Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20104
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O grotesco e a ficção fin-de-siècle na França e no Brasil (1880-1920) |
Título(s) alternativo(s): | Le grotesque et la fiction fin-de-siècle en France et au Brésil (1880-1920) The Grotesque and the fin-de-siècle fiction in France and in Brazil (1880-1920) |
Autor: | Silva, Daniel Augusto Pereira ![]() |
Primeiro orientador: | Pereira, Júlio César França |
Primeiro membro da banca: | Batalha, Maria Cristina |
Segundo membro da banca: | Soares, Marcus Vinicius Nogueira |
Terceiro membro da banca: | Catharina, Pedro Paulo Garcia Ferreira |
Quarto membro da banca: | Philippov, Renata |
Resumo: | Esta tese tem como objetivo principal investigar as relações entre o grotesco e a ficção decadente na França e no Brasil durante os anos que compreendem o final do século XIX e as primeiras décadas do XX. Parte-se da hipótese de que o grotesco assumiu características específicas nessa literatura, tanto no plano temático quanto no formal, diferenciando-se de outras de suas manifestações artísticas e dando forma ao grotesco decadente. Deseja-se, ainda, examinar a produção crítica finissecular sobre o grotesco, a partir de ensaios dedicados ao temas nesse período. Compõem o corpus de análise ficcional as seguintes obras: À rebours (1884), de Joris-Karl Huysmans; Le Tutu (1891), de Princesse Sapho; Sensations et souvenirs (1895), de Jean Lorrain; Le Triomphe du grotesque (1907), de Fredh; Dentro da noite (1910), de João do Rio; Horto de mágoas (1914), de Gonzaga Duque; “Palestra a horas mortas” (1900), de Medeiros e Albuquerque; Dança do Fogo (1922), de Raul de Polillo; e “Os miolos do amigo” (1922), de Carlos de Vasconcelos. Para tratar de tais questões, tomam-se como ponto de partida as reflexões sobre o grotesco de Kayser [1957], Bakhtin [1965], Thomson [1972], Harpham [1982], Rosen [1991] e Astruc [2010], entre outros autores. Os trabalhos de Praz [1930], Muricy [1951], Pierrot [1977], Jouve [1989], Stead [2004] e Palacio [2011] sobre a literatura decadente também compõem a bibliografia crítica deste estudo |
Abstract: | Cette thèse a pour objectif principal d’examiner les relations entre le grotesque et la fiction décadente en France et au Brésil pendant la fin du XIXe siècle et les premières décennies du XXe siècle. Nous soutenons l’hypothèse selon laquelle le grotesque a manifesté des caractéristiques spécifiques dans cette littérature, tant sur le plan thématique que formel. De cette façon, il se distingue d’autres de ses manifestations artistiques et façonne ce que nous appelons le grotesque décadent. Nous souhaitons également vérifier la production critique fin-de-siècle sur le grotesque, en tenant compte des essais consacrés à ce thème durant la période. Le corpus d’analyse fictionnelle se compose des œuvres suivantes : À rebours (1884), de Joris-Karl Huysmans ; Le Tutu (1891), de Princesse Sapho ; Sensations et souvenirs (1895), de Jean Lorrain ; Le Triomphe du grotesque (1907), de Fredh ; Dentro da noite (1910), de João do Rio ; Horto de mágoas (1914), de Gonzaga Duque ; “Palestra a horas mortas” (1900), de Medeiros e Albuquerque ; Dança do Fogo (1922), de Raul de Polillo ; et “Os miolos do amigo” (1922), de Carlos de Vasconcelos. Pour discuter de ces questions, nous partons des études critiques sur le grotesque de Kayser [1957], Bakhtin [1965], Thomson [1972], Harpham [1982], Rosen [1991] et Astruc [2010], parmi d’autres auteurs. Les recherches de Praz [1930], Muricy [1951], Pierrot [1977], Jouve [1989], Stead [2004] et Palacio [2011] à propos de la littérature décadente composent aussi la bibliographie de ce travail This doctoral dissertation aims to examine the relationship between the grotesque and decadent fiction in France and Brazil from the late nineteenth century to the first decades of the twentieth century. The main hypothesis of this study is that the grotesque manifests specific characteristics in this literature, both thematically and formally, distinguishing itself from other artistic manifestations and shaping what we call the decadent grotesque. This research also explores the fin-de-siècle critical production concerning the grotesque, considering the essays devoted to this theme during that time. The following works form the corpus of our analysis: À rebours (1884), by Joris-Karl Huysmans; Le Tutu (1891), by Princesse Sapho; Sensations et souvenirs (1895), by Jean Lorrain; Le Triomphe du grotesque (1907), by Fredh; Dentro da noite (1910), by João do Rio; Horto de mágoas (1914), by Gonzaga Duque; “Palestra a horas mortas” (1900), by Medeiros e Albuquerque; Dança do Fogo (1922), by Raul de Polillo; and “Os miolos do amigo” (1922), by Carlos de Vasconcelos. We undertake the investigation of the grotesque based on the works by Kayser [1957], Bakhtin [1965], Thomson [1972], Harpham [1982], Rosen [1991], and Astruc [2010], among other scholars. Our bibliography includes inquiries from Praz [1930], Muricy [1951], Pierrot [1977], Jouve [1989], Stead [2004], and Palacio [2011] regarding decadent literature |
Palavras-chave: | Decadent fiction Decadentism Aestheticism Grotesque Fiction décadente Décadentisme Esthéticisme Fin-de-siècle Grotesco Ficção decadente Decadentismo Esteticismo Grotesco na literatura Decadentismo (Movimento literário) Ficção francesa – História e crítica Ficção brasileira – História e crítica |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SILVA, Daniel Augusto Pereira. O grotesco e a ficção fin-de-siècle na França e no Brasil (1880-1920). 2023. 229 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20104 |
Data de defesa: | 30-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Daniel Augusto Pereira Silva - 2023 - Completa.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.