Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20169
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Representação sem protagonismo: o movimento negro nos livros de história do PNLD 2020 |
Título(s) alternativo(s): | Representation without protagonism: the Black movement in the history textbooks approved by the 2020 Brazilian textbook program (PNLD 2020) |
Autor: | Santos, Ronaldo Jorge dos |
Primeiro orientador: | Alberti, Verena |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Amilcar Araujo |
Segundo membro da banca: | Silva, Daniel Pinha |
Resumo: | Há quase duas décadas, o movimento negro conseguiu concretizar em lei uma aspiração antiga: instituir a obrigatoriedade do ensino de história da África, da cultura africana e das populações afrodescendentes na educação básica, com a aprovação da Lei 10.639. Esse trabalho objetiva analisar de que modo o movimento negro, cujas múltiplas formas de mobilização foram decisivas para que a lei viesse a existir, tem sido abordado no ensino de história, tomando como base, para essa análise, as coleções destinadas ao 9º ano aprovadas dentro do Programa Nacional do Livro Didático 2020 e distribuídas aos alunos do Ensino Fundamental de todo o país. A dissertação busca compreender como o impacto da colonialidade do poder sobre a produção de livros didáticos de história tem contribuído para uma representação que, se não pode mais negar espaço, esconde o protagonismo dos movimentos sociais negros. |
Abstract: | Almost two decades ago, the Black movement managed to fulfill in law na old aspiration: to institute the mandatory teaching of African history, of the African culture of Afro-descendant populations in basic education, with the approval of Law 10.639. This work aims to analyze how the Black movement, whose multiple forms of mobilization were decisive for the Law to exist, has been approached in the teaching of history, taking as a basis, for this analysis, the collections destined for the 9th year approved within the National Textbook 2020 Program and distributed to Elementary School students across the country. This master’s degree dissertation seeks to understand how the impact of the coloniality of power on the production of history textbooks has contributed to a representation that can no longer deny space to black social movements, but still hides its protagonism. |
Palavras-chave: | Black movement Coloniality Whiteness Racial democracy Black people protagonism History teaching Textbooks Movimento negro Colonialidade Branquitude Democracia racial Protagonismo negro Ensino de história Livros didáticos |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Citação: | SANTOS, Ronaldo Jorge dos. Representação sem protagonismo: o movimento negro nos livros de história do PNLD 2020. 2021. 188 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional PROFHISTORIA) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20169 |
Data de defesa: | 13-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Ronaldo Jorge dos Santos - 2021 - Completa.pdf | ARQUIVO PRINCIPAL | 1,56 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.