Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20136
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica
Título(s) alternativo(s): ENEM and it's relationship with Mathematics Teaching in Midle and High School
Autor: Faria, Paula Maria Moreira da Fonseca Cardoso 
Primeiro orientador: Concordido, Cláudia Ferreira Reis
Primeiro membro da banca: Werneck, Vera Maria Benjamin
Segundo membro da banca: Silva, Maria Darci Godinho da
Resumo: Ser professora da escola básica há mais de 20 anos me fez observar uma mudança na forma de ensinar Matemática, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Essa mudança é atribuída, por muitos professores, à implantação do ENEM no Brasil, e à sua posterior utilização como forma de ingresso a universidades do país inteiro. O objetivo desta dissertação é fazer uma análise de como o ENEM pode, de fato, ter contribuído para essa mudança no ensino de Matemática nos Ensinos Fundamental e Médio. Passaremos pela análise estrutural das provas do ENEM, pela sua comparação com outras provas e pela análise de respostas dadas, por professores do Ensino Médio de escolas particulares, em um questionário no qual as perguntas tem direcionamento para o quanto o ENEM pode (ou não) estar afetando a forma como a Matemática é ensinada na escola básica
Abstract: Being a school teacher for over 20 years made me notice a change in the way of teaching Mathematics, both in Middle and High School. This change is attributed, by many teachers, to the implementation of ENEM in Brazil, and to its subsequent use as a means of admission to universities throughout the country. The goal of this dissertation is to analyze how ENEM may, in fact, have contributed to this change in Mathematics teaching in Middle and High Schools. We will go through the structural analysis of ENEM tests, their comparison with other tests and the analysis of answers given by high school teachers from private schools, in a questionnaire in which the questions are directed to how much ENEM can (or not) be affecting the way math is taught in school
Palavras-chave: Mathematics
High school
Middle school
New ENEM
Matemática - Estudo e ensino
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
ENEM
Matemática
Ensino médio
Ensino básico
Novo ENEM
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: FARIA, Paula Maria Moreira da Fonseca Cardoso. O ENEM e sua Relação com o Ensino de Matemática na Escola Básica. 2021. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20136
Data de defesa: 12-Nov-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Paula Maria Moreira da Fonseca Cardoso Faria - 2021 - Completa.pdf.pdfDissertação completa1,89 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.