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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino remoto na formação humana no serviço público federal: um estudo de caso na Escola Nacional de Administração Pública
Título(s) alternativo(s): Remote learning in human training in the federal public service: a case study of the Escola Nacional de Administração Pública
Autor: Perez, Carolina Azeredo Pereira 
Primeiro orientador: Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de
Primeiro membro da banca: Almeida, Ney Luiz Teixeira de
Segundo membro da banca: Marques, Paulo
Resumo: Em março de 2020, o Brasil, assim como outros países, precisou aderir ao distanciamento social para tentar conter a propagação de um vírus ainda pouco conhecido: o Coronavírus, causador de uma pandemia em escala global. Os impactos dessa medida de isolamento foram sentidos em várias instâncias da nossa sociedade. Na educação, a solução para a continuidade dos processos de aprendizagem durante o período pandêmico foi a adoção de um modelo chamado inicialmente de Ensino Remoto Emergencial. Assim, esse trabalho está inserido investiga a implementação do Ensino Remoto no contexto do desenvolvimento de pessoas na Administração Pública Federal durante a pandemia da Covid-19. Para tal, apresenta-se um estudo de caso da atuação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) no desenvolvimento e oferta de cursos no formato remoto. É descrita, portanto, a experiência da Enap no que se refere à transposição de cursos presenciais para o Ensino Remoto e ao design instrucional pensado especificamente para a produção de soluções nesse novo formato. Essa dissertação está estruturada em três capítulos: o capítulo 1 apresenta o cenário da pesquisa, referente ao contexto da capacitação de servidores públicos, às Escolas de Governo e, finalmente, à Enap; o capítulo 2 trata de alguns aspectos teóricos relacionados à formação humana nas organizações e que são trabalhados internamente na Enap para o desenvolvimento das suas soluções educacionais, que são especificamente a Andragogia, as Metodologias Ativas de aprendizagem, o Design Instrucional e a formação docente; o capítulo 3 reflete sobre as questões relacionadas às tecnologias na educação, a Educação a Distância e ao surgimento do Ensino Remoto; o capítulo 4 trata da pesquisa propriamente dita, cujos resultados são apresentados e discutidos tendo como base os referenciais teóricos apresentados nos capítulos anteriores. Os resultados evidenciam a experiência da Enap em promover ações educacionais mediadas por tecnologias que sejam engajadoras e centradas na participação ativa dos alunos, mesmo diante dos desafios impostos pelo período pandêmico, assim como apresenta as características do Ensino Remoto e suas diferenças com a Educação a Distância.
Abstract: In March 2020, Brazil, like other countries, had to adhere to social distancing to try to contain the spread of a virus that is still little known: the Coronavirus, which causes a pandemic on a global scale. The impacts of this isolation measure were felt in various instances of our society. In education, the solution for the continuity of learning processes during the pandemic period was the adoption of a model initially called Emergency Remote Learning. Thus, this work investigates the implementation of Remote Learning in the context of people development in the Federal Public Administration. To this end, a case study of the performance of the National School of Public Administration (Enap) in the development and offer of courses in the remote format is presented. Therefore, Enap's experience is described with regard to the transposition of face-to-face courses to Remote Learning and the instructional design specifically thought for the production of solutions in this new format. This dissertation is structured in three chapters: chapter 1 presents the research scenario, referring to the context of training public servants, the Schools of Government and, finally, Enap; chapter 2 deals with some theoretical aspects related to human training in organizations and which are worked internally at Enap for the development of its educational solutions, which are specifically Andragogy, Active Learning Methodologies, Instructional Design and teacher training; chapter 3 reflects on issues related to technologies in education, Distance Education and the emergence of Remote Learning; Chapter 4 deals with the research itself, whose results are presented and discussed based on the theoretical references presented in the previous chapters. The results show Enap's experience in promoting educational actions mediated by technologies that are engaging and centered on the active participation of students, even in the face of the challenges posed by the pandemic period, as well as presenting the characteristics of Remote Learning and its differences with Distance Education.
Palavras-chave: Ensino remoto
Tecnologias na educação
Desenvolvimento de pessoas
Remote learning
Technologies in education
Developing people
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: PEREZ, Carolina Azeredo Pereira. O ensino remoto na formação humana no serviço público federal: um estudo de caso da Escola Nacional de Administração Pública. 2023. 144 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20185
Data de defesa: 31-Mai-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

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