso de incentivo à leitura nas aulas de língua portuguesa |
Título(s) alternativo(s): | Il testo pubblicitario come risorsa per incoraggiare la lettura nelle lezioni di lingua portoghese |
Autor: | Barbosa, Pablo Pereira ![]() |
Primeiro orientador: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Primeiro membro da banca: | Rocha, Claudia Moura da |
Segundo membro da banca: | Araújo, Lúcia Deborah Ramos de |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo principal apresentar textos publicitários veiculados pela grande mídia como recurso de incentivo à leitura nas aulas de Língua Portuguesa, uma vez que se acredita na capacidade de tal gênero envolver o aluno, desenvolvendo neste a capacidade crítica e criativa. O corpus do estudo é composto por textos referentes às empresas Seara e Sadia, sendo três relativos a cada uma delas. As análises levam em conta os elementos verbais e não verbais empregados pelos profissionais da Publicidade, para a produção de sentido. É sabido que as escolhas realizadas têm o intuito de atuarem sobre o leitor, a fim de persuadi-lo ao consumo do(s) produto(s) anunciados. Como fundamentação teórica, foram utilizados, entre outros, estudos realizados por Abreu (2009), Fiorin (2020), Marques (2011) e Monnerat (2003). A relevância deste estudo reside no fato de que o trabalho com o texto publicitário propicia o envolvimento do aluno nas atividades realizadas, bem como o desenvolvimento do senso crítico quando este se encontra na condição de consumidor |
Abstract: | L'obiettivo principale di questa dissertazione è presentare i testi pubblicitari veicolati dai media mainstream come una risorsa per incoraggiare la lettura nelle lezioni di lingua portoghese, poiché si crede nella capacità di questo genere di coinvolgere lo studente, sviluppandone la capacità critica e creativa. Il corpus dello studio è composto da testi riferiti alle società Seara e Sadia, tre dei quali sono relativi a ciascuna di esse. Le analisi tengono conto degli elementi verbali e non verbali utilizzati dai professionisti della pubblicità per produrre significato. È noto che le scelte effettuate hanno lo scopo di agire sul lettore, al fine di indurlo a consumare il/i prodotto/i pubblicizzato/i. Come base teorica sono stati utilizzati, tra gli altri, gli studi di Abreu (2009), Fiorin (2020), Marques (2011) e Monnerat (2003). La rilevanza di questo studio risiede nel fatto che il lavoro con il testo pubblicitario favorisce il coinvolgimento dello studente nelle attività svolte, nonché lo sviluppo del senso critico quando si trova nella condizione di consumatore |
Palavras-chave: | Leitura – Estudo e ensino Lingua portoghese Testo pubblicitario Elementi verbali e non verbali Insegnamento Língua portuguesa Texto publicitário Elementos verbais e não verbais Ensino Língua portuguesa – Estudo e ensino Análise do discurso Anúncios – Redação Comunicação não-verbal |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | BARBOSA, Pablo Pereira. O texto publicitário como recurso de incentivo à leitura nas aulas de língua portuguesa. 2023. 81 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20102 |
Data de defesa: | 27-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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Dissertação - Pablo Pereira Barbosa - 2023 - Completa.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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