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Tipo do documento: Dissertação
Título: O texto publicitário como recurso de incentivo à leitura nas aulas de língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): Il testo pubblicitario come risorsa per incoraggiare la lettura nelle lezioni di lingua portoghese
Autor: Barbosa, Pablo Pereira 
Primeiro orientador: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Primeiro membro da banca: Rocha, Claudia Moura da
Segundo membro da banca: Araújo, Lúcia Deborah Ramos de
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo principal apresentar textos publicitários veiculados pela grande mídia como recurso de incentivo à leitura nas aulas de Língua Portuguesa, uma vez que se acredita na capacidade de tal gênero envolver o aluno, desenvolvendo neste a capacidade crítica e criativa. O corpus do estudo é composto por textos referentes às empresas Seara e Sadia, sendo três relativos a cada uma delas. As análises levam em conta os elementos verbais e não verbais empregados pelos profissionais da Publicidade, para a produção de sentido. É sabido que as escolhas realizadas têm o intuito de atuarem sobre o leitor, a fim de persuadi-lo ao consumo do(s) produto(s) anunciados. Como fundamentação teórica, foram utilizados, entre outros, estudos realizados por Abreu (2009), Fiorin (2020), Marques (2011) e Monnerat (2003). A relevância deste estudo reside no fato de que o trabalho com o texto publicitário propicia o envolvimento do aluno nas atividades realizadas, bem como o desenvolvimento do senso crítico quando este se encontra na condição de consumidor
Abstract: L'obiettivo principale di questa dissertazione è presentare i testi pubblicitari veicolati dai media mainstream come una risorsa per incoraggiare la lettura nelle lezioni di lingua portoghese, poiché si crede nella capacità di questo genere di coinvolgere lo studente, sviluppandone la capacità critica e creativa. Il corpus dello studio è composto da testi riferiti alle società Seara e Sadia, tre dei quali sono relativi a ciascuna di esse. Le analisi tengono conto degli elementi verbali e non verbali utilizzati dai professionisti della pubblicità per produrre significato. È noto che le scelte effettuate hanno lo scopo di agire sul lettore, al fine di indurlo a consumare il/i prodotto/i pubblicizzato/i. Come base teorica sono stati utilizzati, tra gli altri, gli studi di Abreu (2009), Fiorin (2020), Marques (2011) e Monnerat (2003). La rilevanza di questo studio risiede nel fatto che il lavoro con il testo pubblicitario favorisce il coinvolgimento dello studente nelle attività svolte, nonché lo sviluppo del senso critico quando si trova nella condizione di consumatore
Palavras-chave: Leitura – Estudo e ensino
Lingua portoghese
Testo pubblicitario
Elementi verbali e non verbali
Insegnamento
Língua portuguesa
Texto publicitário
Elementos verbais e não verbais
Ensino
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Análise do discurso
Anúncios – Redação
Comunicação não-verbal
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: BARBOSA, Pablo Pereira. O texto publicitário como recurso de incentivo à leitura nas aulas de língua portuguesa. 2023. 81 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20102
Data de defesa: 27-Abr-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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