Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20115
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma Proposta de Agilidade para Incorporação em Métodos Orientados a Agentes: um estudo de caso para jogos educacionais |
Título(s) alternativo(s): | An Agility Proposal for Incorporation in Agents Oriented Methods: a case study for educational games |
Autor: | Gominho, Fabiana Ribeiro Ferraz ![]() |
Primeiro orientador: | Werneck, Vera Maria Benjamim |
Primeiro coorientador: | Costa, Rosa Maria Esteves Moreira da |
Primeiro membro da banca: | Santoro, Flávia Maria |
Segundo membro da banca: | Almentero, Eduardo Kinder |
Resumo: | Os conceitos do manifesto ágil têm sido amplamente utilizados no mercado e na área acadêmica como uma proposta na resolução de problemas, referentes ao processo de desenvolvimento tradicional. No âmbito das metodologias orientadas a agentes, cada vez mais metodologias ágeis têm sido adaptadas para melhorar o modelo de desenvolvimento de sistema tradicionais. Algumas metodologias orientadas a agentes, já tiveram a sua transformação como a PASSI e a Ingenias, que incorporam o conceito de desenvolvimento ágil. O objetivo desta dissertação de mestrado é propor um conjunto de atividades, artefatos e práticas ágeis, utilizadas no desenvolvimento ágil, para apoiar a proposta de adaptação ágil do modelo cascata orientado a agente: Organization - based Multiagent Systems Engineering (O-MaSE). Visando concretizar a proposta ágil, framework agile O-MaSE, foram mantidas as fases da metodologia O-MaSE, com as suas atividades e tarefas, e foram adicionados fragmentos dos frameworks ágeis: Scrum e Extreme Programming (XP). A proposta ágil foi utilizada no estudo de caso, juntamente com outras duas metodologias ágeis orientadas a agentes: a Agile Passi e a Ingenias-Scrum, que foram aplicadas por Novo (2018) em seu trabalho. Assim, agregaram-se novas evidências aos dados obtidos em seus estudos, formando uma ampla base para realizar comparações entre os métodos. |
Abstract: | The concepts of the agile manifesto have been widely used in the market and in the academic area as a proposal to solve problems related to the traditional development process. Within the scope of agent-oriented methodologies, more and more agile methodologies have been adapted to improve the traditional system development model. Some agent-oriented methodologies have already undergone transformation, such as PASSI and Ingenias, which incorporate the concept of agile development. The objective of this master’s dissertation is to propose a set of activities, artifacts and agile practices, used in agile development, to support the proposal of agile adaptation of the agent-oriented cascade model: Organization - based MultiagentSystems Engineering (O-MaSE). In order to implement the agile proposal, agile O-MaSE framework, the phases of the O-MaSE methodology were maintained, with their activities and tasks, and fragments of agile frameworks were added: Scrum andExtreme Programming (XP). The agile proposal was used in the case study, along with two other agile methodologies oriented to agents: agilePassi and Ingenias-Scrum, which were applied by Novo (2018) in his work. Thus, new evidence was added to the data obtained in their studies, forming a broad basis for making comparisons between the methods. |
Palavras-chave: | Software - Desenvolvimento Sistemas multiagentes Jogos educativos Método ágil orientado a agente O-MaSE Agile PASSI Ingenias-Scrum agent oriented agile Method |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Computacionais |
Citação: | GOMINHO, Fabiana Ribeiro Ferraz. Uma Proposta de Agilidade para Incorporação em Métodos Orientados a Agentes: um estudo de caso para jogos educacionais. 2021. 178 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Computacionais) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20115 |
Data de defesa: | 5-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Computacionais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Fabiana Ribeiro Ferraz Gominho - 2021 - Completa.pdf | Dissertação completa | 15,91 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.