Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20171
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Dos pilares da criação: as dimensões narrativas e simbólicas na obra Incal |
Título(s) alternativo(s): | From the pillars of creation: the narrative and symbolic dimensions in the work Incal |
Autor: | Melo, Bruno Dantas Quirino de ![]() |
Primeiro orientador: | Gonçalves, Fernando do Nascimento |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Erick Felinto de |
Segundo membro da banca: | Oliveira , Fátima Cristina Régis Martins de |
Terceiro membro da banca: | Aragão Júnior, Octavio Carvalho |
Resumo: | Esta pesquisa busca analisar as dimensões narrativas e simbólicas que compõem a obra Incal (1980 - 88), de Jodorowsky e Moebius, inclusive em suas correspondências com Duna (1965), de Frank Herbert, livro com o qual a obra mantém uma relação de derivação. Investigando a constituição do quadrinho cult de Jodorowsky primeiro isoladamente em abordagem que cobre forma e conteúdo, para depois inserir nessa lógica a noção de transmutação (derivação e transformação de uma ideia em outra), podemos ter a dimensão clara do que é o processo criativo em um enquadramento tão singular, como foi a concepção dessa obra de ficção científica. A partir de uma discussão sobre linguagem, narrativa, imaginário, mito, arquétipo e outros elementos mobilizados no Incal, a pesquisa busca investigar, através da perspectiva teórico-metodológica da Hermenêutica de Profundidade, como a obra articula esses elementos dentro da lógica singular de uma obra que se sustenta em si, e também da transmutação da ideia de Duna para o processo de criação do Incal. A confluência de ideias do trabalho desemboca na seguinte questão: como ocorre o nascimento da novidade partindo de uma ideia que não é criada do vazio, mas de um processo de derivação? Conclui-se, fazendo uso das referências narrativas e simbólicas para explicar que Duna fora um prisma para Jodorowsky, a partir do qual o autor chileno pode descobrir novos espaços dentro de si mesmo, pensar um novo gênero. O Incal surge como uma coisa autêntica ao refletir Jodorowsky, quando Jodorowsky se deparou com Duna, e nele encontrou a si mesmo. O autor disse que colocou em seu quadrinho tudo o que criara de novo para sua adaptação de Duna, fica o Incal, portanto, como a imagem original de Jodorowsky sob o prisma de outro autor, a decomposição de um espectro em novas cores. |
Abstract: | This research seeks to analyze the narrative and symbolic dimensions that make up the work Incal (1980 - 88), by Jodorowsky and Moebius, including their correspondence with Dune (1965), by Frank Herbert, a book with which the work maintains a relationship of derivation . Investigating the constitution of Jodorowsky's cult comic, first in isolation in an approach that covers form and content, and then inserting into this logic the notion of transmutation (derivation and transformation of one idea into another), we can have a clear dimension of what the creative process is in such a unique framework, as was the conception of this science fiction work. Based on a discussion about language, narrative, imaginary, myth, archetype and other elements mobilized in Incal, the research seeks to investigate, through the theoretical-methodological perspective of Depth Hermeneutics, how the work articulates these elements within the singular logic of a work that sustains itself, and also the transmutation of the idea ofDuna for the creation process of Incal. The confluence of ideas in the work leads to the following question: how does the birth of novelty occur starting from an idea that is not created from emptiness, but from a process of derivation? It concludes, making use of narrative and symbolic references to explain that Dune was a prism for Jodorowsky, from which the Chilean author could discover new spaces within himself, think a new genre. Incal emerges as an authentic thing when reflecting on Jodorowsky, when Jodorowsky came across Dune, and found himself in it. The author said that he put in his comic everything he had created anew for his adaptation of Dune, Incal remains, therefore, like Jodorowsky's original image under the prism of another author, the decomposition of a spectrum into new colors. |
Palavras-chave: | Incal Comics Narrative Aesthetic Symbolic Incal Quadrinhos Narrativa Estético Simbólico |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | MELO, Bruno Dantas Quirino de. Dos pilares da criação: as dimensões narrativas e simbólicas na obra Incal. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20171 |
Data de defesa: | 28-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Bruno Dantas Quirino de Melo - 2023 - Completa.pdf | 11,17 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.