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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20180
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Filme marcado para morrer: cinema, experiência e transmissão |
Título(s) alternativo(s): | Film destiné à mourir: cinéma, expérience et transmission |
Autor: | Velasco, Leonardo Bastos ![]() |
Primeiro orientador: | Costa , Ana Maria Medeiros da |
Primeiro membro da banca: | Rinaldi, Doris Luz |
Segundo membro da banca: | Lins, Consuelo da Luz |
Terceiro membro da banca: | Seligmann-Silva, Marcio Orlando |
Quarto membro da banca: | Vieira, Marcus André |
Resumo: | A presente pesquisa investiga — a partir das referências de Freud e Lacan — as relações entre a escrita e a linguagem cinematográfica. Para isso, tomamos como estudo de caso, a produção do filme Cabra marcado para morrer (1984), dirigido por Eduardo Coutinho. Advertidos de que os artistas em sua prática antecipam certas questões que são problematizadas pela psicanálise, o nosso objetivo específico é extrair elementos que surgem da peculiaridade da produção do filme, num primeiro momento como ficção, em 1964, e, num segundo, como documentário. Compreende-se a escrita em psicanálise como operador conceitual que se estende para além do seu sentido usual, da grafia, isto é, como uma operação que remete ao tema da inscrição. (Costa, 2015). No saber-fazer de Coutinho, propõe-se a posteriori, pensar a letra — enquanto conceito lacaniano — em sua relação com o testemunho como a possibilidade de inscrição da marca da experiência traumática, assim como a sua transmissão de uma escrita audiovisual para o discurso compartilhado e a circulação no laço social. |
Abstract: | La thèse ci-présente a pour but — à partir des références de Freud et de Lacan — interroger la relation entre l’écriture et le langage cinématographique. Pour notre parcours, nous avons pris comme étude de cas, la production du film “Cabra marcado para morrer” (1984), réalisé par Eduardo Coutinho. Les artistes dans leurs œuvres anticipent certaines questions qui sont développées par la psychanalyse. Alors, notre objectif spécifique est de trouver des éléments de la particularité de la production du film, d'abord comme fiction, en 1964, et, dans un second temps, comme documentaire. L'écriture en psychanalyse est conçue comme un concept qui dépasse son usage orthographe habituel, c'est-à-dire comme une opération qui renvoie au thème de l'inscription. (Costa, 2015). Pour arriver à la lettre comme la possibilité d'inscrire la marque de l'expérience traumatique, on passe par le témoignage d'une écriture cinématographique qui permettre la circulation dans le lien social. |
Palavras-chave: | Cinéma Psychanalyse Écriture Traumatisme Transmission Cinema Psicanálise Escrita Trauma Transmissão |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::TRATAMENTO E PREVENCAO PSICOLOGICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicanálise |
Citação: | VELASCO, Leonardo Bastos. Filme marcado para morrer: cinema, experiência e transmissão. 2021.131 f. Tese (Doutorado em Psicanálise) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20180 |
Data de defesa: | 10-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Psicanálise |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese - Leonardo Bastos Velasco - 2021 - Completa.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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