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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação da qualidade da prestação de serviços de contabilidade para micro e pequenas empresas do município do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Assessment of the quality of the provision of accounting services for micro and small companies in the city of Rio de Janeiro
Autor: Torres, Gizelle Villardi 
Primeiro orientador: Gouveia, Tânia Maria de Oliveira Almeida
Primeiro membro da banca: Portugal, Guilherme Teixeira
Segundo membro da banca: Kamlot, Daniel
Resumo: Em um contexto de mercado que encontra-se cada vez mais competitivo, a preocupação com a qualidade dos serviços prestados tornou-se uma prioridade a ser perseguida pelas empresas, desta forma gerando valor e resultados para a atividade desempenhada. A qualidade se mostra como um elemento decisivo na escolha do cliente, representando uma vantagem em relação aos concorrentes. Para a prestação dos serviços contábeis, a qualidade não se mostra de forma diferente dos demais serviços, assim devendo estes, apresentarem a qualidade necessária, para que sejam avaliados favoravelmente. Esta dissertação tem como objetivo avaliar a qualidade percebida na prestação dos serviços contábeis para as micro e pequenas empresas, dentro do município do Rio de Janeiro. A metodologia de pesquisa utilizada foi a do tipo exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando-se de entrevistas em profundidade, com roteiro composto de questões abertas como instrumento primordial para a coleta de dados. A análise das entrevistas foi embasada na técnica de análise de conteúdo. Foram selecionadas doze micro e pequenas empresas para participar desta pesquisa. Como resultado deste estudo, percebeu-se que as micro e pequenas empresas optam por manter os serviços de contabilidade de forma terceirizada, contribuindo para a redução dos seus custos, mas a substituição dos prestadores ocorre frequentemente, devido insatisfação dos clientes, comprometendo a avaliação de qualidade do serviço. Foram apontadas as expectativas dos clientes, para que sejam oferecidos serviços de cunho mais estratégico, diferentemente do que tem se oferece usualmente. A experiência do prestador dos serviços contábeis na área de atuação da empresa cliente, demonstrou-se como um fator de grande importância para os micro e pequenos empresários, principalmente por decorrência da mudança de tributação de algumas áreas. Ainda pode-se notar também, que a preocupação com o marketing no fornecimento dos serviços contábeis, precisa de maior investimento e atenção, pois os prestadores ainda não manifestam a devida importância para a questão, considerando o serviço prestado apenas como uma obrigação a ser cumprida, não se preocupando com em divulgar os seus serviços e manter a excelência no seu desmpenho. Entretanto, a pesquisa apontou que os clientes tem a percepção de que são tratados com a devida importância pelos seus prestadores, ponderando a dimensão da confiabilidade com grande relevância. A flexibilidade no atendimento aos clientes também foi um ponto relatado, havendo alguns clientes satisfeitos e outros, não tão satisfeitos, que pleitearam uma fexibilidade maior no horário de atendimento dos prestadores, pois muitas vezes não conseguem resolver os problemas dentro do horário comercial. Constatou-se que o perfil de "contador ideal", elaborado pelos entrevistados, ainda não se concretizou para as “empresas-clientes” em questão, determinando que os prestadores necessitam conquistar alguns pontos e melhorar em determinados aspectos o seu atendimento. Apesar das muitas solicitações feitas pelos clientes, identificou-se que a confiança e a segurança são os pontos com maior êxito no trabalho prestado, assim todos os clientes demonstraram que recomendariam os serviços contábeis para outras pessoas. Por fim, concluiu-se que a qualidade dos serviços de contabilidade prestados para as micro e pequenas empresas, ainda necessita de muita atualização e mudança, devendo atuar de maneira mais estratégica do que a contabilidade convencional, e observando primordialmente o atendimento às expectativas e necessidades dos seus clientes.
Abstract: In a market context that is increasingly competitive, concerns about the quality of services provided has become a priority to be pursued by companies, thus generating value and results for the activity performed. The quality is a decisive element in customer choice, representing an advantage over competitors. For the rendering of accounting services, the quality is not shown in a different way from the other services, so they must present the necessary quality, so that they can be evaluated favorably. This dissertation aims to evaluate the perceived quality in the provision of accounting services for micro and small enterprises within the municipality of Rio de Janeiro. The research methodology used was the exploratory type, with a qualitative approach, using in-depth interviews, with a script composed of open questions as a primordial instrument for data collection. The analysis of the interviews was based on the technique of content analysis. Twelve micro and small companies were selected to participate in this research. As a result of this study, it was noticed that micro and small companies choose to keep accounting services outsourced, contributing to the reduction of their costs, but the replacement of providers often occurs due to customer dissatisfaction, compromising the evaluation of service quality. The expectations of the clients were pointed out, so that services of a more strategic nature are offered, unlike what is usually offered. The experience of the accounting services provider in the area of activity of the client company has proved to be a factor of great importance for micro and small entrepreneurs, mainly due to the change in taxation of some areas. It should also be noted that the concern with marketing in the provision of accounting services requires greater investment and attention, since providers do not yet show due importance to the issue, considering the service provided only as an obligation to be fulfilled, not bothering to disclose its services and maintain excellence in its outlook. However, the survey pointed out that customers have the perception that they are treated with due importance by their providers, pondering the reliability dimension with great relevance. The flexibility in customer service was also a point reported, with some satisfied customers and others, not so satisfied, who pleaded for a greater flexibility in the service hours of the providers, as they often can not solve the problems during business hours. It was verified that the profile of "ideal accountant", prepared by the interviewees, has not yet materialized for the "client companies" in question, determining that providers need to gain some points and improve in certain aspects their service. Despite the many requests made by customers, it was identified that trust and security are the most successful points in the work done, so all clients have shown that they would recommend accounting services to others. Finally, it was concluded that the quality of accounting services provided to micro and small businesses still requires a great deal of updating and change, and should act in a more strategic way than conventional accounting, with primary attention to meeting expectations and needs of its customers
Palavras-chave: Accounting
Micro and small businesses
Customers
Contabilidade
Micro e pequenas empresas
Servqual.
Clientes
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Citação: TORRES, Gizelle Villardi. Avaliação da qualidade da prestação de serviços de contabilidade para micro e pequenas empresas do município do Rio de Janeiro. 2018. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Finanças, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20110
Data de defesa: 29-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Contábeis

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