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Tipo do documento: Dissertação
Título: O efeito da percepção de fraude sobre os agentes na decisão de investimento: estudo de caso envolvendo uma empresa petrolífera brasileira
Título(s) alternativo(s): The effect of perception of fraud on agents in the investment decision: a case study of a brazilian oil company
Autor: Castro, Máyra Ferreira Candido Monteiro de 
Primeiro orientador: Machado Neto, Manoel Marcondes
Primeiro coorientador: Duque , Andréa Paula Osório
Primeiro membro da banca: Alves, Francisco José dos Santos
Segundo membro da banca: Rezende, José Francisco de Carvalho
Resumo: Existem várias fontes de informação para as organizações e a contabilidade destaca-se por ser considerada a ciência responsável pelo processo de registro e mensuração dos fatos que envolvem a organização. As decisões tomadas pelas organizações são o que determina o valor de suas ações para o mercado financeiro. A eventual ocorrência de fraudes pode impactar o valor das ações de uma organização e, consequentemente, seu próprio valor, além da imagem institucional. A fraude ocorre quando alguém detecta uma oportunidade que proporciona vantagens ilícitas. Este estudo objetiva identificar o impacto que um processo de fraude tem sobre o valor de mercado de uma organização do setor petrolífero brasileiro, bem como o efeito dessa percepção sobre a decisão de profissionais ligados ao mercado de investimentos. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa. Para coleta de dados foram aplicados questionários durante a segunda metade do ano de 2015, junto a profissionais do mercado financeiro. Realizou-se um paralelo do caso em questão com o caso Enron – fraude contábil-financeira identificada em 2001, a qual teve o potencial de ensejar nova lei e regulamentos sobre o mercado de ações, as companhias de capital aberto e os próprios órgãos de regulação de capitais nos EUA, com repercussões globais, além de uma comparação dos resultados da companhia estudada, sobre a qual paira a percepção de fraude, com o de outra companhia do mesmo setor petrolífero, operando sem problemas relacionados a fraudes ou queda de confiança, no mesmo período. Os resultados indicam que a percepção de fraude impactou de forma direta o preço das ações de uma empresa petrolífera brasileira; as informações divulgadas pela companhia não são suficientes para seus usuários sendo preciso estabelecer novas medidas de governança para restaurar a confiança dos investidores e da sociedade em geral – confiança, esta, base de todo o mercado de investimentos.
Abstract: There are several sources of information for organizations and accounting stands out for being considered the science responsible for the registration process and measurement of facts involving the organization. Decisions taken by the organizations are what determines the value of their shares for the financial market. The possible occurrence of fraud can impact the value of the shares of an organization and consequently its own value, as well as institutional image. Fraud occurs when someone detects an opportunity that provides bribes. This study aims to identify the impact that a fraud process has on the market value of an organization of the Brazilian oil sector, as well as the effect of this perception on the decision of professionals linked to the investment market. The methodology used is qualitative research. For data collection questionnaires were applied during the second half of 2015, along with financial market professionals. We conducted a parallel case in question with the Enron case - accounting and financial fraud identified in 2001, which had the potential to give rise to new laws and regulations on the stock market, publicly traded companies and their own regulatory bodies capital in the us, with global repercussions, as well as a comparison of the company's results studied, over which hangs the perception of fraud, with that of another company of the same oil industry, operating without problems related to fraud or confidence fall in same period. The results indicate that the perception of fraud directly impacted the stock price of a Brazilian oil company; the information disclosed by the company are not sufficient for its users being necessary to establish new governance measures to restore the confidence of investors and society in general - confidence, this, base of the entire investment market
Palavras-chave: Accounting information
Financial market
Fraud
Informação contábil
Mercado financeiro
Fraude
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Citação: CASTRO, Máyra Ferreira Candido Monteiro de. O efeito da percepção de fraude sobre os agentes na decisão de investimento: estudo de caso envolvendo uma empresa petrolífera brasileira. 2016. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Finanças, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20144
Data de defesa: 16-Mar-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Contábeis

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