Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20138
Tipo do documento: Dissertação
Título: Logaritmos: história, teoria e ensino-aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Logarithms: history, theory and teaching-learning
Autor: Aguiar, Daniele Vidal de 
Primeiro orientador: Carvalho, João Bosco Pitombeira Fernandes de
Primeiro coorientador: Carneiro, Fernando Antônio de Araujo
Primeiro membro da banca: Carvalho, Leonardo Navarro de
Segundo membro da banca: Silva, Patrícia Nunes da
Resumo: O presente trabalho desenvolve uma pesquisa descritiva e bibliográfica, onde foram analisados livros, artigos, dissertações e documentos, a fim de descrever a história dos logaritmos, contextualizando sua descoberta e mostrando os logaritmos da atualidade. Bem como, entender como os logaritmos estiveram presentes na cultura escolar brasileira, constatar a importância da interdisciplinaridade, da contextualização, das novas tecnologias e da história no processo de ensino e aprendizagem da matemática. A fim de saber de fato como estão sendo abordados os logaritmos em sala de aula, foram analisados cinco livros didáticos, todos aprovados pela Programa Nacional do Livro e do Material Didáticos (PNLD) e adotados por escolas do ensino médio no Brasil. Com base nesta análise, seguindo o mesmo raciocínio encontrado nos livros e como os logaritmos são estudados por alunos, este trabalho descreve as definições, consequências, propriedades, a função logarítmica, sua inversa e a relação existente entre elas. A presente pesquisa apresenta a concepção geométrica dos logaritmos, que embora não abordada em livros didáticos do ensino médio, é defendida por muitos autores por sua simplicidade e ligação com conteúdos de nível superior, como o Cálculo Integral. Este trabalho traz uma proposta de ensino e aprendizagem sobre os logaritmos que poderá ser utilizada por professores de matemática do ensino médio em suas aulas, a fim de enriquecelas e dar mais significado a tal estudo. Ele está dividida em cinco atividades, que de modo dinâmico, serão trabalhados a história, a interdisciplinaridade e contextualização, as novas tecnologias, utilizando calculadora e computador com software, e a concepção geométrica dos logaritmos
Abstract: The present work develops a descriptive and bibliographic research, where books, articles, dissertations and documents were analyzed in order to describe the history of logarithms, contextualizing their discovery and transforming into what is meant by logarithm today. As well as, understanding how logarithms were present in Brazilian school culture, to verify the importance of interdisciplinarity, contextualization, new technologies and history in the process of teaching and learning mathematics. In order to know in fact how logarithms are being approached in the classroom, five textbooks were analyzed, all approved by the National Program of Books and Didactic Material (PNLD) and adopted by high schools in Brazil. Based on this analysis, following the same reasoning found in the books and how logarithms are studied by students, this work describes the definitions, consequences, properties, logarithmic function, its inverse and the relationship between them. This research presents the geometric conception of logarithms, which although not addressed in high school textbooks, is defended by many authors for its simplicity and connection with higherlevel contents, such as Integral Calculus. This work brings a teaching and learning proposal about logarithms that can be used by high school mathematics teachers in their classes, in order to enrich them and give more meaning to such study. It is divided into five activities, which in a dynamic way, will be worked history, interdisciplinarity and contextualization, new technologies, using calculator and computer with software, and geometric conception of logarithms
Palavras-chave: Logarithms
History
Contextualization
Interdisciplinarity
Geometric design
New Technologies
Teaching
Apprenticeship
Textbook
Logaritmos
Matemática - História
Matemática - Estudo e ensino (Ensino médio)
História
Contextualização
Interdisciplinaridade
Concepção geométrica
Novas Tecnologias
Ensino
Aprendizagem
Livro didático
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: AGUIAR, Daniele Vidal. Logaritmos: história, teoria e ensino-aprendizagem. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20138
Data de defesa: 30-Nov-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Daniele Vidal de Aguiar - 2021 - Completa.pdfDissertação completa3,98 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.