Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20139
Tipo do documento: Dissertação
Título: Funções trigonométricas no ENEM com o auxílio do Geogebra
Título(s) alternativo(s): Trigonometric functions in ENEM with the help of Geogebra
Autor: Novaes, Carolina de Paula Ribeiro 
Primeiro orientador: Machado, Aline de Lima Guedes
Primeiro membro da banca: Costa, Marcus Vinicius Tovar
Segundo membro da banca: Brião, Gabriela Felix
Terceiro membro da banca: Barbosa, Andreia Carvalho Maciel
Resumo: O uso da tecnologia digital, há anos, faz cada vez mais parte do cotidiano dos estudantes e, por isso, a função do professor é cada vez mais desafiadora. A fim de promover aulas mais atrativas, o professor necessita assumir um novo papel. Nos tempos de hoje, o educador precisa proporcionar para seus alunos aulas diversificadas, que façam uso da tecnologia digital de forma eficaz, e apresentem o conteúdo de forma interdisciplinar e/ou contextualizada, de forma a colocar o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, estimulá-los e desafiá-los. Em meio a esse contexto e com o objetivo de auxiliar os professores na abordagem do tema Funções Trigonométricas, tão presente no ENEM e com aplicações em diversas áreas, como na Física e na Música, a partir do uso de tecnologias digitais, foi utilizado o software Geogebra para construção de gráficos de diversas dessas funções, além da elaboração de listas de exercícios retirados do ENEM. A cada questão do ENEM escolhida, foram criadas perguntas norteadoras, que podem ser respondidas com o auxílio da investigação das alterações sofridas no gráfico de uma função ao alterarmos sua lei de formação, com o auxílio de gráficos criados no Geogebra, que fazem uso de controles deslizantes, e que podem ser acessados a qualquer momento por alunos e professores a partir dos links e do blog que foram disponibilizados, fazendo com que se tenha interação a medida que as questões forem resolvidas. Dessa forma, espera-se que a aula possua um caráter mais investigativo, com o aluno no centro do processo, facilitando seu entendimento e aprendizagem
Abstract: The use of digital technology, for years, has been increasingly part of students' daily lives and, therefore, the role of the teacher is increasingly challenging. In order to promote more attractive classes, the teacher takes on a new role. In today's times, the educator needs to provide their students with diversified classes that make effective use of digital technology, and present the content in an interdisciplinary and/or contextualized way, in order to place the student at the center of teaching-learning process, stimulate and challenge them. In the midst of this context and in order to assist teachers in addressing the theme of Trigonometric Functions, so present in ENEM and with applications in various areas, such as Physics and Music, from the use of digital technologies, was used the software Geogebra for building graphs of various functions, in addition to preparing lists of exercises taken from ENEM. For each ENEM question chosen, guiding questions were asked, which can be answered with the help of investigating the changes suffered in the graph of a function when we change its formation law, with the help of graphs created in Geogebra, which make use of controls that can be accessed at any time by students and teachers from the links and the blog that have been made available, making it possible to have a measure of the issues to resolve. Thus, it is expected that the class has a more investigative character, with the student at the center of the process, facilitating their understanding and learning
Palavras-chave: Trigonometric functions
Digital Technology
Funções trigonométricas
Novas tecnologias
ENEM
Tecnologia digital
Geogebra
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: NOVAES, Carolina de Paula Ribeiro. Funções trigonométricas no ENEM com o auxílio do Geogebra. 2021. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20139
Data de defesa: 10-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Carolina de Paula Ribeiro Novaes - 2021 - Completa.pdf.pdfDissertação completa2,89 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.